Tem que tampar o pudim com papel alumínio? Veja se é preciso

Por acaso você está procurando saber se tem que tampar o pudim com papel alumínio? Então acredito que esse artigo foi feito especialmente para você. 

Aqui eu vou tirar essa e outras dúvidas que vão facilitar muito a sua vida na hora de preparar essa sobremesa deliciosa. Além disso, lá no final eu vou te apresentar uma receita de pudim diferenciada para você preparar aí na sua casa. Acompanhe!

Descubra se tem que tampar o pudim com papel alumínio


tem que tampar o pudim com papel alumínio

Caso você tenha reparado, a maior parte das receitas de pudim que encontramos na internet pede que você cubra sua forma de pudim com papel alumínio antes de levar ao forno, mas será que isso é realmente obrigatório?

A verdade é que não é 100% necessário, mas cobrir a forma com papel alumínio vai fazer com que seu pudim asse uniformemente e também vai diminuir o tempo de forno. 

Mas caso você não tenha papel alumínio disponível no momento ou simplesmente não queira usar, saiba que também é possível fazer pudim sem papel alumínio. 

Como fazer pudim sem papel alumínio?


Como eu acabei de te falar, o papel alumínio vai fazer com que seu pudim tenha um cozimento uniforme, mas se você quer evitar o uso do papel alumínio, eu aconselho a diminuir a temperatura do seu forno. 

Geralmente, a maioria das receitas indicam que você leve o pudim ao forno pré aquecido em 200º. Para fazer ele sem o papel alumínio, eu indico que você diminua a temperatura para no máximo 160º. 

O cozimento em baixa temperatura vai fazer com que ele alcance a textura perfeita, mas é importante lembrar que o tempo de forno será maior. 

Como saber se o pudim está no ponto certo?


Essa é uma questão tão comum e é um dos principais motivos para uma receita de pudim desandar. 

Não sei se é pela falta de experiência na cozinha ou pela ansiedade de experimentar essa sobremesa, mas a verdade é que é normal deixar o pudim fora do ponto e na hora de desenformar ele acabar desabando. 

Caso você tenha respeitado o tempo de cozimento indicado na sua receita, mas ainda assim você está na dúvida, eu aconselho você a fazer o teste do palito. 

Use um palito de dente ou até mesmo a ponta de uma faca para espetar bem no centro do pudim. Caso ele saia limpo, é porque chegou a hora de tirar seu pudim do forno.

Se o palito sair sujo, deixe um pouco mais e repita o teste. 

Qual o lado correto do papel alumínio?


pudim com papel alumínio

Se você decidiu usar o papel alumínio para assar seu pudim, saiba que de nada vai adiantar usar ele no lado errado. 

Isso mesmo! Caso você não tenha reparado, o papel alumínio possui 2 lados e para funcionar como deve, é necessário usar ele na posição correta. 

Por isso, lembre-se sempre que o lado brilhante precisa estar voltado para dentro da forma. Isso porque esse é o lado que mais reflete calor para a comida, ajudando a cozinhar uniformemente.

Sem contar que o lado brilhante possui um tratamento que evita que a comida grude nele, caso encoste. 

Espere esfriar!


Essa é uma dica super clichê, mas eu tenho certeza que ainda tem gente que erra nessa hora. 

Todo mundo sabe que a forma certa de desenformar o pudim é esperando ele esfriar completamente. Tanto que essa é uma das principais instruções nas principais receitas. 

O mais indicado é que você deixe ele na geladeira por pelo menos 2 horas. Além de esfriar o pudim mais rápido, isso vai fazer com que ele alcance a textura ideal para desenformar. 

Conheça essa receita de pudim sem papel alumínio


Se a sua ideia é preparar uma receita de pudim sem usar o papel alumínio, eu acredito que esse vídeo que eu vou deixar logo abaixo vai te ajudar muito. 

Nele você vai acompanhar o passo a passo de uma receita incrível e super simples. Confira:

Leia também: Pudim sem leite condensado

Aproveite essas dicas!


Agora que você já descobriu se tem que tampar o pudim com papel alumínio, não perca mais tempo. Aproveite essas dicas e essa receita que eu acabei de te apresentar e comece a preparar essa delícia aí na sua casa. 

Eu tenho certeza que você vai se surpreender com o resultado!

Antes de ir eu não poderia deixar de te agradecer pela sua companhia e principalmente pela sua atenção. Eu realmente espero que essas informações que eu te trouxe tenham te ajudado de alguma maneira. 

Te desejo sorte e até a próxima!