Pode empanar coxinha com farinha de trigo? Veja se dá certo substituir

Praticamente todo mundo sabe que a farinha de rosca é a mais utilizada quando o assunto é empanar. Mas, a verdade é que a farinha de trigo é muito mais consumida e consequentemente mais presente nas cozinhas brasileiras. Hoje você vai saber se pode empanar coxinha com farinha de trigo.

A coxinha é aquele tipo de salgado que dificilmente você vai encontrar alguém que não goste. Entretanto, como é um preparo frito, se não feito de forma correta corre o risco do alimento ficar encharcado de gordura e sem a crocância característica, que faz toda a diferença.

Por isso mesmo que empanar o quitute é recomendado. Mas não se preocupe, hoje vamos esclarecer essa e outras dúvidas sobre o assunto para você fazer uma coxinha perfeita! Curtiu? Tem muito mais! Vem com a gente e continue a leitura.

Você pode se interessar em ler também:

Pode empanar coxinha com farinha de trigo? Veja se dá certo substituir

empanar coxinha com farinha de trigo

Sim! Você pode empanar coxinha com farinha de trigo e ter excelentes resultados se souber preparar adequadamente.

Isso porque a mistura feita para esse processo cria uma “barreira” no salgado que, ao entrar em contato com o óleo quente, forma uma casquinha crocante rapidamente, protegendo o interior do alimento. Com isso, evita-se que a coxinha acabe absorvendo o óleo, deixando a massa leve e macia por dentro.

Talvez você tenha tentado fazer esse processo antes e não conseguiu um bom resultado, como por exemplo, a casquinha superficial do quitute formada pelo trigo se soltar e não aderir devidamente a massa, ficar grossa, ou mesmo não ter muita diferença no resultado.

Entretanto, com alguns truques e dicas você vai conseguir fazer deixar a sua coxinha crocante, mesmo utilizando a farinha de trigo para empanar. Confira o que você vai precisar para o processo.

Como preparar a mistura com farinha de trigo para empanar?

O que você vai precisar:

  • 01 litro de água filtrada;
  • 300 gramas de farinha de trigo;
  • 01 colher de sopa de vinagre de maçã;
  • Farinha de trigo para empanar.

Modo de preparo:

É bem simples! Basta misturar os três primeiros ingredientes, utilizando um liquidificador ou mixer, para que tudo fique homogêneo e depois despeje num recipiente. O legal é ter uma peneira para agilizar o processo, já que você pode colocar uma porção para receber esse banho na mistura de uma vez.

De qualquer forma, passe todas as coxinhas nessa mistura e logo após na farinha seca, mas atenção, deve-se formar uma camada fina, cuidado com excessos para essa “casquinha” não ficar grossa depois de frita.

Para que dê tudo certo é imprescindível que você espere o óleo estar muito quente. Para ter certeza que está na hora de colocar o alimento, você pode fazer um teste usando um palito de fósforo. Coloque a ponta no óleo, caso ele acenda significa que está na hora!

Depois disso, deixe a porção fritar por um tempinho antes de mexer. Quando estiverem douradas, retire do óleo e deixe escorrer a gordura na peneira de fritura. Ou coloque em um recipiente com papel toalha para que o excesso de óleo seja absorvido.

Bom, agora que você já sabe que pode empanar coxinha com farinha de trigo, devemos mencionar que, apesar de se conseguir bons resultados seguindo esse passo a passo, sem dúvidas, se você substituir no processo final a farinha, ou seja passar as coxinhas na farinha seca de rosca, o empanado ficará melhor.

Isso porque a farinha de rosca é especificamente utilizada para essa finalidade e garante um quitute super crocante.

É, talvez você não tenha essa ingrediente disponível aí na sua casa, mas você sabia que pode fazer a sua própria farinha de rosca? É bem simples e utiliza um único ingrediente: pão.

Vamos conferir como fazer?

Como fazer farinha de rosca em casa?

https://www.youtube.com/watch?v=gHR69YUemt4&ab_channel=IsamaraAm%C3%A2ncio

Conclusão

Em resumo, você pode empanar coxinha com farinha de trigo e conseguir um bom resultado, mas o ideal é de fato utilizar a farinha de rosca para que o preparo fique perfeito. Mas, agora com essa receita ficou tudo mais fácil, não é? É muito simples obter esse ingrediente!

Experimente aí na sua casa e depois conta para a gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber a sua opinião.

Bom, espero que as informações e as dicas tenham sido úteis para você e que as suas dúvidas sobre o assunto tenham sido esclarecidas.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima.