Pode colocar o pudim quente no congelador?

Você está procurando saber se pode colocar o pudim quente no congelador? Então acredito que esse artigo foi feito especialmente para você.

Aqui eu também vou te passar dicas importantes que vão te ajudar a preparar o melhor pudim da sua vida. Não deixe de conferir!

Descubra se pode colocar o pudim quente no congelador


pode colocar o pudim quente no congelador

Todo mundo sabe que o pudim é uma das paixões de todo brasileiro, não é mesmo? 

Essa é uma sobremesa super popular e muito fácil de fazer em casa, mas isso não quer dizer que todo mundo sabe fazer. 

Uma regra que nem todo mundo segue e que é super importante para que você tenha um bom resultado é a que o doce precisa estar completamente frio para retirar ele da forma. Esse é o principal motivo do pudim desmoronar na hora de desenformar. 

Muita gente coloca o pudim no congelador com o objetivo de acelerar esse processo e essa é uma técnica eficaz, mas que pode danificar a sua geladeira. 

Ao colocar qualquer tipo de alimento quente no congelador ou geladeira, o motor do aparelho vai gerar um esforço muito maior para que a temperatura seja equilibrada e isso, além de dar defeito, faz com que você tenha um aumento significativo na conta de luz.

O ideal mesmo é que você aguarde até que o pudim esteja morno ou até mesmo em temperatura ambiente para colocar na geladeira. 

Por quanto tempo o pudim precisa esfriar?


Você já sabe que não pode desenformar o pudim quente, mas você tem noção de quanto tempo você precisa esperar até que ele esteja na temperatura certa para retirar da forma? 

A verdade é que não tem um tempo exato, mas de acordo com alguns chefs de cozinha, o mais indicado é que você espere em torno de 4 horas. 

Dessa forma, além de esfriar completamente a sua sobremesa, esse tempo também vai deixar ela na textura perfeita para desenformar sem quebrar. 

Porque a forma do pudim tem um furo no meio?


Por acaso você já se perguntou o motivo da forma de pudim ter um furo no meio?

A resposta para essa pergunta é bem simples: para ajudar a assar uniformemente.

Geralmente o pudim possui uma massa alta, por isso é importante que a forma seja daquele tipo que tem um furo bem no centro. Isso vai ajudar a levar calor por meio da massa e vai cozinhar seu pudim por inteiro. 

Como saber se o pudim está no ponto?


Seu pudim está no forno e você não sabe se ele está no ponto correto? Então eu aconselho você a realizar o teste do palito. 

Você também pode usar uma faca, o importante é inserir ela bem no centro do pudim e observar se vai sair suja ou limpa.  

Caso saia limpa é porque seu pudim já pode sair do forno. Se sair suja, é porque ele precisa de mais tempo. 

Qual a validade do pudim na geladeira?


O pudim é um doce feito à base de leite, por isso é importante se atentar a validade dele mesmo dentro da geladeira. 

De acordo com especialista da área, você pode conservar ele por até 5 dias dentro da geladeira, sendo que ele precisa estar armazenado em um recipiente limpo e com tampa.

Você sabia que pode congelar pudim?


pode colocar o pudim no congelador

Isso mesmo! Se por acaso sobrou uma quantidade de pudim aí na sua casa e você não quer desperdiçar, saiba que é super possível congelar o doce. 

Você só vai precisar envolver ele no plástico filme. Eu aconselho você a dividir ele em porções individuais. Assim vai ficar mais fácil na hora de descongelar. 

Dessa forma, o pudim pode ser consumido por até 2 meses e para descongelar, basta tirar do congelador 45 minutos antes de consumir. 

Leia também: Como fazer calda de pudim

Gostou das dicas?


Então aproveite para colocar todas elas em prática e prepare um pudim perfeito para a sua família. 

Eu tenho certeza que agora que você já sabe se pode colocar o pudim quente no congelador e com essas outras informações que eu acabei de te passar você vai conseguir ter um ótimo resultado. 

Antes de ir embora eu preciso te agradecer pela sua companhia e principalmente por sua atenção até aqui. Ela é sempre muito importante para nós!

Te desejo boa sorte e até a próxima!