A panela de pressão é, com certeza, um utensílio que torna muito mais prático e rápido a preparação de vários alimentos. Mas você sabia que tem gente que não usa esse tipo de panela por medo de acidentes? Então hoje você vai conhecer 4 sinais que a panela de pressão vai explodir.
Isso vai te ajudar a ter mais segurança na cozinha para fazer os seus pratos com tranquilidade, aproveitando todos os benefícios que uma panela de pressão oferece e, claro, evitar problemas com o uso desse instrumento.
Se interessou? Então vem com a gente descobrir muito mais.
Você pode se interessar em ler também:
4 Sinais que a panela de pressão vai explodir
Ficar atento aos sinais que a panela de pressão vai explodir é muito importante, porque infelizmente esse acidente doméstico ocorre com alguma frequência, não é mesmo?
Talvez nunca tenha acontecido com você, mas é provável que você conheça a história de alguém que passou por isso. Entretanto, existem alguns sinais que podem ser observados, bem como alguns cuidados que podem ser tomados, para se evitar esse tipo de problema.
Confira abaixo!
1 – Mau funcionamento da válvula
Esse é o principalmente elemento responsável por problemas relacionados ao uso da panela de pressão. A válvula, ou popularmente chamado de “pino” em algumas regiões, é aquele dispositivo que fica na tampa, responsável pela regulação da pressão.
Ela precisa estar funcionando perfeitamente.
Existem alguns cuidados que você pode tomar para reduzir a probabilidade de problemas relacionados a válvula, confira:
- Mantenha sempre a válvula limpa, e confira se não há nenhuma obstrução causando entupimento em qualquer saída de ar;
- Atenção a quantidade de alimentos que você pode cozinhar. Nunca coloque mais de 2/3 de alimento ou água na sua panela de pressão. Isso pode causar o entupimento e a deformação do dispositivo durante o cozimento;
- Fique atento a qualquer sinal no dispositivo, em caso de receitas que demandem muito tempo de fogo.
2 – Problemas na borracha de vedação
Um outro elemento que requer sua atenção é aquela borrachinha que fica na tampa da panela e é responsável pela vedação que gera a pressão no interior do utensílio.
Se ela estiver danificada ou frouxa, o ideal é realmente comprar uma nova. Isso porque afeta diretamente no funcionamento correto do aparelho, o que pode gerar problemas.
Da mesma forma, temos duas dicas, relacionadas a borracha de vedação, para você retirar a pressão com segurança. Veja:
- Espere toda a pressão sair da panela, antes de destampá-la;
- Para acelerar o processo de forma segura, coloque a panela de pressão, debaixo da água corrente e espere sair todo o vapor antes de abri-la.
Atenção! Nunca levante a válvula da panela imediatamente após a retirada do aparelho do fogo.
3 – Interrupção do chiado da panela
Se a sua panela, já havia iniciado a pressão, emitindo aquele chiado característico e, de repente, o som se interrompe, você deve retirar a panela do fogo imediatamente.
Isso provavelmente está relacionado ao entupimento da válvula. O que, como mencionamos acimas, é o principal causador de explosões.
4 – Pino da panela de pressão levantado
Ainda sobre sinais de problemas relacionadas a válvula de pressão da panela, está esse mecanismo de segurança: se houver alguma obstrução, o ar empurra o pino para cima, evitando o acúmulo de gás em seu interior.
Desta maneira, mostra que há um problema com o utensílio. Este deve ser retirado do fogo o quanto antes.
Se isso acontecer, você precisa esperar todo o vapor sair e depois retirar a válvula de controle do equipamento para poder limpá-la. Depois, basta colocar a tampa da panela de volta, voltá-la ao fogo, sem problemas.
Agora que você já conhece os principais sinais que a panela de pressão vai explodir, confira abaixo alguns cuidados que você deve ter ao adquirir esse utensílio.
Cuidados extras ao adquirir uma panela de pressão
- Lembre-se de conferir se há o selo do inmetro, antes de adquirir uma panela de pressão. Essa é uma forma de se assegurar sobre a qualidade do produto;
- A panela de pressão é um utensílio que pode durar muito tempo. Mas, por questão de segurança, é indicado que a cada cinco anos se troque o equipamento;
- É muito importante que antes de se utilizar a panela de pressão pela primeira vez, se faça um teste para saber se existe ou não algum problema em algum dos seus elementos e se ela está pegando pressão de uma forma correta.
Por fim, confira um vídeo para você perder o medo de utilizar esse equipamento de uma vez por todas.
Espero que com todas as informações que trouxemos nesse texto fique mais fácil de identificar os sinais que a panela de pressão vai explodir.
Dessa forma você pode facilitar muito a sua vida na cozinha com o uso desse utensílio. Depois, conta para a gente o que você achou. Vamos ficar felizes em saber a sua opinião.
Obrigada por nos acompanhar até aqui.
Boa sorte!