Como congelar abacaxi? Dicas para conservar corretamente

Você está procurando saber como congelar abacaxi? Então acredito que esse artigo foi feito especialmente para você. 

Por aqui eu vou te ensinar o passo a passo para congelar essa fruta e também vou te passar dicas que podem te ajudar muito. Acompanhe!

Descubra como congelar abacaxi


Como congelar abacaxi

Essa é uma fruta muito popular aqui no Brasil e uma das suas qualidades é ser muito versátil. Com o abacaxi é possível preparar uma infinidade de receitas e a melhor forma de preservar essa delícia por mais tempo é levando ela para o congelador. Dessa maneira, dá para conservar todos os seus nutrientes e também o seu frescor para serem usados em outro momento. 

A primeira coisa que você precisa fazer é escolher um abacaxi maduro e fresco. Depois retire a casca e aquele miolo fibroso e depois corte em cubos no tamanho de sua preferência.

Em seguida espalhe os pedaços de abacaxi em uma assadeira forrada com papel manteiga formando apenas uma camada e leve ao congelador por cerca de 2 horas ou até que fiquem firmes. 

Depois transfira para um saco plástico próprio para congelamento ou um recipiente hermético e leve ao congelador novamente. 

Quanto tempo o abacaxi pode ficar no congelador?


Caso o congelamento tenha sido realizado da maneira correta, o abacaxi pode ficar no congelador por até 12 meses, sendo o seu frescor é mantido sem qualquer alteração até 6 meses. 

Lembre-se de adicionar uma etiqueta na embalagem, informando qual a data do congelamento. Assim será mais fácil acompanhar a validade da fruta. 

Evite congelar mais de uma vez


A verdade é que ao congelar um abacaxi pela segunda vez a sua qualidade pode ser comprometida.

Por isso é indicado que esse abacaxi seja divido sempre em porções individuais. Assim na hora de consumir, você não vai precisar retirar uma grande quantidade do congelador, apenas aquela que você vai consumir.

O que fazer com abacaxi congelado?


O abacaxi congelado pode ser usado de várias maneiras em receitas doces e salgadas. Para te inspirar um pouco mais, eu vou trazer uma lista de sugestões do que você pode fazer com o abacaxi congelado. Confira:

  • Smoothies e sucos: Adicione pedaços de abacaxi congelados a smoothies e sucos para um toque tropical e refrescante.
  • Sobremesas: Use abacaxi congelado em sobremesas como sorvetes, picolés, bolos e tortas para um sabor diferenciado. 
  • Saladas: Também dá para usar pedaços de abacaxi congelados em saladas de frutas, saladas verdes ou pratos asiáticos para um sabor doce e suculento.
  • Molhos e coberturas: Aproveite o abacaxi congelado para fazer molhos e coberturas para carnes, peixes e sobremesas.

Pode congelar casca de abacaxi?


Como congelar casca de abacaxi

Poder, você pode, mas saiba que corre o risco da casca ficar com um gosto desagradável após o descongelamento. 

Mas se ainda assim você quiser fazer isso, se atente a limpar bem a casca para remover qualquer sujeira e em seguida cortar em pedaços menores para facilitar o armazenamento. 

Depois coloque em sacos próprios para congelamento, retire o máximo de ar e leve ao congelador. 

Aqui no Brasil temos o costume de retirar as cascas das frutas e descartar, mas saiba que no caso da casca do abacaxi ela pode ser aproveitada de diversas maneiras super criativas. 

A seguir eu vou deixar algumas sugestões. Confira:

  • Chá de casca de abacaxi.;
  • Água saborizada;
  • Vinagre de abacaxi;
  • Suco;
  • Compota;
  • Adubo orgânico.

Conheça os benefícios do abacaxi


Você já deve saber que o abacaxi é uma fruta que oferece uma grande variedade de nutrientes para o nosso corpo, não é mesmo? Então para te deixar por dentro de tudo eu vou te contar os principais. Acompanhe a seguir:

Rico em vitamina C

Essa é uma fruta conhecida por ser uma ótima fonte de vitamina C, por isso é indicada para o fortalecimento do sistema imunológico e também para a melhoria da saúde da pele. 

Fonte de fibras

O abacaxi também é uma rica fonte de fibras importantes para o funcionamento ideal do intestino e também ajuda a manter a saciedade. 

Rico em potássio

A fruta também é conhecida por ser rica em potássio. Esse é um mineral que atua na regulação da pressão arterial e também na saúde cardiovascular. 

Leia também: Um abacaxi faz quantos litros de suco?

Aproveite!


Eu tenho certeza que agora que você já sabe como congelar abacaxi ficou mais fácil conservar essa fruta aí na sua casa, não é mesmo? Então não perca mais tempo. Aproveite todas essas dicas e experimente esse passo a passo que eu acabei de te passar. Eu tenho certeza que você vai conseguir conservar seu abacaxi por muito mais tempo. 

Antes de ir embora, eu preciso te agradecer pela sua companhia e atenção. Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais inspirado. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!