Arroz biro biro: Receita, origem e acompanhamentos

Nesse artigo vamos falar sobre o arroz biro biro e você vai sair daqui sabendo de onde ele surgiu, quais os acompanhamentos mais combinam com ele e uma receita maravilhosa que vai te deixar com água na boca. Confira!

Onde surgiu o arroz biro biro?


arroz biro biro simples

Essa receita é o resultado de uma reclamação feita por um jornalista em uma churrascaria em São Paulo. 

O jornalista perguntou porque o arroz que era servido como acompanhamento era tão simples e perguntou se não podiam servir algo mais elaborado. 

Foi aí que o chef retornou para a cozinha e criou um arroz com pedaços de ovos fritos. Quando esse novo arroz foi servido, o acompanhante do jornalista fez a sugestão de adicionar a batata palha. 

O nome veio de uma brincadeira de um outro cliente que comparou o arroz com o ovo e batata palha com o cabelo do jogador Biro Biro. 

Dessa forma, a nova receita virou uma tradição na churrascaria, que criou o diferencial de realizar o preparo na frente dos clientes. 

Qual o melhor acompanhamento para o arroz biro biro?


Que arroz combina com quase tudo, a gente já sabe, mas esse preparo é diferente. Por conter ingredientes adicionais e que possuem sabores fortes, não é com qualquer coisa que vai bem. 

A combinação perfeita é com carnes grelhadas. Um filé na chapa ou uma picanha assada formam a dupla perfeita com o arroz biro biro.

Além disso, uma farofa e uma salada de vinagrete também são acompanhamentos que valem a pena investir. 

Receita de arroz biro biro


arroz biro biro

Ingredientes: 

  • 2 xícaras de arroz cozido
  • 200 gramas de bacon picado
  • 3 ovos
  • batata palha a gosto
  • cheiro verde a gosto

Modo de preparo:

  • A primeira coisa que você precisa fazer é fritar o bacon até que ele solte sua gordura. Depois que o bacon ficar crocante, retire e reserve deixando a gordura. 
  • Agora é a hora dos ovos, eles precisam está levemente batidos. Adicione na gordura e mexa levemente. O segredo do ovo é que ele não pode ficar muito duro ou seco. 
  • Depois junte todos os ingredientes, inclusive o arroz. 
  • Experimente para saber se precisa de sal e seu arroz biro biro está pronto para servir. 

Leia também: Como tirar o gosto de queimado do arroz

Experimente essa receita!


Essa receita de arroz é uma delícia! Eu realmente espero que você experimente e se apaixone!

Além disso, é super econômica. Você não gasta quase nada para fazer ele. Então, separe os ingredientes e comece a preparar agora mesmo.

Ah, não esquece de voltar aqui e me contar se gostou, tá bom?

Até a próxima!