Pode congelar cogumelo?

Você já se perguntou se pode congelar cogumelo para prolongar sua vida útil e evitar desperdícios? Se a resposta for sim, saiba que você não está sozinho. 

Muitos amantes da culinária buscam maneiras de conservar esses fungos versáteis e nutritivos. Por isso eu resolvi te trazer dicas práticas sobre como congelar corretamente esses ingredientes para manter sua textura e sabor. 

Não deixe de conferir!

Descubra se pode congelar cogumelo


Pode congelar cogumelo

Por acaso você comprou uma grande quantidade de cogumelos e agora você está procurando saber se dá para congelar? Então eu preciso te dizer que sim, você pode congelar cogumelo

Inclusive, essa é uma ótima maneira de prolongar sua vida útil e garantir que você tenha sempre esses deliciosos cogumelos à mão para adicionar sabor e nutrientes às suas refeições, mas lembre-se que é importante fazer isso da maneira correta para que todas as suas características sejam mantidas. 

Como congelar cogumelo?


A verdade é que congelar cogumelos envolve alguns passos simples, mas essenciais, para garantir que eles mantenham a melhor qualidade possível.

A primeira coisa que você precisa fazer é escolher os cogumelos. Eles precisam ser frescos e firmes. Evite cogumelos com manchas escuras ou textura viscosa.

Logo depois, limpe os cogumelos com um pano úmido ou uma escova macia para remover sujeiras. Evite lavar em água corrente, pois os cogumelos absorvem muita água.

Depois corte em fatias ou pedaços, conforme sua preferência, mas lembre-se que fatias finas descongelam e cozinham mais rapidamente.

Em seguida é necessário realizar o branqueamento. Para isso, ferva água em uma panela grande e prepare uma tigela com água gelada. Coloque os cogumelos na água fervente por cerca de 2 a 3 minutos, logo depois transfira imediatamente para a água gelada para interromper o cozimento. Deixe os cogumelos esfriarem completamente e seque-os com papel toalha. 

A remoção da água em excesso é crucial para evitar a formação de cristais de gelo durante o congelamento.

Espalhe os cogumelos em uma única camada sobre uma assadeira forrada com papel manteiga e coloque a assadeira no congelador. Deixe os cogumelos congelarem completamente, geralmente por 1 a 2 horas.

Transfira os cogumelos congelados para sacos de congelamento ou recipientes herméticos. Remova o máximo de ar possível para prevenir queimaduras de congelamento e leve ao congelador. 

Quanto tempo pode ficar no congelador?


Se o congelamento for realizado da maneira correta, os cogumelos podem ser armazenados no congelador por até 12 meses. 

Não esqueça de adicionar uma etiqueta com a data do congelamento. Assim será mais fácil acompanhar a validade dele. 

Como descongelar cogumelo?


A verdade é que existem algumas formas de descongelar cogumelos, mas é importante que você saiba exatamente o que fazer, afinal é isso que vai garantir sua textura e sabor. 

Dá para descongelar esse ingrediente transferindo ele para a geladeira e deixando descongelar durante a noite. Esse é o método mais seguro e o mais usado. 

Também dá para descongelar o cogumelo diretamente na panela, caso você já esteja preparando uma receita. Eles descongelam rapidamente durante o cozimento, mantendo sua textura e sabor.

Para um descongelamento mais rápido, coloque os cogumelos em um saco plástico selado e mergulhe em água fria. Troque a água a cada 30 minutos até que os cogumelos estejam completamente descongelados.

Embora não seja o método mais recomendado, você pode usar o micro-ondas para descongelar cogumelos, usando a função de descongelamento. Tenha cuidado para não cozinhar os cogumelos acidentalmente.

Conheça os benefícios de ter cogumelos congelados


como congelar cogumelo

Quem tem costume de consumir esse ingrediente, já deve saber que congelar eles é uma prática que facilita muito o nosso dia a dia, não é mesmo? Mas você sabe o motivo disso? Abaixo eu vou te contar as vantagens de ter cogumelos congelados no seu freezer. Confira:

  • Versatilidade: Cogumelos congelados podem ser usados em uma variedade de receitas, incluindo sopas, molhos, pratos de massa, risotos e mais;
  • Nutrição: Cogumelos são uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, antioxidantes, e minerais como selênio e cobre. Congelá-los não diminui significativamente seu valor nutricional;
  • Praticidade: Manter cogumelos congelados no freezer permite que você os tenha sempre à mão, reduzindo o desperdício de alimentos frescos.

Leia também: Como saber se o cogumelo está estragado?

Aproveite essas dicas!


Agora que você já sabe que pode congelar cogumelo, o que você está esperando para começar o passo a passo que eu acabei de te ensinar? Eu tenho certeza que com essas dicas você vai conseguir prolongar ainda mais a vida útil desse ingrediente incrível. 

Antes de ir embora eu preciso te agradecer pela sua companhia e atenção. Eu realmente espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais inspirado e com todas as suas dúvidas esclarecidas. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!


você pode gostar também