Como fazer cuscuz na cuscuzeira? Aprenda o jeito tradicional

Se você está querendo aprender como fazer cuscuz na cuscuzeira, não deixe de acompanhar esse artigo que preparei especialmente para você. Aqui eu vou te ensinar a forma mais tradicional de preparar esse prato delicioso!

Além de te passar dicas para preparar essa iguaria, eu também vou te contar um pouco mais sobre a sua origem. Confira!

Qual a origem do cuscuz de milho?


Como fazer cuscuz na cuscuzeira

Boa parte dos brasileiros conhece o cuscuz como um prato muito tradicional na cultura nordestina, mas para a tristeza de todos ele não é genuinamente brasileiro. 

O cuscuz é um alimento que teve origem no norte da África, mas foi aqui no Brasil que ele foi reinventado e adaptado para a preparação de diversas receitas. 

Hoje em dia o prato é considerado uma riqueza imaterial da região do nordeste do Brasil e tem até uma data comemorativa. 

O dia mundial do cuscuz se comemora no dia 19 de março e a data foi escolhida por ser também o dia que abre a época de plantação de milho. 

Descubra como fazer cuscuz na cuscuzeira


Existem diversas formas de preparar cuscuz e uma das mais conhecidas é utilizada a cuscuzeira. 

Esse tipo de panela foi criada especialmente para preparar essa receita, mas também pode realizar o cozimento de verduras no vapor.

O cozimento tanto no cuscuz quanto de verduras acontece através do vapor liberado pela água que fica na parte debaixo da panela. 

Antes de transferir a massa de cuscuz para a cuscuzeira, é necessário colocar em torno de meio copo de água. 

Se atente a colocar a quantidade certa de água. Se você colocar demais, quando começar a ferver vai molhar seu cuscuz e não vai prestar. E se você colocar pouca água, corre o risco de queimar. 

Além desse método, você também pode preparar seu cuscuz no microondas que é basicamente feito do mesmo jeito que o tradicional, a diferença é que ele é feito em um recipiente de vidro e um pouco mais rápido.

Dá para fazer cuscuz sem cuscuzeira?


Muita gente não sabe, mas dá sim para fazer cuscuz sem cuscuzeira. 

Antes do surgimento e da popularização da cuscuzeira, o cuscuz era feito com a ajuda de um prato fundo e um pano de prato limpo. 

O preparo da massa é igual, o que muda é a forma que ele vai para o fogo. Depois do descanso transfira o cuscuz para o prato fundo e depois envolva ele em um pano de prato limpo e amarre pela parte de baixo. Aperte bem firme para não soltar.

Em uma panela adicione um pouco de água e coloque esse prato com cuscuz virado para baixo, com o cuscuz direcionado para a água. Assim o vapor que vai sendo liberado realiza o cozimento da massa da melhor forma possível. 

Dê preferência a panela alta para que não corra o risco do cuscuz encostar na água. 

Como temperar cuscuz?


Como fazer cuscuz temperado

Você pode comer cuscuz de diversas formas. A melhor versão deste prato para mim é a temperada e o bom é que os temperos adicionados nesta receita podem ser aqueles que você mais gosta ou também o que você tiver aí na sua geladeira.

Normalmente eu preparo um refogado com alho, cebola, bacon e linguiça calabresa. Deixo tudo bem dourado e depois misturo ao cuscuz já pronto.

Você também pode adicionar tomate cru, frango, cheiro verde e o que mais você preferir.

Leia também: O que fazer com o milho cozido que sobrou?

Comece a preparar o seu cuscuz!


Acredito que agora que você já sabe como fazer cuscuz na cuscuzeira, você vai conseguir preparar ele aí na sua casa. Então não perca tempo! Separe os ingredientes que você vai precisar e mãos na massa.

E não esqueça de experimentar também a versão temperada do cuscuz. É super saboroso e eu tenho certeza que você vai adorar! 

Ah, você conhece algum outro método para fazer cuscuz que não seja aqueles que foram mencionados aqui? Se sim, me conta aqui nos comentários. Eu vou adorar saber!

Eu realmente espero que essas informações que te passei agora tenham te ajudado muito e te deixando bastante inspirada para preparar esse prato. 

Obrigada pela sua companhia até aqui. 

Boa sorte e até a próxima!