Como substituir o leite no purê de batata? Veja se pode colocar água

Você está procurando saber como substituir o leite no purê de batata? Então não deixe de conferir esse artigo que fiz especialmente para te tirar essa e outras dúvidas. 

Aqui eu vou te contar se você pode usar água e também vou te passar algumas dicas para deixar seu purê ainda mais saboroso. Confira!

Descubra como substituir o leite no purê de batata


Como substituir o leite no purê de batata

Se você é intolerante à lactose ou simplesmente esqueceu de comprar o leite para fazer o purê, não se preocupe. 

A verdade é que o leite nem é um ingrediente obrigatório nessa receita. Ele pode ser substituído facilmente pela água do cozimento da batata. 

Isso mesmo! Por isso é importante que você não elimine toda essa água na hora de escorrer a batata. 

Se você preparou sua batata no vapor, não tem problema. Adicione a mesma quantidade de leite que você usaria de água filtrada. 

Precisa adicionar algum líquido?


Se você não quer de forma alguma usar o leite e também ficou com receio de adicionar água no seu purê, saiba que não precisa de fato adicionar nenhum tipo de líquido. 

Principalmente se você cozinhou a sua batata na água, ela com certeza absorveu um pouco desse líquido no processo de cozimento. Dessa forma, isso vai ajudar a deixar seu purê com uma textura mais macia. 

E se você realmente não se sente confiante em adicionar água na sua receita, use sua criatividade e use algum outro ingrediente que possa servir como caldo de legumes, manteiga derretida, entre outros. 

Adicione sabor no seu purê!


Como eu te falei lá no início, o leite não é um ingrediente obrigatório, mas é importante saber que ele é responsável também por adicionar sabor na sua receita.

Então, a partir do momento que você o retira da lista de ingredientes, você precisa entender que precisa reforçar no sabor. 

Um dos purês que eu mais gosto de preparar aqui em casa é o purê temperado com alho. Ele é super saboroso e faz sucesso por onde passa. 

Para fazer ele basta refogar um pouco de alho picado no azeite. Quando eles ficarem bem dourados, adicione o purê e misture bem. Você vai se surpreender com o aroma e o sabor disso!

Além do alho, você pode usar a sua criatividade e adicionar os temperos de sua preferência. Não existe uma regra a seguir.

Abuse do queijo!


Como substituir o leite no purê

Se o seu caso não for intolerância à lactose, não deixe de abusar dos queijos no seu purê. 

Essa é uma combinação que não tem erro. Você pode usar o tipo de queijo de sua preferência ou aquele que você tem fácil aí na sua geladeira. 

A única coisa que você precisa se atentar é que a maioria dos queijos já possuem uma boa quantidade de sal, por isso não exagere no tempero para não passar do ponto. 

Pode congelar purê sem leite?


Mesmo sendo uma receita que não leva leite, é importante você saber que nenhum tipo de purê deve ser congelado. 

O motivo disso é que o congelamento faz com que a textura do purê seja alterada e não fique nada agradável. 

O ideal mesmo é que as sobras dele sejam mantidas dentro da geladeira, armazenadas em um recipiente com tampa, por no máximo 4 dias. 

Depois disso, já não é mais recomendado o seu consumo. 

Leia também: O que combina com purê de batata

Coloque as mãos na massa!


Agora que você já sabe como substituir o leite no purê de batata, não perca mais tempo. Pegue essas dicas que acabei de te passar e comece a testar elas ainda hoje na sua casa. 

Aproveite para experimentar essas sugestões de temperos que eu acabei de te apresentar. Eu tenho certeza que você vai adorar. 

Ah, e não esquece de voltar para me contar se tudo funcionou como deveria e também me dizer se você gostou do resultado final, tá certo? Eu vou adorar saber!

Antes de ir eu preciso te agradecer pela sua companhia e também por toda a atenção até aqui. 

Eu espero que nesse artigo você tenha encontrado aquilo que você estava procurando e que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira. 

Boa sorte e até a próxima!