Pode congelar macarrão cozido? Veja como descongelar também

Você ficou na dúvida e quer saber se pode congelar macarrão cozido? Então não deixe de acompanhar esse artigo que preparei para tirar essa e outras dúvidas interessantes.

Aqui eu vou te passar dicas de como conservar suas massas e também vou te contar como descongelar elas. Não deixe de conferir!

Dá para congelar macarrão cozido?


Pode congelar macarrão cozido

Sim! Se você errou na quantidade de massa e agora não sabe o que fazer com o macarrão que sobrou saiba que você pode conservar essa sobra no congelador e utilizar em outro momento. 

É claro que para isso você precisa se atentar a alguns detalhes, mas é super possível congelar massas com ou sem molhos. Abaixo eu vou te passar mais dicas, acompanhe!

Por quanto tempo dá para conservar macarrão no congelador?


Acredito que essa foi a primeira dúvida que pairou na sua mente quando eu te disse que dá para congelar macarrão, não é mesmo? 

De acordo com especialistas, qualquer tipo de massa pode ser conservado por até 3 meses quando congelada nas condições corretas. 

O ideal é que ao congelar, você separe em porções individuais. Assim você retira apenas a quantidade que você deseja preparar no momento, fazendo com que o restante se mantenha conservado. 

Descubra como congelar macarrão


Você pode até achar que é só colocar em uma vasilha e jogar no congelador, mas eu te garanto que para manter seu macarrão é um bom estado de conservação é necessário tomar alguns cuidados. 

A primeira coisa que você precisa fazer é se atentar a deixar seu macarrão um pouco mais firme. Sendo assim, finalize o cozimento dele alguns minutos antes. Lembre-se que depois de descongelado, ele amolece um pouco mais e isso será necessário para alcançar a textura correta. 

Outra coisa que pode fazer com que seu macarrão se mantenha sem nenhuma alteração é congelar eles separadamente. Use uma forma de alumínio grande e faça uma camada sem deixar o macarrão grudado. Em seguida leve ao congelador e deixe por 2 horas. Depois é só porcionar e devolver ao congelador. 

Caso você esteja usado a massa espaguete, enrole ela em pequenos ninhos e congele eles separadamente. Depois é só armazenar as porções em sacos para congelamento. 

Adicione um pouco de azeite!


Antes de levar seu macarrão ao congelador, adicione um fio de azeite de boa qualidade e misture bem. 

Adicionar um tipo de gordura vai fazer com que sua massa se mantenha estável e hidratada ao mesmo tempo. Sem contar, que o azeite ainda agrega sabor no resultado final. 

Pode congelar macarrão com molho?


Se você já adicionou o molho no seu macarrão e só agora viu que vai sobrar uma boa quantidade, saiba que você também pode congelar o molho junto com a sua massa. 

O ideal é que tenha bastante molho, a ponto de cobrir toda a massa, mas caso não tenha, não tem problema. Se não cobrir adicione um fio de azeite por cima. 

E não esqueça que seu molho precisa estar completamente frio para só depois ser transferido para uma vasilha e levado ao congelador. 

Como descongelar macarrão cozido?


Pode congelar macarrão com molho

A verdade é que a hora de descongelar o macarrão é o que vai definir se você vai ter uma boa massa ou não. 

Caso sua massa esteja al dente, você pode descongelar ela no microondas ou diretamente na panela com uma água e sal. Lembrando que fazer isso vai amolecer um pouco mais a sua massa, então fique atento para não passar do ponto. 

Você também pode transferir sua massa para a geladeira e deixar que o descongelamento aconteça de forma natural. Isso vai demorar um pouco mais, mas acredito que essa seja a forma mais segura para quem não quer alterar a sua textura. 

Leia também: Macarrão para jantar

Aproveite essas dicas!


Agora que você já sabe que pode congelar macarrão cozido com ou sem molho, não perca mais tempo. Aproveite essas dicas que eu acabei de te passar e guarde essa sobra para utilizar em outro momento. Evite o desperdício!

Eu espero que essas informações que eu acabei de te passar tenha te ajudado de alguma maneira. Antes de ir eu não poderia deixar de te agradecer pela sua companhia e atenção. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!