Como temperar brócolis?

Quer saber como temperar brócolis? No artigo de hoje eu vou te passar algumas informações que vão te ajudar muito. 

Aqui eu vou te apresentar os principais temperos para adicionar sabor nesse ingrediente e também vou tirar dúvidas interessantes sobre esse assunto. Confira!

Descubra os temperos que combinam com brócolis


Como temperar brócolis

O brócolis tem um sabor naturalmente suave e levemente amargo, o que o torna um excelente candidato para uma variedade de temperos. 

Abaixo eu vou deixar algumas sugestões de temperos que você pode usar e que combinam bem com o brócolis. Acompanhe!

  • Alho: Adiciona um sabor único e aromático ao brócolis. Pode ser picado finamente e refogado junto com o brócolis ou usado em pó para um sabor mais suave.
  • Azeite de oliva: Acrescenta umidade e sabor ao brócolis quando assado, grelhado ou refogado.
  • Limão: Proporciona um toque de frescor e acidez ao brócolis cozido no vapor.
  • Sal e pimenta: Essa dupla realça os sabores naturais do brócolis e complementam outros temperos.
  • Parmesão: Polvilhar queijo parmesão ralado sobre o brócolis assado adiciona um sabor salgado e delicioso.
  • Pimenta vermelha: Adiciona um toque de calor e picância ao brócolis.
  • Vinagre balsâmico: Oferece um sabor adocicado e ácido que combina bem com o brócolis grelhado.
  • Molho de soja: Adiciona um sabor salgado e umami ao brócolis refogado ou assado.

Se você ficou na dúvida de como temperar brócolis, saiba que primeiro você precisa definir como será o método de cozimento. Caso você escolha cozinhar ele primeiro, depois você pode juntar todos os temperos de sua preferência, refogar e misturar ao seu brócolis cozido. Também dá para refogar os temperos junto com o brócolis e aproveitar para cozinhar ele no mesmo momento.

Como cozinhar brócolis?


A verdade é que o brócolis pode ser cozido de várias maneiras, incluindo cozimento no vapor, na água fervente, assado no forno ou até mesmo refogando.

Um dos métodos mais simples é cozinhando no vapor. Sem contar que dessa maneira também é possível conservar melhor os nutrientes do brócolis. Para isso, use uma cesta de vapor por cima da água fervente e cozinhe por cerca de 7 minutos com a tampa fechada.

Na água fervente, você vai precisar colocar água em uma panela, adicionar o brócolis e um pouco de sal e deixar ferver por cerca de 5 minutos. Depois é só escorrer, temperar e servir. 

Já para assar o brócolis, você vai precisar espalhar em uma assadeira, regar com azeite de oliva e temperar com os ingredientes de sua preferência. Asse em um forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 15-20 minutos, ou até que o brócolis fique macio e dourado.

Para refogar, basta aquecer um pouco de azeite de oliva em uma frigideira grande em fogo médio-alto, adicionar o brócolis e cozinhar por cerca de 7 minutos ou até que fique macio.

Pode congelar brócolis temperado?


Se você temperou uma grande quantidade de brócolis e acabou sobrando, saiba que dá para conservar ele levando para o congelador, mas é importante fazer isso da maneira correta. 

Primeiro você precisa esperar até que ele esfrie completamente. Depois espalhe o brócolis em uma única camada em uma assadeira e leve ao congelador por cerca de 1 hora, ou até que fique firme.

Em seguida transfira o brócolis para sacos próprios para congelamento, retirando o máximo de ar possível antes de selar.

Agora é só levar para o congelar e utilizar na sua próxima receita.

Quanto tempo pode ficar no congelador?


Caso o congelamento tenha sido realizado da maneira correta, o brócolis pode ficar no congelador por até 6 meses sem perder as suas principais características. 

Lembre-se de fixar uma etiqueta com a data do congelamento. Assim será muito mais fácil acompanhar a validade do alimento. 

Na hora de descongelar, basta transferir para a geladeira algumas horas antes de consumo e esperar até que ele descongele por completo. Depois é só aquecer no vapor ou na frigideira. 

Conheça os benefícios do brócolis


Como temperar brócolis cozido

O brócolis é conhecido por ser um superalimento devido aos seus inúmeros benefícios para a saúde. Abaixo eu vou citar os principais para você ficar por dentro de tudo que ele tem para te oferecer. Confira:

  • Rico em nutrientes: O brócolis é uma excelente fonte de vitaminas C e K, assim como folato, vitamina A, potássio e manganês.
  • Antioxidantes: Contém antioxidantes poderosos, como sulforafano e glucorafanina, que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres no corpo.
  • Saúde cardiovascular: O brócolis pode ajudar a reduzir o colesterol LDL (ruim) e melhorar a saúde do coração devido ao seu conteúdo de fibras solúveis.
  • Saúde digestiva: Rico em fibras, o brócolis promove a saúde digestiva, ajudando na digestão e prevenindo a constipação.
  • Propriedades anticancerígenas: Estudos sugerem que os compostos encontrados no brócolis, como sulforafano, podem ajudar a prevenir o câncer, inibindo o crescimento de células cancerígenas e reduzindo o risco de desenvolvimento de certos tipos de câncer.

Leia também: Como branquear brócolis?

Não deixe para depois!


Agora que você já sabe como temperar brócolis não perca mais tempo. Aproveite essas sugestões de temperos que eu trouxe para você e escolha aquele que mais combina com a refeição que você vai servir. 

Eu espero que essas informações que eu te trouxe tenham te ajudado de alguma maneira e torço que você saia daqui ainda mais inspirado. 

Obrigada pela sua companhia e atenção.

Até a próxima!