Café da manhã saudável de pobre: Veja o que comer

Se você está procurando saber como fazer um café da manhã saudável de pobre, não deixe de acompanhar esse artigo que preparei para você. 

Nele eu vou te apresentar algumas ideias para você montar uma mesa deliciosa, nutritiva e econômica. Não deixe de acompanhar!

Por que é importante não pular essa refeição?


Café da manhã saudável de pobre

Você sabia que essa refeição é considerada a mais importante do dia para o bom funcionamento do nosso corpo? 

Isso mesmo! Isso acontece porque ao dormir passamos diversas horas sem ingerir nutrientes e mesmo na inércia nosso corpo continua gastando energia para nos manter aquecidos e com todos os sistemas funcionando corretamente. 

Por isso é muito importante que ao acordar, você se alimente de comidas com alto teor nutritivo, para repor tudo que foi gasto e te preparar para a rotina do dia. 

Aproveite ingredientes que você já tem em casa


Se você está pensando em como preparar café da manhã saudável e com ingredientes econômicos, eu aconselho que você primeiro observe bem o que você tem disponível na sua geladeira ou na sua despensa. 

Veja o que pode ser aproveitado para preparar essa mesa de café da manhã e arrisque experimentar novas receitas com esses ingredientes. 

Quando você selecionar os ingredientes que você tem em casa que podem ser aproveitados, liste todas as coisas que faltam para esse café e vá até o mercado mais próximo para garimpar os melhores preços. 

Dessa forma, você vai evitar comprar produtos que você já tem e vai poder investir nos ingredientes que faltam sem gastar muito. 

Não deixe de servir frutas


As frutas possuem lugar garantido em uma mesa de café da manhã saudável de pobre ou de rico. 

A variedade é enorme e, no geral, elas custam valores baixos. Elas podem ser encontradas em mercados, feiras e também através de vendedores autônomos que vão até a porta da sua casa. Eles costumam trabalhar com preços mais atrativos, mas não deixe de pesquisar qual o melhor lugar para comprar aí na sua região. Lembrando sempre de priorizar a economia e a qualidade. 

As frutas mais usadas nessa ocasião são as seguintes:

  • Manga;
  • Uva;
  • Abacaxi;
  • Banana;
  • Melão;
  • Frutas vermelhas;
  • Mamão;
  • Abacate; 
  • Melancia

Lembre-se que comer fruta não é a mesma coisa que tomar suco de fruta. O indicado é que nessa refeição essas frutas sejam consumidas inteiras e não trituradas em forma de suco. 

Isso porque quando a fruta passa pelo liquidificador faz com que ela perca uma boa quantidade de fibras, dando espaço para uma alta quantidade de frutose. Criando o risco de desenvolver uma diabetes.

Descubra o que servir em um café da manhã saudável de pobre


Além das frutas, você precisa preencher essa mesa de café da manhã com outros ingredientes e se você está com pouca criatividade para decidir isso, fique tranquila pois aqui eu vou te contar algumas opções legais. Confira!

1 – Panqueca americana

Essa é uma massa deliciosa que é muito comum de ser servida em qualquer refeição lá nos Estados Unidos. 

Aqui no Brasil temos o costume de usar essa panqueca como um lanche e principalmente no café da manhã. 

Essa é uma massa de panqueca feita no liquidificador e ela pode ser consumida pura, com mel e até mesmo chocolate. Experimente!

 

2 – Omelete

Se você está cansada de ovo frito, aprenda a fazer essa receita de omelete e experimente ela aí na sua casa. 

Você pode incrementar adicionando mais ingredientes do seu gosto. Assim ela vai ficar mais saborosa e dependendo do que você adicionar, pode se tornar até uma opção mais saudável para você e seus convidados.

 

3 – Torradas

Não deixe de aproveitar o pão dormido para fazer essas torradas temperadas do vídeo abaixo. 

Ela é super fácil e rápida de preparar e a grande vantagem é que ela pode durar por meses. Para isso você precisa levar elas para o congelador em porções individuais e quando quiser comer, basta aquecer no forno. 

 

4 – Mingau

O mingau é uma ótima opção para você que quer se alimentar melhor no café da manhã e de um jeito econômico. 

O mingau mais recomendado para essa refeição é o de aveia. Ele é rico em fibras que ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, entre outros benefícios. 

Além dele, você também pode experimentar o mingau de milho ou o de tapioca. São todos deliciosos!

Abaixo eu vou deixar uma opção de receita de mingau de aveia para você experimentar aí na sua casa. Não deixe de acompanhar o passo a passo!

 

Não deixe de servir um bom café!


Aqui no Brasil já é tradicional servir café na primeira refeição do dia, por isso nunca esqueça de preparar essa bebida e colocar na mesa de café da manhã para que seus convidados se sirvam. 

Existem diversos benefícios para você incluir o café na sua rotina matinal e eu vou listar as principais. Confira:

  • Melhora o humor;
  • Possui ações anti-inflamatórias;
  • Ajuda a manter a saúde do sistema nervoso central;
  • Melhora o desempenho físico do dia.

Leia também: O que servir no café da tarde?

Prepare seu café da manhã!


Café da manhã saudável

Agora que você já sabe o que servir em um café da manhã saudável de pobre, não perca mais tempo. Comece decidindo o que você pretende colocar na mesa e em seguida coloque as mãos na massa. 

Eu tenho certeza que com essas dicas que eu acabei de te passar você vai conseguir preparar o melhor café da manhã da sua vida. 

Antes de ir eu preciso te agradecer pela sua companhia e atenção até aqui. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!