Pode colocar forma de alumínio na airfryer?

Você está querendo saber se pode colocar forma de alumínio na airfryer? Então acompanhe esse artigo até o final e veja o que eu trouxe para você. 

Aqui eu vou te contar alguns cuidados que você deve tomar com o seu aparelho e também te passar dicas que podem te ajudar bastante. Confira!

Descubra se pode colocar forma de alumínio na airfryer


Pode colocar forma de alumínio na airfryer

A verdade é que isso vai depender do modelo da sua airfryer. A recomendação geral é que o alumínio é um material que não deve ser colocado na airfryer, mas já existem aparelhos com tecnologias avançadas que já permitem o uso de utensílios feitos com esse material. 

É importante que você consulte o manual de instruções do seu aparelho. Nele você vai encontrar todas as recomendações de segurança específicas para o seu aparelho.

Caso sua airfryer seja de um modelo muito específico e você não tenha acesso ao manual, busque informações na internet sobre o número do modelo ou entre em contato com o fabricante para tirar sua dúvida.

Saiba quais são os utensílios que não podem ser usados na airfryer


Como eu já, essas informações podem variar, mas de acordo com algumas pesquisas  que eu realizei, verifiquei que alguns utensílios são considerados impróprios para serem usados em qualquer tipo de airfryer. 

Um deles é o vidro. Por isso evite utilizar recipientes de vidro no seu aparelho, seja para cozinhar ou apenas para esquentar o alimento. O vidro utilizado pode não ser resistente às altas ondas de calor e pode acabar estourando dentro da airfryer em funcionamento. 

Evite usar também utensílios de plástico que não sejam de silicone. Qualquer outro material não suporta altas temperaturas e podem derreter, danificando seu aparelho. 

Quais são os alimentos que não podem ir na airfryer?


Além dos utensílios, é importante que você saiba que existem alguns alimentos que também  devem ser evitados. 

Apesar de ser um aparelho feito para fritar e cozinhar alimentos retirando o máximo de gordura deles, saiba que alimentos com muita gordura podem levar riscos para a sua airfryer. Isso porque eles podem gerar algum tipo de respingo ou até mesmo fumaça e causar danos no funcionamento.

O mesmo acontece com os alimentos úmidos demais. O vapor pode afetar o desempenho do aparelho.

Alguns alimentos com casca dura, como ovos e vegetais também não devem ser cozidos na airfryer, pois podem acumular vapor e acabar explodindo.

Se atente também aos alimentos com embalagem metálica. Alguns materiais podem causar faíscas também. 

Mantenha a ventilação livre


Pode colocar papel alumínio na airfryer

Se você observar qualquer manual de instrução de airfryer vai reparar que existe a orientação de não utilizar alimentos ou utensílios que impeçam o ar quente de ventilar. 

É através da circulação de ar quente que os alimentos são cozidos. Caso aconteça algum tipo de bloqueio, além de não cozinhar os alimentos de maneira uniforme, também pode forçar o seu aparelho, causando diversos danos. 

Realize a limpeza com frequência


O ideal é que a cada uso, a limpeza seja realizada, mas a gente sabe que não é bem assim que acontece. 

Caso você esteja preparando alimentos parecidos, pode aproveitar o momento para preparar tudo de vez e só limpar no final. 

A maioria desses aparelhos possuem peças removíveis para facilitar a limpeza adequada. Lembre-se de remover todos os resíduos de alimentos e lavar as peças com sabão neutro para retirar qualquer gordura extraída dos alimentos. 

Realize o pré aquecimento


Acredito que essa é uma recomendação geral de todas as marcas, então para ter um preparo perfeito, não esqueça de pré aquecer a sua airfryer antes de colocar os alimentos para cozinhar. 

Não precisa de muito tempo. Alguns aparelhos emitem um sinal quando o pré aquecimento é finalizado, mas caso o seu não tenha, basta esperar no máximo 5 minutos. 

Leia também: Miojo na airfryer

Aproveite essas dicas!


Depois de descobrir se pode colocar forma de alumínio na airfryer, não perca mais tempo. Experimente essas dicas aí na sua casa e depois volta aqui para me contar se deu tudo certo. 

Eu acredito que essas informações vão te ajudar a usar esse aparelho da forma correta, oferecendo um resultado perfeito no seu preparo e mantendo sua segurança e sem danificar seu aparelho. 

Antes de ir embora, eu preciso te agradecer pela sua companhia e atenção de sempre. Isso é muito importante para que eu possa continuar trazendo um conteúdo de qualidade todos os dias para você. 

Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui preparado para usar esse aparelho da melhor forma possível. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!