Tempero para batata frita: O que usar para temperar?

Você está procurando por tempero para batata frita? Então confira esse artigo onde eu te apresento uma lista de opções variadas para você experimentar aí na sua casa. 

Além disso, vou te passar algumas dicas para ter uma batata frita bem crocante por fora, mas sem deixar de ser macia e deliciosa por dentro. 

O que usar de tempero para batata frita


tempero para batata frita

Esse é um dos lanches mais procurados e consumidos no mundo inteiro e confesso a você que dizer não para essa delícia é bem difícil para mim. 

Existem diversas formas de preparar e principalmente de temperar. As opções são inúmeras e atendem a todos os gostos. Confira abaixo os principais temperos usados. 

  • Páprica picante
  • Sazon
  • Orégano
  • Curry
  • Queijo ralado
  • Pimenta calabresa

Além do sal, esses ingredientes podem adicionar sabor a sua batata e deixar ela ainda mais saborosa. 

Abuse dos molhos


Essa é uma dica que você provavelmente já deve saber e já viu em algum restaurante. É muito comum combinar a batata frita com diversos tipos de molho. 

A batata é um legume que facilita muito na hora de combinar com algum outro ingrediente. Ela possui um sabor neutro e faz com que as possibilidades sejam muitas. 

Os molhos para batata frita mais utilizados são os molhos de churrasco, de alho, de queijo, maionese de bacon, maionese verde, molho rosé, entre outros. 

A grande vantagem dos molhos é que além da cremosidade, ele também pode substituir o tempero da batata frita. 

Como deixar a batata sequinha e crocante


Preparar batata frita parece ser bem fácil, mas existem umas técnicas que são usadas para obter um resultado melhor e também facilitar ainda mais esse preparo.

Muita gente pergunta o que fazer para deixar a batata crocante por mais tempo e  a resposta é sempre a mesma: retirando o máximo de umidade dela. 

A batata é um legume cheio de líquidos e isso faz com que ela murche muito mais rápido. 

Então o ideal é secar esse líquido antes de fritar e antes mesmo de cortá-la. Para isso você pode levar ela para o microondas por 5 ou 6 minutos para que inicie o processo de desidratação. Isso com certeza vai te ajudar a ter uma batata frita crocante sem grandes dificuldades. 

Faça a escolha correta


batata frita sequinha e crocante

Você já deve ter percebido que existem diversos tipos de batatas e que a maioria pode e são utilizadas para fazer batata frita. 

Mas eu posso te garantir que existe um tipo que vai te deixar muito mais satisfeito, tanto por conta do sabor e como por conta da crocância. 

Como te falei acima, o ideal é que ela não esteja tão úmida para que fique bem sequinha e justamente por esse motivo a batata mais indicada para esse preparo é a Asterix. Isso porque ela é a que possui menos umidade e o sabor também é diferenciado, mas preciso te avisar que ela não é tão fácil de ser encontrada em mercados. 

A aparência dela é diferente da batata comum, ela possui uma casca rosada, é maior e sua cor interna é um pouco mais escura. 

Se não for possível utilizar esse tipo, saiba que todos os outros tipos alcançam um bom resultado, principalmente se você se atentar para reduzir a umidade interna dela.

Frite em óleo quente


Esse é um dos motivos que a batata pode ficar murcha quando feita em casa. Fritar a batata é o momento mais importante que pode definir se você vai ter uma batata mole ou crocante. 

Ele precisa estar bem quente na hora que adicionar a batata. E não coloque em grandes quantidades pois isso vai fazer com que a temperatura do óleo diminua e demore ainda mais para deixar ela bem sequinha.

Leia também: Comidas que combinam com cerveja

Experimente essas dicas


Com essas dicas de como fazer e de tempero para batata frita, eu tenho certeza que você vai conseguir fazer um lanche delicioso para a sua família. 

Experimente usar esses molhos que falei acima para substituir os temperos. Existem receitas de molhos caseiros super fáceis de fazer e que eu tenho certeza que você vai adorar. 

Eu espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e se você escolher um desses temperos ou molhos, me conta qual foi e se você gostou da combinação.

Te desejo boa sorte e até a próxima!