Quantos minutos para cozinhar carne moída na panela de pressão?

Quer saber quantos minutos para cozinhar carne moída na panela de pressão? Então não deixe de acompanhar esse artigo que eu preparei especialmente para você. 

Cozinhar carne moída na panela de pressão é uma ótima maneira de economizar tempo e energia, além de garantir uma carne saborosa e suculenta, mas dúvidas como essa podem surgir no meio do caminho e foi por isso que eu resolvi falar sobre esse assunto. 

Aqui vamos explorar o tempo ideal, a temperatura adequada e algumas dicas úteis para garantir um prato delicioso. Confira!

Descubra quantos minutos para cozinhar carne moída na panela de pressão


quantos minutos para cozinhar carne moída na panela de pressão

A verdade é que o tempo de cozimento da carne moída na panela de pressão pode variar dependendo da receita e do tipo de carne que você está usando. 

Em média, leva cerca de 10 a 15 minutos. Esse tempo deve ser contado a partir do momento que a panela de pressão começa a chiar. Mas como eu mencionei anteriormente, o tipo de carne pode alterar esse tempo. Abaixo eu vou citar o tempo das principais carnes. Confira:

  • Carne bovina: Carne moída de boi geralmente leva cerca de 10 a 12 minutos para cozinhar após a pressão ser alcançada. Se estiver fazendo um ensopado ou receita com molho, pode ser necessário mais tempo para apurar o sabor.
  • Carne de porco: A carne moída de porco tem um tempo de cozimento semelhante ao boi, normalmente levando de 10 a 12 minutos.
  • Carne de frango: A carne moída de frango é mais delicada e cozinha mais rapidamente, normalmente em torno de 8 a 10 minutos após a pressão ser atingida.

Qual a temperatura adequada?


A temperatura ideal para cozinhar carne moída na panela de pressão é a máxima que a sua panela atinge, geralmente em torno de 120°C. 

A alta temperatura e a pressão criada na panela de pressão aceleram o processo de cozimento, resultando em carne moída macia e saborosa.

Como cozinhar carne moída sem ficar grudada?


Se você já fez carne moída alguma vez em casa, já deve ter percebido que a carne empelota facilmente. Para evitar isso, você pode adicionar uma pequena quantidade de óleo para evitar que ela grude. 

Outra dica legal é selar a carne moída rapidamente em fogo alto antes de colocar na panela de pressão também pode ajudar a evitar que ela grude. Faça isso até que ela perca a cor avermelhada. Dessa maneira ela vai ficar soltinha depois de cozida. 

E não esqueça de adicionar líquido suficiente à sua receita, como caldo, tomate ou molho. Isso não apenas impedirá que a carne grude, mas também vai deixar um delicioso caldo.

Como temperar carne moída?


A carne moída é versátil e aceita uma ampla variedade de temperos, desde ervas frescas até especiarias exóticas.

Os temperos mais usados são o alho e a cebola. Esses dois ingredientes são a base de muitos pratos de carne moída e fornecem um sabor incrível.

Além disso adicione pimentas, como pimenta-do-reino, pimenta caiena ou pimenta chili, para dar um toque picante à carne.

Como mencionei anteriormente, as ervas frescas também são bastante usadas. Entre elas a salsa, o coentro e o manjericão são as que mais combinam.

E não se limite. Experimente novas especiarias como o cominho, páprica e canela para adicionar profundidade ao sabor.

Não encha muito a panela


É muito importante que você se atente à quantidade de carne que coloca na panela. 

Para garantir que a pressão seja alcançada adequadamente, não encha a panela de pressão. É necessário que a tenha espaço na panela para que o vapor possa se acumular.

Adicione outros ingredientes!


quantos minutos para cozinhar carne moída

Caso você esteja preparando um prato com carne moída e outros ingredientes, não perca a oportunidade de preparar tudo junto. 

Aproveite a panela de pressão no fogo para adicionar ingredientes como tomate, cebola e outros legumes que possam ser cozidos juntos com a carne. Além de economizar gás, esses ingredientes também adicionam sabor ao seu prato. 

Leia também: Como dar liga na carne moída para fazer hambúrguer?

Experimente essas dicas!


Agora que você já sabe quantos minutos para cozinhar carne moída na panela de pressão, não perca mais tempo. Aproveite todas essas dicas e experimente fazer essa receita ainda hoje. 

Eu tenho certeza que com essas dicas vai ser muito mais fácil e também mais rápido preparar essa carne moída, não é mesmo?

Antes de ir embora eu preciso te agradecer pela sua companhia e atenção até aqui. Eu espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais inspirado para colocar as mão na massa. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!