8 Temperos que não podem faltar na cozinha: Será que você tem todos eles?

Os temperos são os responsáveis por fazer uma receita brilhar. Da mesma forma, são esses ingredientes que abrem um leque de opções para variar os sabores dos alimentos. Sabendo disso, hoje você vai conferir 8 temperos que não podem faltar na cozinha para que você prepare pratos deliciosos sempre!

Para isso reunimos nesse texto especiarias e ervas indispensáveis para os preparos mais comuns dentro da nossa culinária. Mas vale dizer que a beleza dos temperos é a versatilidade e variedade que te permite construir sabores diferentes e únicos.

Por isso, vale a pena usar e abusar da criatividade na hora de preparar os seus pratos e ir experimentando esses toques especiais na sua comida.

Vamos lá conferir os temperos que não podem faltar na cozinha? Vem com a gente e continue a leitura.

Você pode se interessar em ler também:

8 Temperos que não podem faltar na cozinha: Será que você tem todos eles?

 X Temperos que não podem faltar na cozinha: Será que você tem todos eles?

1. Açafrão da Terra/Cúrcuma

O Açafrão da terra, ou cúrcuma, é normalmente comercializado em pó. Mas você pode encontrar a raiz, que inclusive é até melhor para se ter certeza de que está consumindo uma especiaria pura. Ele é tem um sabor suave, mas é muito útil para dar cor aos alimentos.

2. Colorau/Urucum

Seguindo ainda essa mesma linha, o colorau é indispensável para dar vida aos alimentos. Isso porque tem uma cor forte que garante uma cara muito mais bonita para os pratos.

Por ser avermelhado, esse tempero é muito utilizado para molhos, carnes, frango e peixes. O sabor é também suave e um pouco adocicado.

3. Cominho

O cominho, que pode ser encontrado de várias formas, sendo mais consumido em pó, garante um sabor e aroma intenso para os seus preparos. Inclusive, por essas características algumas pessoas tem medo de usar e exagerar na dosagem.

Mas, o seu uso vai ressaltar o sabor de vários pratos, como por exemplo: ensopados, carnes diversas, sopas, preparos com legumes ou queijo, etc.

4. Pimenta do reino

Uma das mais antigas especiarias, tem um sabor picante, mas de forma equilibrada. É extremamente versátil, podendo ser utilizada em várias receitas para garantir um sabor especial.

Entretanto, sendo uma pimenta, tenha cuidado com a quantidade que você vai colocar, para que esse ingrediente não roube a cena e se sobressaia no prato.

Você pode encontrar a pimenta do reino nas variedades, preta, branca, verde e vermelha.

5. Curry

É uma especiaria muito aromática e não é picante. O curry é feito com uma mistura de temperos que combinam especialmente com ensopados, aves, carnes e até mesmo para dar um brilho a mais no seu molho de tomate.

Os ingredientes que combinados geram essa explosão de sabor são: gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce, cúrcuma e coentro em grãos.

6. Noz Moscada

É um ingrediente sensacional, muito utilizado dentro da gastronomia indiana. Além de deixar o gosto de carnes suaves mais marcantes, como no preparo de aves, você pode utilizar em purês, legumes, pratos a base de leite e seus derivados e até mesmo em alguns doces.

Possui um sabor um pouco adocicado e aroma forte. Com certeza faz muita diferença ter na sua cozinha!

7. Páprica

A páprica, que pode ser encontrada nas versões defumada, picante e doce, é um tempero feito a base de pimentão seco. O ideal é que se utilize salpicando a especiaria nos alimentos no final do preparo. Isso porque, se cozinhar por muito tempo, pode apresentar um sabor levemente amargo.

Também pode ser utilizado para vários alimentos: peixes, carnes, aves, canapés, batatas, ovos, tortas salgadas e molhos, deixando tudo mais gostoso!

8. Orégano

Perfeito para dar aquele toque especial quando salpicado em pizzas, massas, saladas, dentre outros. Mas também para alimentos cozidos, como aves, carnes, peixes e molhos, em geral.

É bastante aromático e tem um sabor delicioso, levemente apimentado. Não é a toa que esse seja um dos temperos mais utilizados na culinária brasileira.

Observação: vale mencionar ainda a folha de louro, que, principalmente para o nosso feijão de todos os dias, faz uma grande diferença.

Agora que você conhece os temperos que não podem faltar na cozinha, é importante lembrar que as ervas também desempenham um papel fundamental para transformar os seus alimentos e combinar sabores.

Dentre as que não podem faltar aí na sua casa estão: o tomilho, alecrim, salsa, coentro e a tão amada cebolinha.

Temperos que não podem faltar na cozinha

Conferiu aí se você tem todos na sua casa?

Essa lista de temperos que não podem faltar na cozinha, como mencionamos, leva em consideração as principais receitas preparadas no dia a dia da maiorias das pessoas.

Mas, vale lembrar que, existe uma variedade muito grande de especiarias que você deve experimentar! Dessa forma, conhecendo novos sabores, aromas e notas, você pode transformar até aquela receita básica em um prato especial e diferenciado.

Sentiu falta de algum item na lista? Conta para a gente nos comentários, vamos gostar muito de saber!

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima.


você pode gostar também