Dá pra fazer arroz na airfryer? Descubra se isso dá certo realmente

Se você quer saber se dá pra fazer arroz na airfryer, não deixe de acompanhar esse artigo que preparei especialmente para tirar suas dúvidas sobre esse assunto.

Aqui eu também vou te passar algumas informações importantes que podem te ajudar bastante. Confira!

Descubra se dá para fazer arroz na airfryer


Dá pra fazer arroz na airfryer

Se você está pensando em fazer um arroz na sua fritadeira elétrica, eu preciso te dizer que isso não é o mais indicado. Sem contar que ao tentar fazer arroz na airfryer você vai ver que não é um processo muito prático. 

Mas agora você deve está se perguntando o que poderia dar errado e sinto informar que são várias coisas. 

A primeira questão a ser mencionada é que o cesto da airfryer não foi feito para esse tipo de preparo. Ele é vazado e se você colocar qualquer tipo de líquido ele vai escorrer para o fundo do cesto. Isso também acontece com grãos muito pequenos.

Algumas marcas de eletrodomésticos enviam um kit completo que vem com um cesto fechado. Se você possui esse cesto, vai facilitar um pouco esse processo. 

Outra coisa que você precisa se atentar é sobre a circulação de ar dentro do airfryer durante o funcionamento. 

Uma das orientações contidas no manual de instruções do aparelho diz para não encher o cesto para não isso não impedir a passagem de ar quente. Caso isso aconteça, provavelmente sua comida não vai cozinhar completamente e ainda corre o risco de queimar o seu aparelho. 

Esse é o principal problema que não vai permitir você preparar um arroz de qualidade na airfryer. Por conta da dificuldade do ar circular, a água vai secar antes do tempo e seu arroz só vai cozinhar a superfície, a parte interna do cesto vai ficar crua. 

O que não pode colocar na airfryer?


Este eletrodoméstico foi criado para facilitar o preparo de receitas e também ajudar no consumo de alimentos mais saudáveis. 

Sua principal função é fritar diversas comidas sem óleo e ele ainda consegue retirar o excesso de gordura do alimento. 

Por isso é proibido colocar óleo, azeite ou qualquer tipo de líquido no interior do airfryer, mesmo que seja água.

Se você adicionar qualquer substância líquida, pode ser que durante o processo de aquecimento interno, alguma bolha de ar quente estoure e molhe os ventiladores do seu aparelho. Podendo causar grandes danos. 

Uma outra informação contida no manual de instrução é que também não se pode colocar carvão ou qualquer outro material semelhante.

Faz mal usar a fritadeira elétrica?


Sabemos que uma das grandes vantagens de preparar receitas no airfryer é que ele tem o poder de retirar o excesso de gordura, deixando o alimento mais saudável.

Mas você já parou para se perguntar se o uso frequente desse aparelho pode prejudicar a nossa saúde de alguma forma? 

De acordo com alguns estudos o principal prejuízo ao utilizar o airfryer é na diminuição de nutrientes (principalmente vitaminas e minerais)  em alimentos que são cozidos em altas temperaturas. 

Além disso, existem alguns alimentos que são ricos em amidos que quando são preparados em temperaturas acima de 120° C, formam uma substância em excesso que se chama acrilamida. 

Essa mesma substância já participou de alguns estudos e foi associada ao risco de câncer. 

Por isso é importante evitar cozinhar em temperaturas altas por muito tempo. 

Como fazer arroz sem usar o fogão?


Se você está procurando um método mais prático para fazer arroz que não utilize o fogão, eu acredito que essa receita de arroz feito no microondas é perfeita para você. 

No vídeo abaixo você vai acompanhar o passo a passo para você não errar. Confira:

Leia também: Medida de água para arroz

Não se arrisque!


Dá pra fazer arroz no microondas

Agora que você já sabe que não dá para fazer arroz na airfryer, acredito que você não vai arriscar desperdiçar alimentos e muito menos danificar o seu aparelho, não é mesmo?

Então se você quer uma forma prática de preparar esse prato, experimente essa receita de arroz de microondas que acabei de te apresentar. Eu tenho certeza que você vai adorar conhecer!

Eu espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira. 

Te agradeço pela sua companhia até aqui e te desejo boa sorte!

Até a próxima!