Cozinhar milho com sal endurece? Descubra se é verdade ou não

Quer saber se cozinhar milho com sal endurece? Então não deixe de acompanhar esse artigo que preparei para te contar a verdade sobre isso. 

Além disso, eu também vou te passar algumas dicas que vão te ajudar a preparar um milho cozido super macio de forma simples e rápida. Confira!

É verdade que cozinhar milho com sal endurece?


Cozinhar milho com sal endurece

Você provavelmente já escutou por aí que adicionar sal na água do cozimento do milho antes dele ficar pronto pode deixar ele duro, mas será que isso procede mesmo?

A verdade é que não existe nenhuma pesquisa realizada que nos comprove isso, mas sabemos que na prática diversas pessoas já notaram que adicionar sal na água do cozimento do milho deixa ele mais rígido que o normal.

O mais indicado é que você adicione o sal apenas quando finalizar o cozimento por completo do milho e pode ficar tranquila que não vai ficar sem sal. 

A quantidade de sal colocada e o tempo de descanso desse milho vai garantir que ele fique salgado na medida correta.

Para uma panela grande e cheia, adicione pelo menos 2 colheres de sopa de sal e deixe ele descansar nessa água por pelo menos 20 minutos. 

O que fazer para deixar o milho macio?


Além de não adicionar sal na água do cozimento, existem mais dois segredos que podem te ajudar a cozinhar um milho na consistência correta. 

A primeira dica é adicionar uma colher de açúcar na água do cozimento desse milho. O açúcar além de deixar o milho mais macio, também vai adicionar sabor ao seu legume. 

Outra coisa que você também pode fazer para deixar o milho cozido macio é adicionar um pouco de leite líquido nessa água. O leite possui substância que ajuda a amolecer não só o milho, mas carnes também. 

Descubra o que fazer com o milho duro


Se você cozinhou milho aí na sua casa e depois reparou que ele não ficou com uma consistência agradável, não se preocupe. Você não vai precisar jogar ele fora dessa vez. 

Existem diversas receitas que você pode utilizar esse milho sem que sua textura atrapalhe no resultado final do prato. Na verdade, você pode substituir o milho em lata por ele em qualquer receita. 

Você pode preparar bolos, pães, mingau, cremes e até mesmo sobremesas com esse milho endurecido. 

O que não pode é desperdiçar!

Como conservar milho por mais tempo?


Você sabia que dá para conservar milho no congelador? Isso mesmo! O ideal é que você utilize vasilhas plásticas ou aqueles sacos voltados para o congelamento de alimentos. 

Existem duas formas de guardar esse milho no congelador.  A primeira é congelando ele inteiro. A grande desvantagem é que assim você vai ocupar bastante espaço no seu congelador.

A outra forma é debulhando os grãos e armazenando eles em um recipiente com tampa que vede bem. Dessa forma você consegue aproveitar melhor o espaço disponível. 

Respeite o tempo de cozimento


porque o milho fica duro

Essa é uma dica que faz toda a diferença no resultado final. Assim como adicionar sal na água de cozimento deixa o milho endurecido, ultrapassar o tempo de cozimento também resulta na mesma coisa. 

E caso isso aconteça, eu sinto em te dizer, mas não tem como reverter a situação. 

O tempo ideal para cozinhar milho em uma panela comum é de no máximo 1 hora. Agora, se você está pensando em cozinhar ele em uma panela de pressão, saiba que o tempo de cozimento é bem menor! São necessários no máximo 15 minutos depois que a água ferve para que o milho alcance a textura correta. 

Leia também: Mandioca que não precisa cozinhar para fritar

Coloque essas dicas em ação!


Acredito que agora que você já sabe que cozinhar milho com sal endurece, ficou mais fácil para preparar essa delícia aí na sua casa, não é mesmo?

Então não deixe para depois. Comece separando tudo que você vai precisar para fazer isso e coloque as mãos na massa. Eu tenho certeza que vai dar tudo certo!

Eu espero que esse artigo tenha te ajudado a encontrar o que você estava buscando. 

Também preciso te agradecer pela sua companhia e atenção até aqui.

Te desejo boa sorte e até a próxima!