Como saber o ponto da cocada de corte?

Se você está se perguntando como saber o ponto da cocada de corte, não deixe de acompanhar esse artigo que preparei especialmente para você. 

A cocada é um doce tradicional brasileiro, que tem suas raízes na culinária afro-indígena. Ela é feita principalmente à base de coco e açúcar, a cocada pode ser encontrada em diferentes variações e texturas, sendo a cocada de corte uma das mais populares. 

Aqui eu vou te passar algumas dicas para identificar o ponto certo e também vou te contar sobre essas variedades incríveis. Acompanhe!

Descubra como saber o ponto da cocada de corte


Como saber o ponto da cocada de corte

Se a sua ideia é preparar uma cocada caseira de corte, é importante que você saiba encontrar o ponto perfeito da textura para ter um bom resultado. 

Mas a verdade é que alcançar o ponto ideal para essa delícia pode ser desafiador para os iniciantes na cozinha. Essa cocada precisa ter uma textura firme e macia o suficiente para ser cortada em pedaços de tamanhos variados sem desmoronar. 

Uma maneira simples de testar o ponto é observar quando a cocada começa a desgrudar do fundo da panela e formar pequenos fios. 

Outro método é o teste da bola. Para isso coloque um pouco da mistura em um recipiente com água fria; se ela formar uma bola maleável, está no ponto.

Experimente essa receita de cocada de corte


É claro que eu não ia sair daqui sem antes te apresentar uma receita de cocada de corte para você experimentar aí na sua casa, não é mesmo? 

Essa cocada é super simples de preparar e utiliza apenas 3 ingredientes. Confira!

Ingredientes:

  • 500g de coco ralado;
  • 500g de açúcar refinado;
  • 200ml de água.

Modo de preparo:

  • Em uma panela grande, misture o coco ralado, o açúcar e a água;
  • Leve ao fogo médio e mexa constantemente até que o açúcar se dissolva por completo.
  • Continue cozinhando, mexendo até que a mistura atinja o ponto desejado;
  • Despeje a cocada em uma assadeira untada e deixe esfriar completamente;
  • Corte em pedaços do tamanho desejado e sirva.

Use coco fresco!


Para conseguir preparar uma cocada de qualidade, eu recomendo que você utilize um coco fresco nessa receita. 

Ele vai te ajudar a alcançar uma textura mais agradável e também deixar a cocada com um sabor incrível. 

Adicione outros ingredientes


Tem muita gente que gosta de inovar e para isso adicionam outros ingredientes para agregar tanto no sabor quanto na textura. 

Os ingredientes extras mais usados nessa receita são o leite condensado, o amendoim e as frutas secas, mas você pode usar a sua criatividade e agregar os ingredientes de sua preferência e assim criar novas variações de sabor.

Conheça os tipos de cocada


Além da cocada de corte tradicional, existem várias variações deste doce popular em diferentes regiões do Brasil e do mundo.

Abaixo eu vou te apresentar os principais tipos de cocada para você conhecer e experimentar aí na sua casa. 

  • Cocada mole: A cocada mole uma versão mais macia e cremosa e geralmente servida em potes.
  • Cocada queimada: Essa é feita com açúcar caramelizado, resultando em uma cocada com sabor mais intenso e cor mais escura.
  • Cocada de forno: Essa é uma cocada assada em forma de bolo, muitas vezes com uma textura mais densa e consistente.

Como conservar cocada de corte?


Você fez uma grande quantidade de cocada e agora está com dúvida de como conserva-la da maneira certa? Fique tranquilo pois esse é um processo super simples. 

Para manter a cocada fresca por mais tempo, é importante que você espere ela esfriar completamente antes de armazenar em um recipiente. Isso vai evitar que a umidade diminua a qualidade da sua cocada. 

Em seguida guarde-a em um recipiente hermético e deixe em temperatura ambiente. Dessa maneira a cocada pode durar até uma semana.

Dá para congelar?


Como saber o ponto da cocada

Se a sua ideia é conservar essa cocada por mais tempo, saiba que também dá para congelar ela, mas é importante fazer isso da maneira certa. 

Primeiro espere esfriar, corte a cocada em pedaços individuais e envolva em filme plástico ou papel alumínio. Em seguida, coloque os pedaços em um saco plástico selável e leve ao freezer. A cocada congelada pode ser mantida por até três meses. 

Na hora de consumir, descongele na geladeira durante a noite e sirva em temperatura ambiente.

Leia também: O que fazer quando a cocada não endurece?

Não deixe de experimentar!


Depois de te contar como saber o ponto da cocada de corte, eu tenho certeza que ficou mais fácil preparar essa delícia aí na sua casa. Então não perca mais tempo. Aproveite essas dicas e comece a preparar essa receita que eu acabei de te passar. Você vai adorar!

Ah, não esquece de voltar aqui para me contar como foi preparar essa cocada e também para me dizer qual nota você daria para ela. Eu vou amar saber!

Obrigada pela sua companhia e atenção até aqui. Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!