1 kg de feijão serve quantas pessoas?

Hoje vamos esclarecer uma grande dúvida: 1 kg de feijão serve quantas pessoas? Posso te garantir que no mínimo 15 pessoas serão servidas com essa quantidade. 

O feijão é um alimento que faz parte da cultura brasileira. A combinação de arroz com feijão é uma das características da culinária do país e eu não vou mentir para você, eu amo!

Geralmente utilizado para alimentar uma grande quantidade de pessoas, seja num almoço de domingo em família ou até mesmo em eventos, ele se tornou uma opção bem nutritiva e de fácil preparo. 

Nesse artigo vou esclarecer como calcular a quantidade que você vai precisar, mas também vou te passar uma receita de feijão que costumo fazer aqui em casa que é um sucesso tremendo. Vamos lá!

Como calcular a quantidade de feijão certa


1 kg de feijão serve quantas pessoas

Para evitar que falte feijão ou até mesmo o desperdício, é preciso atenção na hora de calcular a quantidade de feijão que você vai utilizar. 

Primeiro é importante saber que 1 kg de feijão cru rende em torno de 2 kg e meio de feijão. Sendo assim rende o dobro e meio. Guarde essa informação porque será importante na hora de definir quanto de feijão cru você vai usar. 

 Geralmente 1 xícara de chá de feijão serve satisfatoriamente 3 pessoas. 

Claro que isso tudo depende do estilo de vida de cada um. Tem gente que come pouco, mas tem gente que parece que não tem fundo, quanto mais melhor. Aí nesse caso é melhor calcular uma xícara para duas pessoas. 

E uma feijoada? Quantas pessoas servem? 


Isso tudo considerando um feijão sem tantas carnes. Um feijão simples. Uma feijoada com certeza vai lhe render bem mais já que as carnes formam um grande volume no resultado final. Pelo menos 20 pessoas vão poder saborear essa maravilha!

Esse cálculo também pode variar dependendo do que será servido com o feijão. 

Normalmente as pessoas utilizam arroz , farofa e saladas que combinam com feijoada. Daí o rendimento se torna maior ainda. Por isso, antes de iniciar sua receita é melhor determinar os acompanhamentos. 

Tenha atenção ao dessalgar as carnes.


O segredo de uma boa feijoada é um bom tempero e uma boa qualidade das carnes. Para isso o trabalho com a escolha das carnes no açougue. Sempre busque por carnes frescas e com cores vivas. Isso vai elevar a qualidade e o sabor. 

Sabemos que a maioria das carnes utilizadas em uma feijoada são salgadas. Por isso, se atente a dessalgar da melhor forma todas elas. Deixe de molho por pelo menos duas horas antes de levar ao fogo e se necessário dessalgue em alta temperatura. Coloque em uma panela e deixe ferver. Troque a água e repita o processo quantas vezes for necessário. 

É comum que ao finalizar uma feijoada você perceba que ela ficou salgada, e dependendo do nível de salgado, às vezes fica intragável. Já aconteceu isso comigo e não é nada legal. Por isso que hoje eu não economizo tempo, se for preciso eu fervo 10 vezes!

Exagerei no sal: O que fazer?


Se aconteceu de sua feijoada ficar salgada demais, não fique triste porque existe salvação.

Por mais que seja impossível retirar o sal que já foi colocado no feijão, tem uma maneira fácil de neutralizar esse excesso.

E não é colocando mais água como você imaginou. Na verdade é até mais simples que adicionar água. 

Basta pingar algumas gotas de limão na sua feijoada, fechar a panela e deixar ferver por alguns minutos. Logo depois você vai ver que a acidez do limão ajudou a equilibrar o sal.

Essa técnica também vale ao contrário. Se você exagerou no limão em alguma receita e não sabe o que fazer, basta adicionar um pouco mais de sal e o sabor será equilibrado, provavelmente seu prato estará salvo. 

Tá vendo? Para tudo existe uma solução e nesse caso, uma solução super simples.

Receita de feijoada baiana


Agora vou te apresentar de primeira mão a minha feijoada que faz sucesso aqui em casa. Confira!

  • 1 kg de feijão 
  • 2 calabresas
  • 300 g de bacon
  • 2 paios
  • 1 pé de porco
  • 3 costela de porco defumada
  • 1 kg de charque
  • 1 colher de extrato de tomate
  • 3 folhas de louro
  • 2 pimentões picados
  • 2 cebolas picadas
  • 5 alhos amassados
  • Coentro a gosto
  • Pimenta cominho a gosto

Modo de preparo

  • A primeira coisa que você deve fazer é deixar o feijão de molho. Aqui eu sempre deixo de um dia pro outro, no mínimo 12 horas, trocando a água algumas vezes;
  • Faço isso também com as carnes salgadas, mas essas eu deixo para fazer no dia do preparo e deixe por pelo menos 3 horas de molho, sempre trocando a água;
  • Para iniciar a feijoada eu começo cortando as carnes em pedaços menores, não tão pequenos para não desfazer no cozimento;
  • Refolgo a cebola, o alho, a folha de louro e a pimenta junto com o bacon e a calabresa. Dessa maneira eles vão soltando a própria gordura, dando sabor e sem a necessidade de adicionar azeite; 
  • Nesse ponto você já pode adicionar as carnes aos poucos e continuar refogando, adicione também o extrato, o pimentão e o coentro. Por último junte o feijão e mantenha o refogado até sentir a necessidade de adicionar a água até cobrir todo o feijão;
  • Depois é só colocar na pressão e esperar a mágica!

Dica extra:  Se você quiser, pode preparar um segundo tempero para o seu feijão. Nesse caso, é só bater no liquidificador ½ cebola, 2 dentes de alho e ½ pimentão, depois é só refogar bastante até secar e dourar. Daí é só esperar sair a pressão, adicionar esse refogado no feijão e deixar ferver por mais alguns minutos. 

O que você está esperando para preparar essa feijoada?


1 kg de feijão para feijoada serve quantas pessoas

Então agora que já te ensinei a fazer esse feijão na panela de pressão, o que você está esperando para experimentar essa receita?

Nesse caso você vai conseguir finalizar uma quantidade de feijão para 20 pessoas pelo menos.

Ah, e se você achar que as carnes estão gordurosas demais, você pode adicionar uma laranja inteira com casca para cozinhar junto com o feijão.  A laranja vai amenizar a gordura, além de ajudar no tempero e na maciez das carnes. 

Então comece agora mesmo a separar tudo que você vai precisar e siga essa receita. 

Depois volta aqui para me contar se deu tudo certo e se você gostou!

Até a próxima!


3 comentários em “1 kg de feijão serve quantas pessoas?”

  1. Olá tudo bem?!
    Vou fazer feijoada, porém não vou usar muitos ingredientes.
    Pretendo usar bacon, costelinha e calabresa, todos defumados.
    Mas tenho dúvidas em relação à quantidade de feijão..já q pretendo fazer para uma média de 35 a 40 pessoas.
    Pode me dar uma luz por favor?!
    Grata.

Os comentários estão encerrado.