Você não sabe o que é galopé? Então confira esse artigo, pois nele vou te contar como que é feita essa comida e também falar sobre suas origens.
Além da receita, lá no final vou te contar quais tipos de acompanhamento mais combina com esse preparo. Confira!
Prepare essa receita de galopé
Essa é uma das milhares receitas regionais que existem no Brasil. Ela é muito popular em Minas Gerais, mas a verdade é que é um prato original do povo nordestino.
É uma receita que mistura porco com galinha caipira e posso te garantir que seu preparo não é tão complicado não. Confira!
Receita de galopé
Ingredientes:
- 1 cebola grande picada
- 4 pés de porco
- 1 tomate sem semente e sem pele picado
- Frango caipira em pedaços
- Alho a gosto
- Pimenta do reino a gosto
- Coentro a gosto
- Água quente a gosto
- Colorau a gosto
- Óleo a gosto
Modo de preparo:
- Tempere em recipientes separados o frango e os pés de porco com o alho, sal, pimenta do reino e coentro. Misture bem.
- Em uma panela de pressão adicione um pouco de óleo e refogue os pés de porco com colorau.
- Adicione água até cobrir.
- Depois acrescente o tomate e a cebola e deixe cozinhar por 25 minutos na pressão.
- Em outra panela com óleo quente refogue bem o frango.
- Quando estiver bem dourado, adicione o frango na panela de pressão, acrescente mais um pouco de água e deixe cozinhar por mais 20 minutos na pressão.
- Acerte o sal, adicione o coentro e sirva.
Acompanhamentos para galopé
Como você viu nesse vídeo, o galopé é um tipo de ensopado com pé de porco e galinha caipira que leva poucos temperos e no final fica uma delícia!
Você pode combinar ele com diversos acompanhamentos, isso vai depender mais do seu gosto, mas os principais são os seguintes:
-
Arroz branco
Por ser um acompanhamento que possui um sabor neutro, o arroz branco é uma opção para muitas receitas, inclusive essa. Ele servido com o caldo do galopé fica uma delícia. Experimente!
-
Polenta cremosa
A polenta é muito indicada para acompanhar ensopados de frango. Por isso acredito que com essa receita que acabei de te passar, ela também vai super bem. Sua cremosidade e sabor adocicado do milho, vai agregar ainda mais sabor ao seu prato.
-
Purê de aipim
O purê de aipim além de ser super saboroso, seu sabor pode ser considerado neutro o suficiente para combinar com essa receita. Aposte no caldo por cima do purê que eu tenho certeza que você vai querer repetir.
-
Farofa
A farofa é um clássico, não é? Então aposte nela como um dos principais acompanhamentos para galopé. Use sua criatividade e faça uma farofa bem saborosa. Aqui em casa eu preparo uma com banana da terra que fica uma delícia e super combinaria nesse caso.
-
Purê de batata
O purê de batata acaba indo no mesmo caminho da polenta e do purê de aipim. Ele tem um sabor neutro que combina com os sabores dessa receita. Então se empenhe em preparar um purê bem lisinho e saboroso.
-
Macarrão
Minha comida preferida é o ensopado de frango com macarrão. Uma massa com esse caldo do ensopado é algo difícil de superar, então não podia deixar de falar dele. Se quiser, nem precisa adicionar molho ao macarrão, o próprio caldo do ensopado já vai temperar ele, mas caso queira, utilize um molho suave. Pode ser molho de tomate ou alho e óleo também.
Além disso, você pode fazer um pirão com o próprio caldo dessa receita e servir como acompanhamento. Sem esquecer que esse prato super combina com um molho lambão, não é? Então não se esqueça dele!
Comece agora mesmo!
Eu tenho certeza que agora que você sabe o que é galopé, ficou morrendo de vontade de experimentar, não foi? Não posso mentir, eu também fiquei.
Então comece agora mesmo a separar os ingredientes que você vai precisar para fazer essa comida deliciosa e quanto ao acompanhamento, você pode usar a sua criatividade nessa hora e escolher aquele que você mais gosta. Ruim não vai ficar!
Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e se puder, volta aqui para me contar se deu tudo certo no seu preparo e qual foi o acompanhamento que você escolheu.
Boa sorte e até a próxima!