Pode colocar gelatina no congelador?

Por acaso você está procurando sabe se pode colocar gelatina no congelador? Então eu acredito que esse artigo pode te ajudar muito. 

Aqui eu vou te contar se dá para congelar receitas com esse ingrediente e também vou te passar algumas dicas para conservar por mais tempo. Confira!

Descubra se pode congelar gelatina


Pode colocar gelatina no congelador

De acordo com as pesquisas que eu realizei, não dá para congelar esse tipo de ingrediente sem que ele perca as suas características. 

O principal motivo é que a gelatina é composta principalmente por água e, quando congelada, ela tende a perder sua estrutura gelatinosa, resultando em uma textura granulada e quebradiça ao descongelar.

E receitas feitas com gelatina?


Essa é uma dúvida bem comum, mas a verdade é que receitas feitas com gelatina e outros ingredientes também não podem ir para o congelador. 

Quando misturada com outros ingredientes, como frutas, creme ou leite condensado, o resultado pode ser ainda pior, já que esses elementos podem separar-se ou criar uma textura indesejável ao congelar e descongelar.

Como conservar gelatina?


Para manter a qualidade e textura da gelatina, é melhor que ela seja armazenada na geladeira, dentro de um recipiente com tampa. 

Faça o possível para proteger essa gelatina do ar, pois a exposição ao oxigênio pode deixar ela ressecada e acabar diminuindo a qualidade. 

Consuma rapidamente!


Uma coisa que eu não posso deixar de te contar é que a gelatina deve ser consumida o mais rápido possível.

Apesar da sua aparência se manter intacta, ela pode começar a perder um pouco de sabor ao longo do tempo.

Use utensílios limpos!


Para evitar que a gelatina seja contaminada de forma direta ou indireta, não esqueça de usar utensílios limpos ao preparar e servir. 

Se sobrar gelatina, transfira para um recipiente hermético, evitando deixá-la exposta ao ar e para deixar ela ainda mais segura, adicione um plástico filme antes de  colocar a tampa. 

Quanto tempo dura a gelatina na geladeira?


saiba se pode colocar gelatina no congelador

Caso ela seja preparada e armazenada da forma correta, ela pode durar na geladeira por três a cinco dias.

Lembre-se de verificar a aparência, o odor e a textura antes de consumir, especialmente se estiver armazenada por um período mais longo. Se notar qualquer mudança significativa no odor, aparência ou sabor, é recomendável descartá-la para evitar riscos à saúde.

Do que é feita a gelatina?


Apesar de ser um ingrediente muito utilizado aqui no Brasil, não é todo mundo que sabe de onde ela vem e como ela é produzida. 

A gelatina é produzida a partir de uma proteína encontrada em tecidos animais, chamada colágeno que se encontra especialmente na pele e ossos de porcos e bovinos. 

O colágeno é extraído através de um processo que envolve fervura e a filtragem para criar uma substância incolor e pura. Depois ela é desidratada e transformada em pó para uso culinário.

Existem também alternativas de gelatina à base de produtos vegetais para atender às dietas vegetarianas e veganas, feitas com ingredientes derivados de plantas que oferecem o mesmo efeito.

O que usar para substituir a gelatina nas receitas?


Por acaso você tem alguma restrição e por isso não pode utilizar gelatina nas receitas? Então não precisa se preocupar. Existem algumas alternativas de substituto de gelatina para usar em qualquer tipo de receita, principalmente as vegetarianas e veganas.

É importante que você se lembre que cada ingrediente funciona de uma maneira diferente e pode ser que nenhum deles ofereça o mesmo resultado da gelatina, mas com as propriedades os ingredientes que eu vou te apresentar logo a seguir você consegue alcançar uma textura bem parecida. Confira:

  • Agar-agar: Esse é um ingrediente derivado de algas marinhas que tem propriedades bem semelhantes à gelatina e pode ser usado na mesma quantidade indicada na sua receita.
  • Pectina: Ela é encontrada naturalmente em frutas e também pode ser usada para alcançar a textura gelatinosa em geleias e algumas sobremesas.
  • Carragena: A carragena é um extrato de algas que funciona como espessante em diversas receitas. 
  • Goma xantana: Essa é uma opção que também pode ajudar a dar consistência na sua receita, mas saiba que ela não tem a capacidade de formar uma textura de gel como a gelatina. 

Leia também: Como dissolver gelatina incolor?

Experimente essas dicas!


Depois de descobrir que não pode colocar gelatina no congelador, não perca mais tempo. Aproveite todas essas dicas e comece a conservar esse ingrediente da maneira correta. 

Ah, e caso queira, não esqueça de experimentar também esses substitutos que eu acabei de te apresentar. Eles podem te ajudar a alcançar a textura que a gelatina oferece sem ter que usá-la. 

Antes de ir, preciso te agradecer pela sua companhia e atenção. Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você encontre todas as respostas que você estava procurando. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!