O que fazer quando a massa do acarajé ficar mole?

Você está procurando saber o que fazer quando a massa do acarajé ficar mole? Então eu acredito que esse artigo pode te ajudar muito. 

Aqui você vai descobrir um truque perfeito para salvar essa massa e eu também vou te passar algumas dicas e receitas deliciosas. Confira!

Descubra o que fazer quando a massa do acarajé ficar mole


O que fazer quando a massa do acarajé ficar mole

O acarajé é um quitute muito popular aqui no Brasil, principalmente na Bahia e para preparar ele em casa tem que saber o que está fazendo, mas ainda assim pode acontecer alguns imprevistos no meio do caminho e é importante que você saiba como contorná-los. 

Se você errou no ponto e a massa do acarajé ficou mole, saiba que existe um truque para corrigir isso.

A base da massa de acarajé é feita com feijão fradinho, então caso você tenha errado na proporção de água na sua receita e sua massa ficou mole, adicione um pouco mais de feijão fradinho para dar mais consistência. 

Esse ingrediente vai ajudar a equilibrar a textura, deixando a massa mais firme, mas lembre-se de ajustar nos outros ingredientes como sal e cebola. 

Conheça a origem dessa receita


Se você já comeu sabe que esse é um prato muito saboroso e que carrega um histórico importante dentro da culinária. O acarajé é uma receita tradicional da culinária afro-brasileira, especialmente conhecida na Bahia.

Sua origem aqui no Brasil teve início no período colonial, sendo uma herança deixada pelos povos africanos trazidos como escravos mas que também possui influências indígenas.

Na região da África Ocidental, onde hoje se encontra a Nigéria, é possível experimentar um prato muito parecido que se chama “akara”. Ele é feito de feijões, cebola e especiarias e acredita-se que foi inspiração para o nosso famoso acarajé. 

No período colonial até os dias atuais, as mulheres que preparam esse alimento são conhecidas como “baianas de acarajé”. Elas são responsáveis por manter as tradições e práticas religiosas africanas, já que o acarajé também é utilizado como oferenda em rituais do candomblé. 

Experimente essa receita de acarajé


É claro que eu não ia sair daqui sem antes te apresentar uma receita de acarajé para você experimentar aí na sua casa. 

Se você mora na Bahia, tudo é um pouco mais fácil, pois você terá acesso a locais que vendem a base da massa do acarajé já pronta, só para você bater junto com os temperos em casa. Além disso, você também tem acesso a um azeite de dendê de qualidade. Esse é um ingrediente importante no preparo da massa. 

Mas caso você esteja fora da Bahia, saiba que também dá para preparar essa delícia. Abaixo eu vou deixar uma receita de acarajé do zero para você experimentar. Confira!

 

Dá para congelar acarajé?


Se você fez uma grande quantidade de acarajé e está pensando como conservar ele, eu preciso te falar que se ele já passou pela fritura o congelamento não pode ser feito. A textura da massa não se comporta bem, sem contar que o sabor do azeite não fica legal. 

Agora se você preparou a massa e acabou sobrando, saiba que dá sim para congelar massa de acarajé crua, mas é importante que você faça isso da maneira correta. 

A primeira coisa deve ser porcionar a massa em quantidades que você tem costume de usar. Em seguida armazene em um recipiente hermético ou aqueles sacos próprios para congelamento. 

Quanto tempo a massa do acarajé pode ficar no congelador?


O que fazer quando a massa do acarajé desanda

Se o congelamento for realizado da maneira correta, essa massa pode ser mantida no congelador por até 3 meses. 

Na hora de descongelar, basta deixar a massa em temperatura ambiente por alguns minutos, bater de novo e fritar conforme a sua receita.

Leia também: 1 kg de vatapá serve quantas pessoas?

Não perca mais tempo!


Agora que você já sabe o que fazer quando a massa do acarajé ficar mole, o que falta para você começar a preparar essa delícia? Experimente essa receita que eu acabei de te apresentar. Eu tenho certeza que você vai adorar o resultado final. 

Ah, se por acaso você preparar mesmo esse prato, não esquece de voltar aqui para me contar se você gostou mesmo e qual nota você daria para ele. Eu vou amar saber!

Obrigada pela sua companhia de sempre e principalmente pela sua atenção. Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais inspirada e pronta para colocar a mão na massa. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!