Como deixar o feijão com grãos inteiros?

Deixar o feijão com grãos inteiros é bem mais simples do que você imagina: O segredo é deixar para salgar no final do cozimento! Nesse artigo vou te explicar o porquê e como evitar que ele se parta.

Esse é um dos alimentos mais antigos do mundo! No antigo Egito o feijão era cultuado como símbolo de vida e para os índios que viviam por aqui antes da colonização dos portugueses, esse era um dos principais alimentos e também servia como moeda de troca.

Fica comigo até o final e veja o que eu preparei para você!

Aprenda como deixar o feijão com os grãos inteiros

Como deixar o feijão com grãos inteiros

Sabemos que feijão é um dos pratos mais consumidos no Brasil. Tem gente que não passa um só dia sem comer essa iguaria, mas isso não significa que é qualquer pessoa que sabe como cozinhar feijão perfeitamente. 

Por mais que seja uma receita simples, existem alguns segredos para cozinhar um feijão com perfeição. 

Separei algumas abaixo para te apresentar:

1 – Escolha um bom feijão

A primeira dica que eu vou te passar é que você escolha o feijão com cuidado. Observe através da embalagem pela parte do plástico transparente qual o estado dos grãos. Busque por uma marca que ofereça um grão claro e limpo.

2 – Selecione os grãos

Um grande costume que eu tenho quando vou fazer feijão é ao iniciar o processo de cozimento, sempre selecionar os grãos que não devem ir para a panela. 

Jogo uma pouca quantidade em uma bancada e vou catando o que me serve. Aqueles grãos quebrados, furados e podres devem ser descartados.

3 – Deixe de molho

Essa é uma dica que vale ouro! Sempre deixe o feijão de molho antes de cozinhar pelo menos por 12 horas sempre trocando a água. Isso vai liberar o ácido fítico, responsável pelos gases produzidos com a ingestão do feijão, e também acelerar o processo de cozimento. 

4 – Deixe para acertar o sal no final

Para evitar que os grãos se partam, o segredo é deixar para adicionar o sal apenas no final do cozimento, caso precise porque aqui normalmente eu nem coloco sal. Por usar carnes salgadas e até mesmo a calabresa e o bacon, geralmente com o processo de cozimento o sal vai saindo e temperando o feijão. Então nem sempre tem a necessidade de adicionar no final. 

Nunca coloque sal na água quando o feijão estiver de molho ou no início do cozimento. O sal tem o poder de quebrar a casca do feijão, dando mais facilidade para ele se partir ao meio. 

Como fazer um feijão bem temperado

porque o feijão solta a casca

Turbine seu tempero! Essa é uma dica que aprendi em um curso e que faz toda a diferença no final. Antes eu fazia um tempero para o feijão, colocava na panela, esperava cozinhar e pronto. Finalizado. 

Só que agora eu faço um pouco diferente. Mantenho esse mesmo processo, mas sempre deixo um pouco de calabresa para no final adicionar mais um tempero.

Nesse tempero eu coloco alho, cebola, pimenta do reino, folha de louro e extrato. Além da calabresa que deixei reservada para esse segundo tempero – se preferir pode ser bacon também. 

Em outra panela eu misturo tudo e refogo bastante! Quando essa mistura estiver pegando no fundo, eu adiciono uma ou duas conchas do caldo do feijão, raspo o fundo da panela e depois misturo ao feijão e deixo ferver. 

Acredite que esse segundo tempero vai transformar seu simples feijão em um feijão de respeito. Experimente!

Leia também: Quanto tempo deixar depois que o feijão pega pressão?

Não deixe para depois!

Agora que você já sabe como deixar o feijão com grãos inteiros, não deixe para depois. Selecione os ingredientes que você vai usar e comece agora mesmo a preparar seu feijão. 

Experimente essas dicas que eu te passei que eu tenho certeza que você vai ter um ótimo resultado e vai se surpreender. 

Não esqueça de voltar aqui para me contar se deu tudo certo, tá bom?

Boa sorte!