O que fazer para maçã não ficar preta?

Se você está procurando saber o que fazer para maçã não ficar preta, não deixe de acompanhar esse artigo que preparei para você. 

Aqui eu vou te apresentar diversas dicas interessantes que vão te ajudar a conservar essa fruta da melhor forma. Confira!

Descubra o que fazer para a maçã não ficar preta


O que fazer para maçã não ficar preta

A maçã é uma das frutas mais consumidas em todo o Brasil e além de muito sabor, ela também oferece uma textura crocante deliciosa. 

Uma das características que mais incomoda nessa fruta é que quando ela entra em contato com o ar, sua polpa começa a escurecer. Isso acaba atrapalhando não só a textura como também a aparência da sua receita. 

Esse escurecimento da maçã é resultado de um processo de oxidação, onde enzimas na fruta reagem com o oxigênio do ar e uma das maneiras mais simples de evitar esse tipo de coisa é mergulhar essa maçã em uma mistura de água e suco de limão. 

O ácido presente no limão atua como um antioxidante e acaba retardando esse processo, mantendo a cor natural da fruta por mais tempo. 

Como conservar maçã por mais tempo?


Se a sua ideia é cortar a maçã e deixar ela pronta para ser consumida, saiba que você precisa tomar alguns cuidados para que todas as suas qualidades sejam mantidas. 

A primeira coisa que você precisa se atentar é o recipiente que você vai armazenar essa fruta. O mais indicado é que ela seja guardada em um saco plásticos ou vasilha com tampa que vede bem e se possível, retire todo o ar de dentro dela. 

Isso minimiza a quantidade de oxigênio que entra em contato com a polpa da maçã, diminuindo o processo de oxidação.

Escolha as melhores maçãs!


A verdade é que alguns tipos de maçãs tem uma facilidade maior de escurecer quando comparada com outros tipos. 

De acordo com a minha pesquisa, as maçãs do tipo fuji têm uma menor taxa de oxidação e podem manter sua cor por mais tempo.

Mantenha a casca!


Para manter a polpa da maçã ainda mais protegida, não remova a casca. Ela fornece uma barreira natural que protege a polpa do contato direto com o ar. 

Sem contar que na casca você também encontra uma grande variedade de nutrientes incríveis. 

Pode congelar maçã?


Sim! A verdade é que congelar maçã é uma excelente maneira de conservar ela por mais tempo, mas é importante saber fazer isso da maneira correta. 

A primeira coisa que você deve fazer é lavar bem as maçãs em água corrente para remover qualquer resíduo ou sujeira. 

Em seguida retire o centro e corte em fatias ou pedaços de acordo com a sua preferência. Depois mergulhe esses pedaços em uma mistura de água com suco de limão e deixe descansar por alguns minutos. 

Logo depois espalhe as fatias ou pedaços de maçã em uma assadeira forrada com papel-manteiga e leve ao congelador por cerca de 2 horas ou até que estejam congeladas. Em seguida transfira para um saco plástico próprio para congelamento ou um recipiente hermético e leve ao congelador novamente. 

Qual a validade da maçã no congelador?


Caso o armazenamento seja realizado da maneira correta, a maçã pode ficar no congelador por até 12 meses sem perder suas qualidades. 

Não esqueça de adicionar uma etiqueta com a data do congelamento no recipiente onde você guardou as maçãs. Assim será mais fácil acompanhar a validade da fruta.

Como conservar na geladeira?


O que fazer para maçã não ficar escura

Na hora de armazenar as maçãs na geladeira, é importante lavar e secar bem. Se atente também ao recipiente utilizado para guardar essas maçãs e deixe elas sempre longe de outras frutas ou vegetais que estejam na geladeira. 

Esse tipo de alimento emite um gás chamado etileno que pode acelerar o processo de amadurecimento.

O local mais indicado para você colocar essas maçãs é na gaveta de vegetais, pois lá é o local que possui a umidade mais alta e isso ajuda a manter as maçãs frescas por mais tempo. 

Leia também: Qual maçã é mais doce?

Aproveite essas dicas!


Agora que você já sabe o que fazer para maçã não ficar preta, não perca mais tempo. Aproveite todas essas dicas que eu acabei de te passar e comece a colocar em prática. Eu tenho certeza que você nunca mais vai encontrar maçã escurecida aí na sua casa.

Ah, e se por acaso você souber de alguma outra prática que também possa ajudar nessa situação, não esquece de me contar aqui nos comentários. Eu vou amar saber!

Antes de ir embora, eu não poderia deixar de te agradecer pela sua companhia e atenção. Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e sigo torcendo para que você saia daqui ainda mais inspirado. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!