Quanto tempo leva para cozinhar pinhão?

Nem todo mundo sabe quanto tempo leva para cozinhar pinhão, mas posso te garantir que você não vai gastar nem uma hora do seu dia. Aqui eu vou te contar o tempo exato e te ensinar a melhor forma de cozinhar. 

Essa é uma semente brasileira que pouca gente sabe preparar. Por não ser tão conhecida, nem todo mundo conhece os benefícios que ela tem para nossa saúde, tantos que ela é usada por muitos atletas por conta do seu teor calórico. 

Se você quiser conhecer um pouco mais desse alimento da cultura brasileira, fique até o final desse artigo que eu tenho certeza que vai gostar e vai sair daqui mais do que satisfeito. 

Vamos lá!

Como cozinhar pinhão


Quanto tempo leva para cozinhar pinhão

Aqui não tem segredo! A única recomendação é cozinhar em uma panela de pressão. Por ser uma semente bem dura, não tem como cozinhar pinhão rápido, então a melhor opção é que seja sob pressão mesmo. 

Como eu disse, é bem simples! Basta colocar em uma panela de pressão, cobrir com água e adicionar 1/4 de xícara de sal para 1 kg de  semente e misturar bem. Depois é só fechar a panela, esperar a pressão pegar e contar 40 minutos em fogo alto. Agora é só descascar e está pronto seu pinhão!

Conheça os benefícios do pinhão


São tantos benefícios que nem sei por onde começar. Sei que você vai gostar e seu organismo mais ainda. 

Considerada uma ótima fonte de energia, principalmente para crianças em fase de desenvolvimento, o pinhão surpreende por suas propriedades. 

Veja abaixo:

  • Protege o sistema cardiovascular: Essa semente tem o poder de proteger o sistema cardiovascular por ser rico em potássio. Ele consegue diminuir o efeito do sódio em nosso organismo, aliviando assim a tensão nas paredes dos vasos sanguíneos, controlando a hipertensão.

  • Auxilia na digestão e saciedade: Quando o pinhão é ingerido e levado ao estômago ele cria um tipo de gel que atrasa o tempo de digestão, causando saciedade por mais tempo. Isso por serem ricos em fibras, acaba por realizar uma absorção mais lenta dos nutrientes.

  • Regula o intestino: As fibras também são responsáveis por regular o intestino já que retém uma quantidade maior de água.

  • Melhora o funcionamento cerebral: Também é uma fonte de vitaminas do complexo B que ajuda no funcionamento do cérebro, ajudando no raciocínio e na memória.

  • Faz bem para visão: O pinhão possui um antioxidante chamado luteína que é muito importante para evitar a degeneração macular causada pelo envelhecimento  e diminui o risco de catarata.

  • Indicado para tratamento de anemia: Por conter uma quantidade de cobre que auxilia na absorção do ferro que é encontrado na semente, o pinhão pode ser indicado como lanche para pessoas anêmicas. 

Eu poderia fazer uma lista grande dos benefícios que essa semente traz ao nosso corpo, mas acredito que já te convenci que ela é uma boa opção, não é?

Como posso consumir pinhão


As duas opções de consumo da semente é através do cozimento ou assando na brasa. Você pode adicionar em receitas de arroz, carne cozida e até sopas. Existem diversas possibilidades para usar o pinhão, basta ter criatividade e experimentar. 

No Sul do Brasil existe um costume de reunir a família e assar pinhão, mais ou menos como os americanos fazem com o marshmallow, só que a nossa opção é bem mais saudável. 

Para queimá-lo dessa maneira, é só envolver eles em ramos secos da própria planta e atear fogo. Lembre-se que isso precisa ser feito em um espaço aberto, já que vai criar uma espécie de fogueira. Depois é só descascar a semente e comer quentinha. Além de ser uma experiência super legal, é uma delícia!

Como fazer farinha de pinhão


não tem como cozinhar pinhão rápido

Você sabia que é possível substituir a farinha de trigo por uma opção bem mais saudável como a farinha de pinhão? Para pessoas intolerantes a glúten essa é uma ótima opção para facilitar o acesso a algumas receitas que obrigatoriamente levam farinha de trigo. 

Primeiro é necessário realizar uma higienização na semente. Lave com bastante água corrente. Depois asse as sementes normalmente! Pode ser na brasa ou como te expliquei acima. Quando finalizar é só descascar e triturar. 

Se depois de triturar você sentir que está molhada, você pode levar ao forno espalhada em uma camada de no máximo 5 mm até secar toda a água e depois triturar novamente. 

Com essa farinha é possível você fazer várias receitas como bolos, pães e biscoitos. Use sua imaginação e experimente!

Contraindicações dessa semente


Mesmo com tantos benefícios, não é todo mundo que pode ingerir essa semente sem preocupação. Por ela ser rica em diversos nutrientes, é comum que algumas pessoas tenham que prestar mais atenção antes de consumir. 

Como, por exemplo, pessoas que têm que controlar o consumo de carboidratos. Essa é uma semente riquíssima em carboidratos, para você ter ideia, 200 gr de pinhão pode conter até 86 gr de carboidratos. 

O mesmo vale para quem tem problemas renais e que está com potássio em alta. Nesse caso, o correto é buscar orientação médica para que seja aconselhado sobre qual a quantidade que é seguro ingerir.  

Ah, e por ser uma semente de alto teor calórico, quem está no processo de emagrecimento também é melhor evitar. 

Leia também: Como conservar abacate: Onde guardar depois de aberto?

Prepare seu pinhão!


Se você ainda não experimentou, corra para comprar e cozinhar seu pinhão, você vai adorar! Além de todos os benefícios que eu citei acima, o sabor é algo surpreendente!

Espero que tenha te ajudado com suas dúvidas.

Depois volta por aqui para me contar se gostou mesmo, tá certo?

Até a próxima!