Temperatura para assar frango em pedaços

Se você está procurando informações sobre a temperatura para assar frango em pedaços, saiba que nesse artigo eu vou te passar essa e outras informações importantes para quando você for preparar essa carne. 

Além disso, separei algumas dicas para cozinhar o frango e deixar ele bem douradinho. Confira!

Como fazer um frango douradinho no forno?


temperatura para assar frango em pedaços

Essa é uma dúvida comum na hora de preparar um frango no forno. Normalmente a gente espera que ele fique bem douradinho quando finalizado, mas não é só colocar no forno que você vai alcançar esse resultado.

A primeira coisa que você precisa fazer antes de levar o frango ao forno é deixar ele marinando em um bom tempero por pelo menos 2 horas na geladeira.

Depois desse processo, refogue esse frango em uma panela bem quente. Eles vão ficar pré cozidos, mas ainda bem clarinho. Só depois desse passo que você vai levar ao forno e deixar por pelo menos 1 hora ou até dourar de acordo com a sua preferência. 

Se você levar diretamente para o forno, esse frango vai soltar muita água, vai demorar demais para chegar no ponto certo e ainda assim não vai ficar dourado. 

Qual a temperatura para assar frango em pedaços?


Independente do corte de frango que você está preparando, é bem importante que você leve-o para assar em um forno pré aquecido. 

O frango não pode entrar no forno com a temperatura baixa, então pré aqueça em 200° por pelos menos 5 minutos antes.

Depois de assar por 30 minutos e começar a dourar, abaixe a temperatura para 180° para não queimar. 

Seque o frango antes de temperar


Eu já vi muita gente fazendo isso e sinceramente achava uma grande perda de tempo. Até porque o frango vai para o forno e todo essa água vai secar de alguma forma… mas no dia em que eu experimentei fazer isso, observei que faz uma grande diferença. 

Essa secagem precisa ser feita antes de adicionar o tempero. Use algumas folhas de papel toalha para secar bem. 

Isso vai fazer com que os sabores sejam absorvidos de uma forma mais eficiente, vai evitar o acúmulo de água na forma, deixando seu frango sem sabor e também vai deixar a pele bem crocante. 

Utilize papel alumínio


como assar frango em pedaços

Até mesmo para cozinhar frango em pedaços eu te aconselho a usar o papel alumínio em volta dele pelo menos nos primeiros 30 minutos. 

Principalmente se você levar o seu frango cru para o forno, sem refogar. Isso vai ajudar a cozinhar uniformemente e vai concentrar os sabores dos temperos.

Depois desse tempo, retire o papel alumínio e em seguida retorne para o forno e deixe dourar de acordo com a sua preferência. 

Leve o frango ao forno em temperatura ambiente


Você nem deve imaginar, mas esse é um dos motivos de um pedaço de frango cozinhar mais que o outro.  O ideal é que você deixe fora da geladeira por pelo menos 30 minutos ou até alcançar a temperatura ambiente. 

Se não for feito dessa forma, o tempo de forno vai aumentar bastante e você vai ter pedaços de frango assado de forma desigual. 

Aproveite a gordura do frango


Muita gente não sabe, mas esse líquido que sai do frango enquanto ele está no processo de cozimento, é conhecido como o ouro líquido na culinária. 

Uma dica boa para aproveitar essa gordura da melhor maneira é fazendo uma camada de vegetais ou temperos. Você pode usar cenoura, batata, cebola, alho, pimentão, cheiro verde ou qualquer outro de sua preferência. 

Essas camadas de vegetais vão cozinhar dentro dessa gordura, aproveitando todos os seus sabores e também vai evitar que os pedaços de frango grudem no fundo da forma, dificultando a sua retirada quando finalizado.

Leia também: Tempero para frango

Comece a preparar seu frango em pedaços!


Agora que você já sabe qual a temperatura para assar frango em pedaços, ficou mais fácil preparar essa delícia aí na sua casa, não é mesmo?

Então não perca mais tempo! Separe todos os ingredientes que você vai utilizar e comece a temperar. Não esqueça de deixar marinando por um tempo para pegar bastante sabor. 

Eu realmente espero que essas dicas tenham te ajudado de alguma maneira a fazer um frango ainda mais gostoso para a sua família. Se possível, volta aqui depois para me contar se deu tudo certo no seu preparo.

Boa sorte e até a próxima!






Adora cozinhar e falar sobre comidas em geral, por isso, aqui no site eu abordo os mais diversos tipos de assuntos sobre o mundo da culinária, sempre tirando dúvidas e ajudando os leitores.