Cozinhar abóbora no microondas: Dá certo? Quanto tempo?

Quer saber como cozinhar abóbora no microondas? Então acompanhe esse artigo até o final e veja tudo que eu trouxe para você. 

Aqui eu vou te contar todo o passo a passo para fazer esse legume no microondas e também vou te passar algumas informações importantes. Confira!

Dá para cozinhar abóbora no microondas?


Cozinhar abóbora no microondas

O microondas é um aparelho que surgiu para trazer praticidade ao nosso dia a dia, não é mesmo? Mas apesar da sua popularidade entre os brasileiros, eu sei que acabam surgindo algumas dúvidas interessantes.

Uma delas é se pode cozinhar abóbora no microondas e a resposta é sim, mas para fazer isso é importante retirar as sementes e cortar essa abóbora em pedaços menores. 

Como cozinhar abóbora no microondas?


Depois de cortar o legume, coloque em um recipiente que possa ir ao microondas e adicione um pouco de água. A seguir cubra com um plástico filme ou coloque aquela tampa própria para microondas. 

Leve para cozinhar em intervalos de 3 a 5 minutos até que ela esteja macia de acordo com o seu gosto. 

Qual o tempo de cozimento?


A verdade é que o tempo de cozimento da abóbora no microondas pode variar muito de acordo com o tamanho da abóbora e também o tipo escolhido.

Normalmente é necessário cerca de 10 a 15 minutos para que ela chegue no ponto ideal, mas como dito anteriormente é importante que você siga acompanhando o cozimento para, se necessário, adicionar ou diminuir o tempo. 

Faz mal cozinhar abóbora no microondas?


Existe uma informação espalhada por aí que diz que faz mal para a saúde cozinhar alimentos no microondas, mas a verdade é que isso não passa de um mito. 

Cozinhar abóbora no microondas não faz mal, desde que seja feito de maneira correta e seguindo as orientações acima. É importante garantir que a abóbora esteja devidamente limpa e seja cortada em pedaços menores.

Como descascar abóbora?


Eu sei que não é todo mundo que sabe manusear bem esse legume e foi pensando nisso que eu resolvi te apresentar esse vídeo. 

Nele você vai aprender o passo a passo para remover a casca e também para cortar a abóbora da maneira correta para cozinhar no microondas. Confira!

 

O que não pode ser levado ao microondas?


Como cozinhar abóbora no microondas

Você sabia que alguns alimentos não podem ser colocados no microondas devido a riscos de superaquecimento, incêndio, explosão ou até mesmo danos ao equipamento? Isso mesmo! É necessário tomar cuidado e de preferência ler o manual de instruções do aparelho e ter ele sempre disponível, caso apareça alguma dúvida. 

Você deve se atentar principalmente às frutas com casca, como uva e tomate cereja. Elas podem explodir devido ao acúmulo de vapor.

O mesmo acontece com ovos com casca, pimentas e pimentões inteiros. Caso queira colocar esse ingredientes no microondas eu aconselho que você corte em pedaços menores.

Além disso, você também deve ter cuidado com a água fervente. O aquecimento rápido no microondas pode causar superaquecimento e a água pode explodir, causando danos graves.

Apesar de não ser alimento, eu não posso deixar de te alertar que embalagens de metal, como latas, papel alumínio e utensílios metálicos também não podem ser utilizados no aparelho pois existe risco de incêndio. 

Utilize recipientes próprios para serem usados no microondas pois eles aguentam altas temperaturas e não correm o risco de derreter e contaminar o alimento que você está preparando. 

Qual recipiente pode ir para o microondas?


O vidro é um dos mais utilizados mas é importante que seja um vidro temperado pois ele é resistente ao calor e considerado seguro para ser usado no microondas. 

Além do vidro você também pode usar recipientes feitos de silicone. Eles são super versáteis e dá para usar eles para cozinhar e também aquecer alimentos. 

Alguns papéis como o papel toalha e o papel manteiga também podem ser utilizados de maneira rápida no microondas. 

Leia também: Como saber se a abóbora está madura?

Não perca mais tempo!


Agora que você já sabe tudo sobre como cozinhar abóbora no microondas, ficou mais fácil preparar esse legume aí na sua casa de forma prática, não é mesmo? Então não deixe de aproveitar todas essas dicas que eu te trouxe. Eu tenho certeza que elas vão te ajudar muito. 

Antes de ir embora, eu não posso deixar de te agradecer pela sua companhia de sempre e principalmente pela sua atenção até aqui. 

Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você tenha encontrado aqui um pouco mais de inspiração e que todas as suas dúvidas tenham sido esclarecidas aqui. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!