Precisa descascar o inhame para cozinhar?

Quer saber se precisa descascar o inhame para cozinhar? Então acompanhe esse artigo até o final e confira tudo que eu trouxe para você. 

Aqui você vai descobrir se pode comer a casca do inhame e também vai receber algumas dicas que vão te ajudar bastante. Confira!

Descubra se precisa descascar o inhame para cozinhar


Precisa descascar o inhame para cozinhar

A verdade é que para cozinhar o inhame você não precisa obrigatoriamente retirar a casca. O importante mesmo é lavar bem o legume pois geralmente ele vem bem sujo, podendo eventualmente encontrar até mesmo um pouco de terra. 

Caso a receita que você vai preparar seja mais suave, eu te aconselho a retirar a casca. Assim não corre o risco de alterar o resultado final por conta da sua textura fibrosa.

Pode comer a casca do inhame?


Se você veio aqui para saber se pode comer a casca do inhame, saiba que sim! Inclusive, de acordo com as minhas pesquisas, a casca do inhame oferece diversos nutrientes interessantes. 

Mas lembre-se que a casca é bem mais fibrosa que a polpa do legume, sendo assim você pode ter dificuldade para mastigar e até mesmo digerir ela. 

Como cozinhar inhame?


A primeira coisa que você precisa definir antes de cozinhar o inhame é se você vai consumir ele com ou sem a casca. 

Lave bem e se necessário retire a sujeira mais profunda utilizando uma escovinha. Caso tenha decidido consumir o inhame sem casca, remova ela e corte o legume em pedaços menores.

Transfira para uma panela com água fervente e leve ao fogo por cerca de 20 a 30 minutos ou até que fique bem macio. 

Pode congelar?


Se você fez uma boa quantidade de inhame, acabou sobrando e agora você quer saber se dá para congelar ele, saiba que dá sim. 

Esse é um ótimo método para prolongar a durabilidade desse ingrediente, mas você deve realizar o passo a passo correto para que ele não perca suas qualidades.

Para isso, prepare o inhame de acordo com as instruções anteriores ou como preferir, escorra o excesso de água e deixe repousar até esfriar completamente. 

Em seguida divida essa sobra de inhame em porções menores ou no tamanho que condiz com o seu consumo. Aí é só transferir para um recipiente hermético ou sacos plásticos próprios para congelamento e levar para o congelador. 

Quanto tempo dura no congelador?


Precisa descascar o inhame

Caso você tenha realizado o passo a passo do congelamento da forma correta, esse inhame pode ser mantido por até 5 meses no congelador. 

E não esqueça de colocar uma etiqueta na embalagem do inhame informando qual a data do preparo e do congelamento. Assim será mais fácil acompanhar a validade do legume. 

O que combina com inhame?


Apesar de ser um ingrediente muito popular aqui no Brasil, eu sei que tem gente que não conhece a variedade de receita que dá para fazer com ele. 

Foi pensando nisso que eu resolvi trazer essa lista de receitas com inhame para você experimentar aí na sua casa. Confira:

1 – Inhame refogado

 

2 – Torta de inhame

 

3 – Salada de inhame

 

4 – Bolo de inhame

 

5 – Sopa de inhame

 
Leia também: Comidas para café da manhã

Aproveite!


Depois de descobrir se precisa descascar o inhame para cozinhar ou não, eu tenho certeza que ficou mais fácil preparar esse legume aí na sua casa, não é mesmo? 

Então aproveite essas dicas que eu trouxe para você e comece agora mesmo. Ah, não esqueça de experimentar essas receitas que eu acabei de mencionar. Eu sei que a variedade de pratos surpreende, mas o sabor deles vai te surpreender ainda mais. 

Obrigada pela sua companhia e atenção até aqui. Espero que todas essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais inspirado e com todas as suas dúvidas esclarecidas 

Te desejo boa sorte e até o próximo artigo!