6 Maiores erros ao fazer purê de batata que estão estragando sua receita

Purê de batatas é uma receita clássica que é fácil de fazer, mas também fácil de errar. Para você evitar problemas com o seu preparo, reunimos aqui os 6 maiores erros ao fazer purê de batata.

Dessa forma você vai poder conferir se está preparando a sua receita de forma inadequada, corrigir e conseguir resultados muitos melhores. Afinal, quem não ama um purê de batatas bem feito, não é?

Além disso, selecionamos um vídeo de um super chef de cozinha para você preparar essa receita com perfeição e surpreender a todos que experimentarem. Gostou? Vem com a gente agora mesmo e continue a leitura.

Você pode se interessar em ler também:

6 Maiores erros ao fazer purê de batata que estão estragando sua receita

Maiores erros ao fazer purê de batata

Alguns pequenos detalhes fazem toda diferença no resultado final de um purê de batata. A boa notícia então é que, mudando algumas coisas simples, você vai conseguir uma qualidade muito superior nas suas receitas.

Vamos conferir certos hábitos nesse preparo que você deve abandonar imediatamente?

1 – Usar batatas muito maduras

Batatas maduras tendem a ter muita água e a amolecer rapidamente durante o cozimento, o que resulta em um purê grosso e pastoso. É melhor usar batatas novas ou intermediárias para obter o melhor resultado.

2 – Não cozinhar as batatas por igual

É importante que todas as batatas estejam no mesmo tamanho para que cozinhem de maneira uniforme. Caso contrário, algumas podem estar macias enquanto outras ainda duras, o que dificulta o processo de amassar.

3 – Não escorrer a água completamente

Depois de cozinhar as batatas, é importante escorrer bem a água para evitar que o purê fique com excesso de líquido. Se houver muita água, o purê ficará aguado e sem textura.

4 – Adicionar muito creme ou manteiga

O creme e a manteiga são importantes para dar cremosidade ao purê, mas é fácil adicionar muito. Quando isso acontece, o purê ficará pesado e sem sabor. É importante adicionar esses ingredientes aos poucos, sempre provando, até chegar ao ponto desejado.

5 – Não temperar corretamente

O sal é um tempero importante para o purê de batatas, mas é importante adicioná-lo aos poucos, sempre provando, para evitar que fique muito salgado. Outros temperos, como noz-moscada, pimenta branca e ervas, também podem ser adicionados para melhorar o sabor.

6 – Não usar a técnica correta para amassar

Algumas pessoas usam um mixer para amassar o purê, o que pode resultar em uma mistura homogênea, mas sem textura. É melhor usar um amassador manual ou um fouet para obter uma textura mais macia e aerada.

Dicas extras

  • Para um toque especial, adicione queijo ralado, ervas finas ou nozes trituradas;
  • Para um purê ainda mais saudável, troque o leite normal por leite de amêndoa ou outro leite vegetal;
  • Você pode adicionar outros vegetais, como por exemplo, abóbora, cenoura e beterraba, assim, obter sabores diferentes e agregar mais nutrientes ao prato.

Seguindo essas dicas, você pode preparar um purê de batatas perfeito, cremoso e saboroso. Lembre-se de sempre experimentar e ajustar os ingredientes e o tempo de cozimento para obter o resultado desejado.

Receita de purê de batata perfeito – por Erick Jacquin

Se você ainda tem dúvidas sobre como preparar um purê de batatas delicioso, esse vídeo vai te interessar muito. Nele, o famoso Erick Jacquin ensina, num passo a passo simples, como conseguir um resultado perfeito.

Vale muito a pena experimentar essa receita aí na sua casa.

Confira o que você vai precisar:

  • 9 batatas médias;
  • 2 dentes de alho;
  • 2 ramos de tomilhos;
  • 3 folhas de louro;
  • 400ml de leite;
  • Manteiga à gosto;
  • 200ml de creme de leite;
  • Água quente;
  • Sal.

Agora, para saber exatamente o modo de preparo e não ter erros, confira abaixo o vídeo! A receita é bem simples e tenho certeza que você saberá reproduzir com fidelidade.

Conclusão

Esperamos que agora conhecendo os 6 maiores erros ao fazer purê de batata, você consiga resultados surpreendentes quando for preparar esse prato. Bem como, contamos que as informações e dicas que reunimos no texto tenham sido úteis.

Experimente também a receita aí na sua casa. Depois, conta pra gente o que você achou do resultado e das mudanças na forma de preparo. Vamos realmente gostar de saber a sua opinião e sobre a sua experiência.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!


você pode gostar também