Tempero para feijoada: Veja o que usar para temperar?

Você está se perguntando o que usar de tempero para feijoada? Então acredito que esse artigo foi feito especialmente para esclarecer suas dúvidas sobre o assunto. 

Aqui vou te contar como temperar e também vou te passar dicas valiosas para nunca mais errar essa receita. Confira!

O que usar como tempero para feijoada?


tempero para feijoada

Essa é uma receita que muita gente encontra dificuldade na hora de preparar. Por ser um alimento muito consumido, é possível encontrar diversas formas de fazê-lo. 

Os ingredientes desse tempero podem variar de acordo com o gosto de cada um, mas posso te garantir que existem alguns sabores que não podem faltar. Pensando nisso resolvi te apresentar aqueles que são praticamente obrigatórios na hora de fazer uma feijoada. Veja abaixo:

1. Folha de louro

A folha de louro é muito utilizada para adicionar sabor e aroma à receita. 

Além disso, esse ingrediente é rico em diversos nutrientes, ele inclusive permite que o nosso organismo processe a insulina de forma mais eficiente, tornando-se um ótimo aliado para diabéticos e resistentes à insulina. 

Ela pode ser encontrada em pó, fresca ou seca, podendo ser usada de qualquer forma na feijoada, mas tome cuidado pois quando é utilizada em pó ou fresca ela tende a ser um pouco mais forte que a folha seca, a mais encontrada nos mercados.

2. Cebola e alho

Essa é uma dupla que não pode faltar entre os temperos para feijoada e em diversas comidas brasileiras. 

Eles podem ser encontrados de forma natural ou desidratados. Além de agregar sabor, possuem benefícios diversos, entre eles a ação anti-inflamatória, antiviral e antibacteriana. 

3. Orégano

O orégano é um tempero que oferece um sabor diferenciado ao feijão. Ele é muito comum na cozinha do Mediterrâneo, mas aqui no Brasil ele é uma erva que oferece aroma a comidas consideradas pesadas. 

Pode ser encontrado fresco ou seco e possui propriedades diuréticas, anti bacterianas, expectorante, antioxidantes e entre outras. 

4. Cheiro verde

Aqui onde eu moro é muito difícil encontrar uma feijoada que não leve cheiro verde. Quando falamos de cheiro verde, estamos nos referindo aqueles temperos de cor esverdeada que possuem aromas e sabores bem característicos. 

Os mais usados são o coentro, a cebolinha, a salsa e o hortelã. Se você não gostar de encontrar eles no meio do feijão, passe no liquidificador com um pedaço de cebola e adicione no seu refogado. Eu tenho certeza que você não vai se arrepender. 

Adicione um segundo tempero


A base do tempero para feijoada são esses ingredientes que citei acima, mas apenas eles não são o suficiente para garantir uma feijoada bem saborosa. 

O segredo de quem prepara esse tipo de receita é acrescentar mais um tempero quando ele está quase pronto. 

Sabe aquele refogado bem concentrado que fazemos no início da receita? Então, repita ele no final. Deixe uma calabresa ou um pedaço de bacon reservado para no final refogar com bastante tempero e adicionar no feijão.

Tenha certeza que isso vai fazer toda a diferença.

Capriche nas carnes


Se engana quem pensa que é só o tempero que adiciona sabor em uma feijoada. As carnes são as principais responsáveis por deixar seu feijão bem gostoso.

Por isso faça a escolha correta para que não falte sabor no final. As mais utilizadas são a linguiça calabresa, o bacon, a carne seca, o paio e alguns pedaços do porco como rabo, língua, joelho e orelha. 

Se atente a qualidade dessas carnes para não se arrepender depois. E outra coisa que você precisa tomar cuidado é sobre a quantidade de sal. 

A maioria dessas carnes são salgadas, então deixe para acertar o sal só no final se necessário. 

Dicas importantes para fazer uma feijoada


o que usar como tempero para feijoada

Se o seu objetivo é preparar uma feijoada saborosa e no ponto certo, você precisa começar a se preparar bem antes para não errar nos processos. 

O seu primeiro passo é deixar o feijão de molho de um dia pro outro. Como você já deve saber, o feijão possui alguns gases que fazem mal ao nosso organismo e por isso existe essa necessidade de deixar de molho antes de começar a cozinhar. 

Além disso, realizar esse processo faz com que o tempo de cozimento seja reduzido e ele fique pronto antes do esperado. 

Outra dica que pode facilitar sua vida na hora de servir sua feijoada é separar as carnes do feijão. Sempre que faço essa receita aqui em casa para servir aos meus convidados eu faço isso. Separo as carnes em um refratário e o feijão eu deixo na panela ou transfiro para uma outra vasilha.  

Isso ajuda na hora de escolher o que colocar no prato e também diminui o risco de queimar o fundo da panela. 

E se você está querendo deixar a sua feijoada mais saudável, a dica de ouro é adicionar uma laranja cortada na panela. Ela tem a função de absorver o excesso de gordura e fique tranquilo que não altera em nada o sabor. 

Leia também: Feijoada para 30 pessoas

Comece a se preparar!


Agora que você já sabe o que usar como tempero para feijoada, comece a se preparar para iniciar a receita. 

Separe todos os ingredientes que você pretende usar e não esqueça de deixar o feijão de molho. Seguindo esses passos eu tenho certeza que você vai conseguir fazer uma feijoada deliciosa para a sua família. 

Eu espero que essas informações tenham te ajudado a tirar suas dúvidas. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!