Saladas cruas: 5 opções simples para fazer

Se você está procurando opções de saladas cruas para fazer aí na sua casa, não deixe de acompanhar esse artigo. Por aqui você terá acesso a 5 receitas incríveis e super fáceis de preparar. 

Além disso, lá no final vou te contar quais são os legumes que você não pode consumir cru. Confira!

Conheça 5 receitas de saladas cruas


1. Salada crua de cenoura e pepino

A cenoura é rica em diversos nutrientes e possui diversos benefícios como por exemplo manter a pele saudável e favorecer a digestão. Já o pepino ajuda a melhorar a saúde do intestino e previne o câncer. Quando combinados, eles formam uma salada crua super nutritiva e deliciosa!

2. Salada crua de repolho 

Para fazer essa salada é preciso cortar o repolho bem fininho para deixá-la ainda mais saborosa. Todos os ingredientes utilizados nesta receita são crus e o tempero vai de acordo com o seu gosto. Experimente!

3. Salada crua gelada

Essa é uma receita bem prática e ideal para aqueles dias de calor. Ela é super fresca e na lista de ingredientes você vai encontrar azeitonas, milho verde, pimenta biquinho e coentro, mas fique a vontade para substituir qualquer ingrediente. 

4. Salada de couve

Eu sou suspeita para falar dessa salada. Eu sou apaixonada por couve e sempre faço aqui em casa. O bom do couve é que você pode comer ele cru e também refogado. As duas formas são uma delícia. Confira!

5. Salada verde com frutas

Essa é uma combinação que vale a pena investir. Folhas verdes e frutas tropicais formam uma salada muito saborosa e quando servidas um molho faz um grande sucesso!

Qual legume não pode comer cru?


saladas cruas

Existem alguns alimentos que não foram feitos para serem consumidos pelo ser humano sem antes passar pelo processo de cozimento. 

Além do sabor não ser nada bom, é possível que você adquira alguma intoxicação alimentar caso isso aconteça, principalmente se o legume ainda estiver verde. 

Um dos exemplos é a berinjela. Esse é um legume que possui uma substância chamada solanina. Ela é tóxica para o nosso organismo e uma única berinjela possui cerca de 11 mg dela em sua composição. 

É claro que se você comer um pedaço de berinjela você não vai ter sintomas fortes. Para ter uma reação letal é necessário consumir em torno de 12 berinjelas.

Outro exemplo bem conhecido na culinária são os brotos. Essa é uma questão tão grande que até mesmo alguns restaurantes pararam de usar eles em suas receitas.

Para consumir esses ingredientes é necessário cozinhar antes, pois eles se desenvolvem em condições parecidas com algumas bactérias, como por exemplo a salmonella, que está presente na maior parte das plantações e sementes que encontramos nos mercados. 

As batatas também não podem ser consumidas cruas. Isso porque elas possuem alguns amidos que nosso sistema digestivo não consegue processar, podendo causar inchaço e dores estomacais. 

Leia também: Saladas para acompanhar panquecas

Experimente essas saladas!


Com essa lista de saladas cruas, eu acredito que você vai conseguir preparar uma deliciosa na sua casa. 

Ah, não esquece de me contar qual foi a receita que você escolheu, tá certo? E depois volta para me contar se você gostou mesmo. Eu vou adorar saber!

Eu espero que esse artigo tenha te ajudado a encontrar o que você estava buscando. 

Agradeço pela sua atenção até aqui.

Te desejo sorte e até a próxima!