Quantos minutos o pudim fica no forno? 

Você está se perguntando quantos minutos o pudim fica no forno? Então confira esse artigo que eu fiz especialmente para te esclarecer essa e muitas outras dúvidas sobre esse preparo. 

E além disso, vou te passar uma receita perfeita que não tem erro. Ela é super simples de fazer e bem saborosa. Confira!

Como saber se o pudim está pronto


Quantos minutos o pudim fica no forno 

Essa é uma questão muito comum na hora de preparar o pudim, mas posso te garantir que aquela técnica de inserir um palito super funciona. Nesse caso, se ele sair limpo e seco já pode desligar e retirar o seu pudim do forno. Agora se ele sair molhado e sujo de creme, deixe um pouco mais. 

Outra forma de saber se ainda está líquido é balançando suavemente a forma. Dependendo do jeito que o creme balançar, você vai perceber se já está bom ou ainda está líquido. Se estiver, deixe mais tempo. 

Saiba quantos minutos o pudim fica no forno


O pudim é uma sobremesa muito popular no Brasil e por isso existem diversas receitas por aí. Eu mesma conheço várias e cada uma com um tempo de cozimento diferente.

Então a resposta para essa dúvida é: depende da sua receita. No geral, o que interfere nisso é se o seu preparo leva muito líquido ou não. Conheço muitas receitas que pedem a mesma medida de leite e leite condensado, mas também conheço outras que pedem o dobro de leite. 

A receita padrão, com menos leite, leva em torno de 30 minutos a 1 hora para ficar pronta no banho-maria. Já a receita com mais leite, pode levar até 1 hora e 40 minutos e uma forma de adiantar esse tempo é levando o pudim para assar coberto com papel alumínio e retirar quando completar 1 hora. 

Pudim com ou sem furinhos


Se você não sabe, esse é um assunto que divide opiniões em muitas famílias. Tem gente que ama aqueles furinhos que ficam no pudim, quando feito no liquidificador. 

Mas se você é do grupo que ama um pudim lisinho e sem furos, é importante que você faça todo o preparo na mão. Misture todos os ingredientes com um fuê ou aquela peça da batedeira, mas não precisa bater muito, apenas misturar. E se for possível, peneire os ingredientes para ter um melhor resultado.

E não esqueça que fazendo dessa forma, o pudim precisa ser assado lentamente em temperatura baixa. 

Como não errar na calda


Receber um pudim com a calda queimada não é uma experiência boa, não é? Isso acontece quando o açúcar queima, deixando um sabor amargo na sobremesa. 

Por isso, quando você for preparar a calda, pare tudo que está fazendo e procure focar apenas nela. Tome cuidado com a temperatura, ela não pode ultrapassar 190°C.

Uma dica para alcançar a textura e cor perfeita e evitar queimar é adicionar 1/2 xícara de água quente aos poucos e sempre misturando bem. Isso vai criar uma calda mais líquida, se necessário deixe reduzir um pouco. 

Receita de Pudim


como deixar pudim gelado no forno

Como prometido, vou te passar essa receita deliciosa de pudim. Nesse preparo você vai fazer um pudim lisinho, batido na mão e assado no banho-maria, a forma mais tradicional dessa receita. Eu tenho certeza que toda a sua família vai amar. Confira!

Ingredientes:

  • 1 leite condensado
  • A mesma medida de leite
  • 3 ovos
  • 4 colheres de açúcar
  • 15 colheres de açúcar para a calda
  • 1/2 xícara de água quente

Modo de preparo:

  • Em uma panela antiaderente derreta o açúcar para a calda. Quando estiver na cor de caramelo, adicione aos poucos a água e mexa bastante. Deixe reduzir por 2 minutos. 
  • Transfira essa calda para uma forma de pudim, espalhe bastante e reserve. 
  • Leve o restante dos ingredientes para uma tigela e misture com um fuê até que tenha formado um creme. 
  • Adicione este creme na forma com a calda e leve em banho-maria para o forno pré aquecido em 180° por 40 minutos ou até dourar. 
  • Depois retire do forno, deixe esfriar e leve para a geladeira por algumas horas ou até o momento de servir. 

Leia também: Como tirar cheiro de ovo do pudim?

Inicie seu preparo!


Agora que você já sabe quantos minutos o pudim fica no forno e acabou de aprender essa receita maravilhosa, o que você está esperando para começar a preparar?

Eu tenho certeza que você vai querer repetir. Ela é bem fácil de fazer e super saborosa. Com certeza vai te render aplausos. 

Espero que esse artigo tenha te ajudado com as suas dúvidas. 

Depois volta aqui para me contar se deu tudo certo por aí e se você realmente gostou da receita.

Boa sorte e até a próxima!


1 comentário em “Quantos minutos o pudim fica no forno? ”

Os comentários estão encerrado.