Tem que esperar a calda esfriar para colocar o pudim?

No artigo de hoje eu vou te contar se tem que esperar a calda esfriar para colocar o pudim e também vou te passar algumas dicas que podem te ajudar bastante na hora de preparar esse doce delicioso. 

Além disso, eu também vou te apresentar uma receita super simples de calda para pudim. Não deixe de conferir!

Aprenda a fazer essa calda de pudim super fácil


Tem que esperar a calda esfriar para colocar o pudim

A verdade é que o pudim é uma das sobremesas mais adoradas aqui no Brasil e isso não é só pelo sabor incrível que todo mundo ama, mas também pela facilidade de preparar ele. 

O que não quer dizer que é todo mundo que sabe fazer essa receita em casa. Acredito que a maior dificuldade encontrada nessa receita está no preparo da calda. 

Foi pensando nisso que eu resolvi trazer para você essa receita super simples de calda de pudim que é bem rápida de preparar, mas mesmo com tanta facilidade, saiba que é necessário ter bastante atenção para evitar que ela queime. 

Confira abaixo:

Ingredientes:

  • 1 xícara de açúcar
  • ½ xícara de água

Modo de preparo:

  • Em uma panela funda adicione o açúcar e deixe derreter em fogo baixo;
  • Logo depois adicione a água e aguarde até que todo o açúcar tenha incorporado na água;
  • Em seguida transfira para a forma e prepare o pudim como de costume.

Descubra se tem que esperar a calda esfriar para colocar o pudim


Sim! Você tem que esperar a calda esfriar para colocar o pudim. Essa é uma regra que nem todo mundo conhece, mas eu tenho certeza que faz total diferença no resultado final da sua receita. 

Se você reparar na maioria das receitas de pudim, é indicado que você aguarde a calda de caramelo esfriar para só depois adicionar o pudim. 

Isso é necessário para evitar que a calda se incorpore no pudim durante o tempo que está no forno e acabe sumindo. 

Evite usar o fogo alto!


Tem que esperar a calda esfriar

Acredito que o erro mais comum na hora de fazer essa receita em casa é sem dúvida queimar a calda. 

Isso acontece principalmente pelo uso do fogo alto. Por ser uma receita onde o ingrediente principal é o açúcar, o mais indicado é que você use o fogo baixo durante todo o preparo pois ele derrete rápido e é muito fácil de queimar. 

Se atente também ao tempo que você vai manter o seu caramelo no fogo. De acordo com essa receita que eu acabei de te apresentar, você vai precisar de cerca de 8 minutos para deixar sua calda no ponto certo. 

Lembre-se que basta o açúcar derreter completamente e alcançar a cor desejada que ela está pronta. 

Cuidado na hora de colocar o pudim!


Mesmo acertando o ponto e esperando ela esfriar completamente, você ainda corre o risco de misturar ela ao pudim e acabar perdendo. 

O grande truque na hora de colocar a massa do pudim para evitar que esse tipo de coisa aconteça é não despejar o líquido direto no fundo da forma. 

Geralmente a forma usada para fazer pudim é aquela que tem um furo no meio e esse centro é usado justamente para te ajudar na hora de colocar a massa. Despeje o líquido lentamente pelo centro da forma. Assim a massa do pudim vai escorrer pela lateral sem se misturar com a calda de caramelo. 

Use o papel alumínio!


O papel alumínio tem uma função importante na hora de cozinhar o pudim. É ele que vai ajudar sua massa a ficar na textura correta no tempo indicado da sua receita. 

Ele faz com que o calor seja concentrado no interior da forma, fazendo com que o cozimento ocorra de maneira uniforme, mas para isso é necessário utilizar ele do lado correto. 

Isso mesmo. Caso você não tenha reparado, o papel alumínio possui dois lados: um fosco e um brilhante. Para cozinhar da maneira certa você vai precisar usar o lado brilhante para dentro da forma. Ele é responsável por refletir mais calor para a parte interna da forma. 

Leia também: Quantos minutos o pudim fica no fogo?

Experimente essas dicas!


Agora que você já sabe se tem que esperar a calda esfriar para colocar o pudim, não perca mais tempo. Aproveite essas dicas e essa receita que eu acabei de te apresentar para preparar essa sobremesa aí na sua casa. 

Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira. Te agradeço pela sua companhia até aqui. Sua atenção é sempre muito importante. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!