Quais legumes podem ser congelados?

Os legumes que podem ser congelados são: brócolis, cenoura, vagem, couve-flor, beterraba, abóbora, ervilha e mandioca. Basicamente, quase todos os legumes podem ser congelados, com exceção daqueles que possuem muito teor de líquido como o chuchu, pimentão, pepino, berinjela e tomate.

Há também alguns tipos de legumes que perdem totalmente sua característica quando são congelados ou levados à geladeira. É o caso da batata. Após descascar, deve ser imediatamente cozida, senão vai escurecer. Não é indicado congelar a batata cozida, pois perderá totalmente sua estrutura, ou seja, ficará molenga demais.

Entretanto, existem alguns cuidados extremamente importantes que você precisa tomar antes de levar esses ingredientes ao congelador. Fará toda a diferença na qualidade, textura e sabor. Confira só!

Como congelar legumes corretamente em 5 passos

1. Faça o processo de escaldar os legumes

Isso é muito importante, pois ajuda a firmar a estrutura dos alimentos, evitando que eles fiquem rígidos após o descongelamento. Assim, quando você descongelar, eles continuarão bem macios, prontos para qualquer receita.

Encha uma panela grande o suficiente para caber todos os legumes. Aguarde até que comece a ferver. Em seguida, adicione os legumes, mexa e aguarde levantar fervura novamente.

Caso sejam legumes mais sensíveis como abóbora, por exemplo, já pode desligar quando levantar fervura. Por outro lado, em caso de brócolis ou couve-flor, o indicado é deixar escaldar por cerca de 5 minutos apenas.

2. Aguarde esfriar completamente

Se você levar os legumes para congelar imediatamente, o pote vai encharcar de água, proveniente do vapor. Quando você colocar para descongelar, essa água vai entrar em contato com o alimento.

Resultado? Os legumes vão encharcar e ficarem muito mais moles do que você desejava. Portanto, aguarde esfriar completamente. Caso queira acelerar o processo, pode passar os legumes em água corrente.

3. Seque bem os legumes

Se você decidiu passar os legumes em água corrente para esfriarem mais rápido, terá que secá-los antes de levar para congelar. É o mesmo princípio de colocar os legumes quentes no pote. Não dá certo e formará muitos cristais de gelo.

Eu sugiro que você coloque esses legumes em um escorredor de macarrão. Assim, eles vão perdendo a umidade naturalmente. 😉

Leia também: Pode guardar comida quente na geladeira?

4. Guarde em saquinhos plásticos

Sabe aqueles saquinhos de feira? Podemos encontrá-los nos supermercados e são vendidos em rolos. Com ele, você pode guardar sobras de alimentos e levar os legumes para congelar. Muito prático, não é mesmo?

Não é interessante colocar diversos legumes juntos, a não ser que tenham a mesma textura como brócolis e couve-flor, por exemplo. Se você colocar brócolis com abóbora, por exemplo, a abóbora poderá soltar mais água durante o processo de descongelamento.

Isso significa que poderá encharcar o brócolis e fazê-lo perder todas as suas características e textura. Eu, particularmente, prefiro guardar tudo separado. Quanto mais organizado, melhor!

5. Não tem saquinhos?

Se você estiver desprevenido em casa, sem saquinhos plásticos, não tem problema. Basta escolher um pote de vidro, desde que tenha uma tampa hermeticamente fechada.

Outra opção é colocar em um prato ou em um recipiente de plástico que aguente a temperatura do congelamento e cobrir com plástico filme. É muito importante que os legumes fiquem bem fechados para não pegar cheiro nem gosto de outros alimentos que foram guardados na geladeira.

O que é o processo de branqueamento?

quais legumes podem ser congelados

Nada mais é do que ferver os alimentos e resfriar imediatamente. Eu já vi muitas pessoas utilizarem essa técnica e acho muito importante, principalmente para alimentos sensíveis. Geralmente é um pouco mais rápido do que o processo de escaldar.

No branqueamento, assim que a água atingir o ponto de fervura, retire os alimentos. Em seguida, são levados para uma tigela cheia de água com cubos de gelo. Isso vai interromper o processo de cozimento.

Quando estiverem bem geladinhos, deixe a água escorrer, seque os legumes e já pode levar para congelar. O branqueamento serve para selar o exterior do alimento e, assim, facilitar o processo de congelamento.

Podemos fazer isso com a batata e o chuchu. Por mais que sejam alimentos quase que proibidos para congelar, se você fizer o processo de branqueamento, pode preservá-los no congelador tranquilamente.

No caso da batata, como leva mais tempo para levantar fervura, o ideal é que você resfrie imediatamente em água corrente. Em seguida, pode colocar na água com gelo para dar o choque térmico na textura. Assim, ela vai ficar mais resistente ao cozimento, porém se manterá macia por dentro. 😉

Agora você já se tornou um verdadeiro expert em congelar alimentos, não é mesmo? Espero muito ter ajudado. Agora é só correr para a cozinha e colocar tudo em prática para agilizar ainda mais o seu dia a dia. Compartilhe as dicas em suas redes sociais. Tenho certeza de que ajudará muita gente! ♥


3 comentários em “Quais legumes podem ser congelados?”

Os comentários estão encerrado.