Como cozinhar lentilha na panela normal?

Quer aprender como cozinhar lentilha na panela normal? Então me acompanhe até o final e aproveite tudo que eu trouxe para você. 

Aqui eu vou te contar quanto tempo, qual a melhor panela e todas as outras informações necessárias para você preparar esse ingrediente aí na sua casa. Confira!

Qual a melhor panela para cozinhar lentilha?


Como cozinhar lentilha na panela normal

Normalmente é feita a lentilha na panela de pressão, já que acaba se tornando um processo mais prático, mas se você não tem uma disponível aí na sua casa, saiba que tem como cozinhar lentilha na panela normal de forma fácil. 

O ideal é que você utilize uma panela grande e alta. Mesmo que você não queira fazer uma grande quantidade de lentilha, é importante que os grãos tenham espaço para que o cozimento aconteça de maneira uniforme. 

Lembre-se também que você vai precisar usar a tampa nos primeiros minutos, sendo assim, use uma panela grande com tampa. 

Não esqueça de deixar de molho


A primeira coisa que você precisa saber sobre a lentilha é que esse é um daqueles grãos que você precisa deixar de molho de um dia para outro antes de cozinhar.

Isso mesmo! Assim como o feijão, a lentilha possui uma variedade de antinutrientes que precisam ser liberados antes de iniciar o preparo. Esses antinutrientes são responsáveis por dores e desconfortos abdominais, sem contar que eles diminuem a capacidade de nutrição do alimento. 

Por isso deixe o grão de molho em uma bacia com água por pelo menos 8 horas e em seguida leve para cozinhar como de costume.  

Quanto tempo para cozinhar lentilha na panela normal?


A verdade é que a textura da lentilha vai depender da receita que você está querendo preparar. Se você quer saber como cozinhar lentilha para salada ou alguma outra receita parecida, saiba que o ideal é que o grão fique al dente para que ofereça também uma certa textura ao prato.

Para isso você vai precisar observar a sua panela de água com lentilha pois nesse caso ela não precisa cozinhar muito. Logo depois que você leva ao fogo, é necessário aguardar em torno de 6 minutos que logo uma espuma clara começa se formar nessa panela.

A partir daí você já pode experimentar o grão para testar se já chegou no ponto que deseja, mas não deixe ultrapassar 10 minutos de cozimento. 

Agora, se você está querendo substituir o feijão pela lentilha cozida, saiba que você vai precisar esperar um pouco mais até que ela alcance a textura certa. Para esse tipo de prato, a lentilha demora em torno de 35 minutos para ficar no ponto perfeito.

Experimente essa receita de lentilha simples


Como cozinhar lentilha

Essa é uma forma simples de preparar lentilha, mas eu tenho certeza que você vai gostar do resultado final. 

O sabor desse prato é surpreendente e você já deve saber que essa é umas das comidas que trazem sorte para o ano novo, não é mesmo? Então não tem porque não experimentar. Confira!

Ingredientes:

  • 1/2 cebola
  • 3 dentes de alho
  • 1 xícara de lentilha
  • Azeite a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • Sal a gosto
  • 1 folha de louro 
  • 3 xícaras de água quente

Modo de preparo:

  • Deixe a lentilha de molho na água por pelo menos 8 horas e em seguida inicie o preparo. 
  • Em uma panela refogue o alho e a cebola no azeite;
  • Adicione o sal, a pimenta do reino, o louro e refogue bem;
  • Em seguida adicione a lentilha e um pouco mais de sal;
  • Mexa bem e deixe refogar por mais alguns minutos;
  • Depois acrescente a água quente e deixe cozinhar por 35 minutos ou até ficar macia. 

O que fazer com o que sobrou?


Você fez uma quantidade de lentilha exagerada e acabou sobrando? Você tem a opção de consumir nos próximos dias, mantendo conservada na geladeira ou caso queira, você também pode congelar essa sobra de lentilha e usar em outro momento. 

Inclusive, o congelamento é o método de conservação mais indicado nesse caso, pois ele mantém todas as características do prato, até mesmo o valor nutricional, por até 90 dias. 

O ideal é que seja utilizado um recipiente com tampa que vede bem e pode ser de vidro ou plástico, contanto que esteja limpo. 

E não esqueça daquela dica que eu sempre passo para vocês de dividir em porções individuais os alimentos que serão congelados. Isso facilita muito na hora de descongelar e ajuda a manter a qualidade do restante do alimento. 

Leia também: Salada para ceia de ano novo

Experimente essa receita!


Agora que você já sabe como cozinhar lentilha na panela normal, não perca mais tempo. Aproveite essas dicas que eu te passei e faça essa receita aí na sua casa. Eu tenho certeza que você vai adorar!

Obrigada pela sua companhia até aqui. Eu realmente espero que esse artigo tenha te ajudado de alguma maneira. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!