Como saber o ponto do doce de leite?

Hoje eu vou te ensinar como saber o ponto do doce de leite. Existem tempos diferentes para cada consistência e aqui você vai aprender tudo isso. 

Sem contar que também vou te apresentar uma receita de doce de leite da roça que vai te deixar com água na boca. Não deixe de conferir!

Conheça os pontos de doce de leite na panela de pressão


como saber o ponto do doce de leite

Dependendo da receita que você vai preparar, o tempo de preparo do doce de leite pode ser alterado. 

Na culinária existem pelo menos 4 pontos de doce de leite usados para produzir os mais variados tipos de doces. 

O ponto alcançado com 20 minutos de cozimento é o mais líquido. Muita gente nem considera ele um doce de leite, pois sua aparência lembra mais um leite condensado cremoso. 

Com 30 minutos você consegue obter um doce de leite cremoso com ponto para comer colher. Sua textura é super agradável e possui uma coloração de caramelo. 

Ao deixar seu leite condensado cozinhando por 40 minutos você também vai ter como resultado um doce de leite cremoso tradicional, mas com a tonalidade um pouco mais escura. O sabor não é alterado e ele é perfeito para utilizar em coberturas de tortas e bolos. 

Já com 50 minutos você tem um doce de leite bem escuro e com um sabor um pouco amargo no final que faz toda a diferença. É um doce menos enjoativo e é muito usado em receitas de banoffee

Agora se você pretende fazer seu doce de leite caseiro da forma mais tradicional, através da redução de leite com caramelo, confira as dicas abaixo!

Aprenda o que é ponto de fio e ponto de bloco


Antes de começar a preparar uma receita tradicional, é importante você pesquisar um pouco mais sobre o ponto do doce de leite. 

A técnica de ponto de fio e ponto de bloco é usada para diversos preparos de doces e cremes na culinária do mundo inteiro e ela pode te ajudar a nunca mais perder o ponto das suas receitas. Confira:

qual o ponto do doce de leite

Ponto de fio

Se você vai precisar de um doce de leite que não seja tão consistente, o ponto de fio é ideal para você. Nesse ponto, ao levantar a espátula a uma certa altura, o creme vai cair em um formato de um fio contínuo. 

Outra característica importante do ponto de fio é que quando passa pelo teste do copo de água você ainda consegue observar o creme se dissolvendo. 

Ponto de bloco

O ponto de bloco é usado quando você quer obter um doce de leite ou um creme mais consistente. Geralmente usamos para fazer recheios, coberturas ou até mesmo para comer de colher. 

Você consegue observar que o creme chegou nesse ponto quando você levanta a colher com uma certa quantidade de doce e ao virar ele vai em blocos grossos. 

Outra forma de confirmar o ponto de bloco é adicionando uma pequena quantidade de doce de leite ou creme em um copo com água e observar se ele vai se dissolver rapidamente. 

O ideal é que ele demore a derreter nessa água e se não foi isso que aconteceu com você, eu aconselho que deixe seu doce no fogo por mais alguns minutos. 

Receita de doce de leite da roça


Essa é uma receita bem tradicional para toda a família que utiliza leite da vaca para fazer um doce de leite super cremoso e saboroso. Se você não tiver acesso a esse tipo de ingrediente, pode fazer com o leite que você encontra no mercado que também funciona. 

Como eu te falei, essa é uma receita para uma família inteira, mas se você quiser fazer em uma quantidade menor, basta dividir a receita. Confira:

Ingredientes:

  • 15 L de leite 
  • 2 kg de açúcar

Para acompanhar o modo de preparo, não deixe de assistir o vídeo abaixo. 

 Leia também: Doce de feijão

Experimente essa receita!


Agora que você já aprendeu como saber o ponto do doce de leite, não deixe para experimentar essa receita em outro momento. Comece a preparar ela ainda hoje!

Ah, e não esquece de voltar aqui para me contar se você gostou do resultado final, tá certo? 

Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira. Obrigada pela sua companhia até aqui e boa sorte!

Até a próxima!