Como temperar repolho?

Se você está procurando saber como temperar repolho, não deixe de acompanhar esse artigo que eu preparei para você. 

Aqui eu vou te contar quais são os principais temperos usados para adicionar sabor nessa verdura e também vou te esclarecer algumas dúvidas interessantes. Confira!

Saiba qual tempero combina com repolho


Como temperar repolho

O repolho é um ingrediente super versátil e nutritivo que pode ser utilizado de diversas maneiras na culinária.

Apesar da sua popularidade, eu sei que tem gente que fica na dúvida de como temperar o repolho e foi pensando nisso que eu resolvi trazer algumas sugestões para você. Acompanhe a seguir:

  • Cominho: Se você gosta de um toque picante, experimente temperar o repolho com cominho. Ele tem o poder de realçar o sabor natural do repolho. 
  • Páprica: Tanto a páprica doce quanto a defumada adicionam sabor e aroma ao repolho, especialmente quando utilizado em pratos assados ou grelhados.
  • Vinagre: O vinagre é um complemento clássico para o repolho, adicionando acidez e frescor aos pratos.
  • Mostarda: A mostarda em pó ou em grãos pode adicionar um sabor picante e refrescante ao repolho, deixando ele ainda mais interessante.
  • Alho: O alho picado ou em pó é um tempero versátil que intensifica o sabor do repolho quando adicionado durante o cozimento.
  • Gengibre: O gengibre fresco ou em pó adiciona uma nota picante e refrescante ao repolho, especialmente em pratos asiáticos.

Descubra como temperar repolho


Agora que você já sabe o que usar para adicionar sabor, chegou a hora de você aprender a temperar um repolho da forma certa. 

A primeira coisa que você precisa fazer é cortar o repolho, de preferência em fatias finas mas o formato pode variar de acordo com a receita que você pretende fazer.

Depois aqueça uma frigideira grande em fogo médio e adicione um pouco de óleo vegetal ou manteiga, e acrescente os temperos de sua escolha. 

Logo em seguida adicione o repolho cortado à frigideira e refogue por alguns minutos, misturando todos os ingredientes, até que fique macio, mas ainda crocante.

No final, experimente o repolho e ajuste os temperos conforme necessário.

O que fazer com repolho?


Para te deixar ainda mais inspirado, eu também resolvi te apresentar alguns pratos que dá para fazer com um repolho bem temperado. Confira a seguir:

  • Chucrute: Repolho fermentado com sal e temperos, que pode ser consumido como acompanhamento ou ingrediente em outros pratos.
  • Salada de repolho: Uma salada refrescante feita com repolho picado, cenoura ralada, maionese, vinagre e temperos a gosto.
  • Sopa de repolho: Uma sopa saborosa e nutritiva feita com repolho picado, batatas, cenouras, cebolas e caldo de galinha ou vegetais.
  • Repolho refogado: Repolho refogado com cebola, alho, tomate e temperos, servido como acompanhamento para carnes grelhadas ou assadas.
  • Repolho recheado: Folhas de repolho recheadas com uma mistura de carne moída, arroz, cebola e temperos, cozidas em molho de tomate.
  • Rolinhos de repolho: Folhas de repolho enroladas com uma mistura de carne moída, arroz, cebola e temperos, cozidas em molho de tomate ou caldo de carne.
  • Repolho gratinado: Repolho cozido em creme de leite, queijo e temperos, gratinado no forno até dourar.
  • Repolho com linguiça: Repolho cozido com linguiça defumada, batatas, cebolas e temperos, servido como prato único ou acompanhamento. 
  • Repolho agridoce: Repolho refogado com vinagre, açúcar mascavo, molho de soja e especiarias, para um sabor agridoce delicioso.
  • Repolho ao curry: Repolho cozido com cebola, alho, curry em pó, leite de coco e tomate, para um prato de inspiração indiana.

Como conservar repolho temperado?


Se você fez uma boa quantidade de repolho temperado e acabou sobrando, saiba eu dá para conservar essa na geladeira por até 4 dias. 

Primeiro você precisa saber que o repolho precisa estar completamente frio e é importante que ele seja armazenado em um recipiente hermético que vede bem para evitar contaminação. 

Pode congelar?


temperos que combinam com repolho

Sim! Caso você queira conservar essa sobra por mais tempo, também dá para congelar repolho temperado, embora sua textura possa mudar um pouco após o descongelamento. 

Para congelar repolho temperado, coloque essa sobra em sacos ou recipientes próprios para congelamento, removendo o máximo de ar possível antes de selar. 

Se o armazenamento for realizado da maneira correta, o repolho temperado pode ser deixado no congelador por até 3 meses. 

Na hora de descongelar, basta transferir o repolho do congelador para a geladeira uma noite antes de consumir. 

Leia também: Qual a diferença do repolho roxo para o branco?

Aproveite essas dicas!


Depois de descobrir como temperar repolho, não deixe de experimentar essas dicas que eu acabei de te passar. Eu tenho certeza que independente da sua escolha, você vai conseguir preparar um repolho delicioso para toda a sua família. 

Ah, não esquece de voltar aqui para me contar qual foi o tempero escolhido e para me dizer se você gostou do resultado final. Eu vou amar saber!

Obrigada pela sua companhia e atenção até aqui. Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais inspirado. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!