Pode congelar berinjela? É melhor crua ou cozida?

Quer saber se você pode congelar berinjela? Então não deixe de acompanhar esse artigo que preparei especialmente para você. 

Nele eu vou te contar não só como congelar berinjelas como também vou te passar dicas super legais para preparar esse legume. Confira!

Dá para congelar berinjela?


pode congelar berinjela

Sim! Inclusive essa é uma das técnicas mais utilizadas para conservar esse legume por mais tempo. 

É claro que para isso você precisa se atentar a algumas coisas antes de de fato congelar o legume, mas eu posso te garantir que você terá berinjela com uma ótima textura e sabor por muito tempo. 

Abaixo eu vou te contar o que você precisa fazer para congelar a berinjela da forma correta. Não deixe de acompanhar.

Quanto tempo dura no congelador?


A verdade é que a validade da berinjela no congelador pode variar de acordo com a forma que você armazenou ela. 

Esse tempo pode ser de no máximo 9 meses, caso você armazene em recipientes normais e sobe para 14 meses, se você utilizar embalagens a vácuo. 

Enquanto isso, manter a berinjela na parte de baixo da geladeira faz com que ela não ultrapasse 3 dias em bom estado. 

É melhor congelar a berinjela crua ou cozida?


Acredito que essa seja uma dúvida sua também, não é mesmo?

Para falar a verdade, você pode congelar ela das duas formas, tanto crua quanto cozida, mas quando ela é levada ao congelador ainda crua ela dura mais tempo. 

Se você preparou uma receita com berinjela e acabou sobrando, guarde no congelador, mas saiba que ela só vai durar por 3 meses. 

Enquanto o legume ainda cru dura por até 14 meses, como eu acabei de mencionar. 

Como congelar a berinjela crua?


Não pense que basta colocar o legume no congelador e pronto. 

Para congelar a berinjela da forma certa, você vai precisar escaldar ela antes. 

Para isso coloque uma panela de água para ferver e enquanto isso corte a berinjela em pedaços menores.

Quando a água levantar fervura, mergulhe esses pedaços e deixe por 4 minutos. Em seguida transfira a berinjela para uma bacia com água e gelo e deixe por mais 4 minutos. 

Depois é só esperar secar, embalar e levar para o congelador.

Como guardar a berinjela?


O recipiente que você vai guardar a sua berinjela no congelador é muito importante para que ela se mantenha com a mesma textura, mesma cor e mesmo sabor. 

Você pode guardar tanto em vasilhas plásticas quanto em recipientes de vidro, mas o mais indicado é que ela seja armazenada em um recipiente a vácuo. 

Isso mesmo! A ideia é evitar que o ar entre em contato com a berinjela para que não queime o legume. Existem alguns sacos próprios para congelamento que possuem o sistema a vácuo e eles são perfeitos para isso. 

Mas independente do recipiente usado, sempre deixe ele na parte mais fria do seu congelador. Isso vai manter a qualidade do legume por mais tempo. 

O que fazer para a berinjela não escurecer?


como congelar berinjela

Se você já realizou algum tipo de receita com esse legume, com certeza reparou que se você deixar ele cortado em temperatura ambiente, em poucos minutos ele começa a escurecer bastante. 

Para evitar isso, faça uma mistura de água, sal e vinagre e mergulhe os pedaços da berinjela. Deixe de molho até a hora que você for usar na sua receita. 

Caso queira, você pode levar esse recipiente para a geladeira enquanto aguarda. 

Leia também: Saladas diferentes para restaurantes

Não deixe para depois!


Eu sei que agora que você já sabe que pode congelar berinjela, ficou mais fácil conservar esse legume por mais tempo, não é mesmo?

Aproveite essas dicas que eu acabei de te passar e faça um estoque desse legume aí na sua casa.

Uma outra dica que eu não poderia deixar de te passar é para você dividir a quantidade total de berinjela em porções individuais. Isso vai facilitar demais na hora de descongelar e também vai ajudar a manter a conservação adequada da quantidade que você não vai utilizar. 

Eu realmente espero que essas informações que eu te trouxe tenham te ajudado de alguma maneira ou que ao menos tenha te inspirado um pouco mais. 

Te agradeço pela sua companhia e atenção. 

Boa sorte e até a próxima!