Pode congelar lasanha? Veja se é melhor congelar crua ou assada

Você por acaso está procurando saber se pode congelar lasanha? Então acredito que essas informações que eu te trouxe hoje vão te ajudar bastante. 

Aqui eu vou te passar dicas importantes de armazenamento que vão te ajudar a conservar sua lasanha de forma adequada e por muito mais tempo. Confira!

Descubra se pode congelar lasanha


Pode congelar lasanha

Essa é uma pergunta muito fácil de responder: sim, você pode congelar lasanha!

Na verdade é uma das maneiras mais indicadas para conservar esse prato por longos períodos.

A melhor dica que você nunca deve esquecer e que faz toda a diferença na hora de consumir uma lasanha congelada é a utilização de ingredientes frescos. 

Não é recomendado que você utilize produtos que já foram congelados. Isso vai fazer com que a textura seja alterada quando a lasanha for  levada ao congelador, deixando o resultado final após o descongelamento um pouco desagradável. 

Como congelar lasanha: crua ou assada?


A verdade é que não existe diferença. Você pode congelar a sua lasanha crua ou assada que o resultado será o mesmo. 

A única recomendação é que, independente da forma que você pretende congelar essa receita, você vai precisar adicionar um pouco mais de molho do que o de costume.

Isso porque depois de congelada a massa e o molho acaba ressecando um pouco e quando você adicionar mais molho faz com que na hora de consumir ela esteja mais suculenta, como se tivesse feito na hora. 

Quanto tempo dura a lasanha congelada?


Assim como boa partes dos alimentos que podem ser congelados, a lasanha pode ser conservada por no máximo 3 meses no congelador. 

É claro que alguns recheios duram menos tempo e podem sofrer alteração com o passar dos dias e principalmente pelo contato com outros sabores.

Um belo exemplo são as lasanhas que são feitas com molho que utiliza creme de leite. Esse é um ingrediente que necessita de cuidados ao levar para o congelador pois ele pode adquirir aroma e sabor de outros pratos congelados no mesmo ambiente. 

Como armazenar lasanha no congelador?


Uma outra pergunta que sempre surge quando o assunto é congelar lasanha é sobre os recipientes adequados para armazená-la. 

O ideal é que você use um recipiente de vidro com tampa. Essa é uma das opções mais confiáveis, já que dessa forma é muito mais difícil da lasanha entrar em contato com qualquer outro alimento e também por ser mais prático na hora de descongelar e levar ao forno. 

Mas caso você não tenha essa opção aí na sua casa, você também pode usar vasilhas plásticas com tampas que vedam bem, mas é importante lembrar que na hora de levar sua lasanha para o forno você vai precisar retirar dessa vasilha e colocar em uma forma ou refratário e nesse processo sua lasanha pode desmoronar completamente. 

Se você optar por recipientes plásticos, eu indico que você desenforme a lasanha ainda congelada para que esse tipo de acidente não aconteça. 

Pode congelar lasanha em embalagem de alumínio?


Sim! E eu posso te garantir que essa embalagem vai facilitar muito a sua vida na hora de assar a sua lasanha. 

Geralmente essas embalagens são usada para armazenar lasanha que serão vendidas, mas você também pode usar elas para dividir sua lasanha em porções individuais de uma forma bem prática, mas lembre-se que esse tipo de embalagem não pode ir no microondas, sendo assim você vai ter que obrigatoriamente assar a lasanha no forno. 

Saiba como descongelar lasanha


descubra se pode congelar lasanha

Você sabia que para descongelar uma lasanha é necessário retirar ela do congelador bem antes de servir?

Isso mesmo! O indicado é que você transfira ela do congelador para a geladeira na noite anterior do dia que você pretende consumir ela. 

Dessa forma, o descongelamento vai ocorrer lentamente, sem alterar nenhuma característica da sua receita. 

Isso também vai ajudar a não deixar sua lasanha com as bordas ressecadas quando você retirar do forno. 

Depois de realizar esse processo de descongelamento lento, leve ao forno pré aquecido em 180º por pelo menos 35 minutos. 

Leia também: Melhores acompanhamentos para lasanha

Aproveite essas dicas!


Então agora que você já sabe que pode congelar lasanha, não perca mais tempo. Comece a preparar a sua receita favorita, porcione e congele ela. Assim você vai ter sempre almoço pronto e com a melhor qualidade. 

Eu espero que você aproveite bem essas dicas que eu acabei de te passar e que elas tenham facilitado um pouco mais a sua vida. 

Te agradeço pela sua companhia até aqui e te desejo boa sorte nesse preparo. 

Até a próxima!