Pode fazer farofa com farinha de rosca?

Se você está se perguntando se pode fazer farofa com farinha de rosca, não deixe de acompanhar esse artigo que eu preparei especialmente para você. 

A farofa é um prato típico da culinária brasileira, conhecido por sua versatilidade e sabor único. Tradicionalmente, a farofa é feita com farinha de mandioca, mas é possível prepará-la com outros tipos de farinha, incluindo a farinha de rosca. 

Abaixo eu vou te contar o passo a passo para fazer isso e também vou tirar algumas dúvidas interessantes. Confira!

Descubra se pode fazer farofa com farinha de rosca


Pode fazer farofa com farinha de rosca

A verdade é que dá sim para fazer farofa com farinha de rosca. Esse é um tipo de farinha que é feita a partir do pão triturado e por isso acaba sendo uma alternativa interessante.

Além dela adicionar uma textura diferente, a farinha de rosca também acrescenta um sabor levemente adocicado à farofa, tornando o prato ainda mais incrível.

Faz mal comer farinha de rosca?


Não, não há nenhum problema em consumir farinha de rosca em quantidades moderadas. Como eu já mencionei, a farinha de rosca é feita a partir de pão torrado ou assado, que é triturado em uma consistência semelhante à farinha. Ela não oferece riscos à saúde quando consumida com moderação.

É importante que antes de consumir você observe a validade da farinha de rosca e também as suas características. Caso encontre algum mofo, descarte.

Dá para fazer farinha de rosca em casa?


Por acaso você só consegue encontrar farinha de rosca em supermercados e não está satisfeito com a qualidade dela? Então você precisa saber que também dá para fazer farinha de rosca em casa e o melhor é que é super fácil de fazer.

A primeira coisa que você precisa fazer é escolher os pães que pretende usar. Busque aqueles levementes amanhecidos  e frescos. Os pães como pão de forma, pão de milho e pão francês.

Depois corte os pães em fatias finas e coloque-as em uma assadeira. Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 10 a 15 minutos, ou até que as fatias estejam completamente secas e crocantes.

Agora espere esfriar por alguns minutos e, em seguida, triture em um processador de alimentos ou liquidificador até obter uma textura fina e semelhante à da farinha.

Armazene a farinha de rosca caseira em um recipiente hermético em local fresco e seco por até algumas semanas.

Qual a melhor farinha para fazer farofa?


É importante que você saiba que a escolha da melhor farinha para fazer farofa depende do seu gosto pessoal e da textura desejada. 

Existem diversos tipos de farinhas disponíveis e que podem ser usadas para fazer farofa, mas aqui no Brasil a mais utilizada é a farinha de mandioca. Ela oferece uma textura crocante e é super fácil de preparar.

Pode congelar farofa?


Por acaso você fez uma grande quantidade de farofa e acabou sobrando? Então eu preciso te dizer que sim, dá para congelar essa sobra mas é importante fazer isso da maneira correta. 

Primeiro espere até que a farofa esfrie completamente. Depois disso, transfira a farofa para um recipiente hermético e próprio para congelamento.

Caso queira, também dá para armazenar em um saco plástico que possa ir para o congelador.

Quanto tempo a farofa pode ficar no congelador?


Pode fazer farofa com farinha de milho

Se o congelamento for realizado da maneira certa, a validade dessa farofa pode ser bem longa. 

De acordo com as pesquisas que eu realizei, a farofa pode ser mantida no congelador por até 2 meses, sem perder suas principais características. Após esse período, ela ainda pode ser consumida, mas a sua textura e sabor podem ser alterados.

Ah, e não esqueça de adicionar uma etiqueta com a data do congelamento. Isso vai te ajudar a acompanhar melhor a validade dos alimentos.

Na hora de descongelar, basta transferir para a geladeira na noite anterior e na hora de consumir aquecer em uma frigideira ou no microondas. 

Leia também: Farofa para rechear frango

Experimente essas dicas!


Agora que você já sabe que pode fazer farofa com farinha de rosca, não perca mais tempo. Aproveite todas essas informações que eu trouxe para você e experimente aí na sua casa. Eu tenho certeza que você vai adorar essa farofa feita com farinha de rosca. 

Ah, não esquece de voltar aqui para me contar se você gostou ou não dessa experiência e qual nota você daria para ela. Eu vou amar saber!

Antes de ir embora eu preciso te agradecer pela sua companhia e atenção. Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e sigo torcendo para que você saia daqui ainda mais inspirado e com todas as suas dúvidas esclarecidas. 

Te desejo boa sorte e até o próximo artigo!