Comidas que combinam com cerveja

Quem é que resiste a uma boa cerveja gelada? Existem diversas comidas que combinam com cerveja, mas qual escolher?

Em uma reunião com amigos e familiares, o que vale mesmo é a experiência. Por outro lado, ter conhecimentos sobre comidas fáceis e rápidas de preparar fará toda a diferença para variar quando as visitas chegarem.

Resolvi separar algumas opções pra você escolher e testar na sua casa. Vamos conferir?

8 comidas deliciosas para harmonizar com cerveja

1. Pizza bem recheada

comidas que combinam com cerveja

Não adianta, essa é uma das primeiras opções quando pensamos em algo prático e ao mesmo tempo saboroso para harmonizar com qualquer tipo de cerveja. Você pode pensar em fazer uma pizza meio a meio com os sabores favoritos dos seus convidados.

Cerca de 3 a 4 pedaços são suficientes para satisfazer. É claro, dependerá muito da duração da festa. Mas é uma comida que combina super bem, já que existem milhares de sabores para experimentar.

2. Lanche artesanal

O bom e velho lanche nunca decepciona. Justamente por isso que muitas cervejarias já estão começando a se especializar na produção dos lanches. Quem é acostumado a tomar uma boa cerveja gelada, certamente vai preferir um lanche robusto, com carne ao ponto.

3. Crispy de frango com molho

O frango vai muito bem com essa combinação. Aliás, dá até para preparar a receita com temperos mais fortes e apimentados. Experimente cortar o frango em tiras, temperar muito bem, empanar na farinha panko e fritar em óleo quente.

As iscas ficarão super crocantes. Mas aproveite para combinar com um molho diferente como molho de mostarda, barbecue ou balsâmico. Certamente deixará esse petisco com cara de profissional!

4. Rocambole de carne recheado

Carne e cerveja formam uma dupla simplesmente irresistível. Essa receita é super fácil e rápida de fazer. Basicamente precisará apenas de carne moída, queijo, presunto e requeijão.

Caso queira, pode incrementar ainda mais o recheio com um creme de ricota com espinafre, azeitonas, pimentão, etc. Aqui o que vale é a criatividade. Mas comece os preparativos o quanto antes, pois a receita é demorada.

Geralmente fica no forno a 200º por aproximadamente 50 minutos.

DICA EXTRA: pincele o rocambole com molho barbecue. Isso vai trazer muito mais cor para seu rocambole, sem contar a crocância e o sabor! 😉

5. Batata recheada

comidas que combinam com cerveja batata

Uma combinação pra lá de especial. Batata também é outro ingrediente super versátil que dá pra fazer muita coisa que harmoniza com cervejas. Para a batata recheada, você pode fazer um recheio super cremoso com requeijão, queijos e muito bacon.

Caso queira, pode fazer também um arroz simples. Mas, particularmente, fica muito pesado para quem bebe cerveja. Então, só a batata recheada já é suficiente.

6. Churrasco com batata frita

Essa é a opção favorita dos brasileiros. Além de ser fácil de preparar, combina perfeitamente com o sabor suave da cerveja. Aliás, pode caprichar no tempero das carnes, quanto mais temperadas, melhor para realçar o sabor da cerveja.

Vale a pena até deixar as carnes marinando em um molho de alho com vinagre de um dia para o outro. Adicione as especiarias de sua preferência e o resultado será surpreendente. 😉

Quanto à batata frita você pode comprar aqueles saquinhos congelados que são vendidos nos supermercados. Frite congelado mesmo, porque as batatas ficarão muito mais crocantes.

7. Tábua de frios variada

Não tem muito tempo para se dedicar à cozinha? Então, essa será a melhor opção para você. Isso porque a única coisa que você precisará fazer é cortar os queijos e o presunto em cubinhos, acomodar em uma travessa ou forma e temperar.

Para uma receita irresistível e bem nutritiva, eu recomendo reunir várias opções para uma composição bem colorida. Quando vou fazer em casa coloco:

  • Azeitonas verdes;
  • Queijo muçarela picado;
  • Presunto picado;
  • Palmito picado em cubos;
  • Salame em fatias;
  • Tomate seco picado ou tomate cereja;
  • Picles;
  • Mini cebola em conserva.

Para temperar é muito fácil. Basta salpicar uma quantidade generosa de orégano, colocar azeite e muito limão. Prontinho, todo mundo vai se surpreender com essa porção maravilhosa!

8. Sushis variados

comidas que combinam com cerveja sushi

O sushi já se tornou uma verdadeira paixão aqui no Brasil. As variações mais provadas são: com recheio de salmão e de cream cheese. Para preparar essa delícia, você precisará basicamente de arroz para sushi, alga nori, cream cheese, salmão fresco e uma esteira para enrolar os sushis.

Embora seja uma receita que pede um investimento maior, deixa a reunião muito mais divertida e diferente. Aliás, todo mundo pode participar do preparo e aproveitar para colocar as habilidades em prática.

DICA EXTRA: coloque um pouco de molho shoyo em um potinho e em outro potinho, coloque molho teriyaki. Esse último é um pouco mais adocicado e cremoso. Eu particularmente, prefiro ele. ♥

O que achou dessas ideias de combinações? Agora é a hora de começar a planejar a reunião e chamar todo mundo. Compartilhe essas dicas nas redes sociais. Tenho certeza de que vai inspirar muita gente!