Lavar frutas e verduras com detergente: Você faz isso? Descubra se é CERTO ou ERRADO

Uma prática bem comum é lavar frutas e verduras com detergente. Você também higieniza esses alimentos dessa maneira? Vem com a gente descobrir se isso é correto.

Afinal, principalmente num cenário pós pandemia, a preocupação com os cuidados adequados em relação a limpeza das compras está muito mais presente. E, de fato, utilizar o detergente é mais prático do que deixar de molho.

Especialmente porque, geralmente, não conseguimos deixar todos os produtos de molho de uma vez, e precisamos ir fracionando as frutas e verduras. Então, para esclarecer essa dúvida que muitas pessoas tem, preparamos esse texto.

Vamos lá aprender como garantir uma uma segurança alimentar para você e sua família? Continue a leitura.

É certo ou errado lavar frutas e verduras com detergente?

Lavar frutas e verduras com detergente

Para responder de uma forma direta, lavar frutas e verduras com detergente é errado, apesar de ser “eficaz”. Isso porque essa prática pode gerar riscos relacionados a contaminação dos alimentos pelas substâncias do produto.

Sendo assim, os especialistas advertem para que a higienização dos seus alimentos naturais (frutas, verduras, legumes, ervas e hortaliças) não utilize detergente ou outros tipos de sabão.

Tenha em mente que todos os produtos vegetais, em maior ou menor proporção, possuem uma superfície permeável. Isso significa que os componentes químicos presente no detergente podem ser absorvidos e retidos na comida.

Além disso, usar esse tipo de produto pode deixar cheiro e alterar o sabor dos alimentos, especialmente em hortaliças e produtos que são consumidos com a casca.

Em algumas frutas, como por exemplo a maçã e a pera, que são mais delicadas, lavá-las com esse desengordurante e depois armazená-las acelera o processo de escurecimento da polpa e o desgaste natural.

Então, de uma forma geral, apesar de ser mais prático, não é recomendado lavar frutas e verduras com detergente. Existem formas mais adequadas, eficazes e seguras. Vamos ver algumas alternativas?

Qual a melhor forma de higienizar frutas e verduras?

Lavar frutas e verduras com detergente

Na realidade, não existe uma “melhor forma”, isso vai depender do que você prefere usar, porque vamos apresentar três produtinhos básicos, que provavelmente você tem aí na sua casa, e que são eficazes para higienizar os seus alimentos.

1 – Utilize hipoclorito

O hipoclorito é a forma mais comum de se higienizar frutas e verduras, e realmente funciona! Você pode comprar produtos específicos para essa finalidade, ou mesmo utilizar a água sanitária, que é basicamente a mesma substância.

O preparo é bem simples! Para cada 1 litro de água, você deve adicionar 1 colher de sopa do ativo. Depois disso, basta colocar os seus alimentos de molho por cerca de 15 minutos.

Passado esse tempo, é só lavar cada um com água potável, secar e armazenar.

2 – Você também pode optar pelo vinagre

O vinagre também é uma excelente opção para higienizar esses produtos adequadamente e sem riscos relacionados a absorção de substâncias nocivas.

Basicamente é a mesma recomendação, entretanto, ajuste: para cada 1 litro de água você deve acrescentar duas colheres de sopa de vinagre, dê preferência ao vinagre de álcool, por possuir um gosto mais neutro.

Além disso, o ideal é que os alimentos fiquem de molho por 20 minutos. Lembre-se sempre de secar todas as frutas e verduras antes de armazená-las, caso contrário elas estragarão muito mais rápido.

3 – Bicabornato de sódio também funciona!

Por fim, você pode ainda utilizar o bicabornato de sódio para essa finalidade. O melhor dessa técnica é ser mais rápida que as demais. Confira abaixo como fazer adequadamente:

  1. Molhe suas frutas e verduras;
  2. Esfregue delicadamente o bicarbonato de sódio nesses alimentos. Você pode utilizar uma esponja nova ou mesmo as mãos nesse processo;
  3. Por fim, basta lavar em água corrente até que todos os resíduos do produto tenham sido devidamente eliminados.

Conclusão

Esperamos que com as informações que reunimos no texto você evite lavar frutas e verduras com detergente e adote formas mais seguras para garantir uma boa higienização desses alimentos. Bem como, contamos que as dicas tenham sido úteis.

Conta pra gente o que você achou e se você, como muitas pessoas, cometia esse erro. Estamos interessados em saber a sua opinião e também sobre a sua experiência.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!


você pode gostar também