Jantar de aniversário em família: O que servir? Como organizar?

Se você está perto de completar mais um ano de vida e por isso está pensando em fazer um jantar de aniversário em família, não deixe de acompanhar esse artigo que eu preparei especialmente para você. 

Aqui eu também vou te passar diversas dicas legais para organizar esse jantar e também escolher o que será servido. Não deixe de conferir!

Defina os convidados do seu jantar de aniversário em família


jantar de aniversário em família

Sabemos que um jantar de aniversário em família é uma forma de comemorar mais um ano de vida de uma maneira mais intimista, por isso escolha bem as pessoas que você pretende convidar. 

Determine qual o valor que você pretende investir para preparar esse jantar e em seguida selecione os familiares mais próximos e aqueles amigos especiais de longas datas. Assim vai ser mais fácil definir o cardápio que será servido. 

Escolha a melhor data


Apesar de ser um jantar de aniversário, ele não precisa necessariamente acontecer no dia do seu aniversário. 

Aqui no Brasil é muito comum fazer festa ou jantar para comemorar o aniversário no próximo final de semana após a data de nascimento. Isso porque nem todo  mundo está disponível para participar de eventos durante a semana por conta de compromissos de trabalho. 

Por isso, observe bem o calendário e principalmente a disponibilidade dos convidados. Entre em um acordo onde todos possam estar presentes e marque uma data. 

Onde você pretende receber seus convidados?


Se você está pensando em fazer um jantar de aniversário em família econômico, a melhor opção é fazer esse jantar aí na sua casa mesmo. Assim você não vai ter custo com o espaço e também vai poder receber seus convidados um pouco mais a vontade. 

Caso você tenha reservado um valor a mais para realizar sua comemoração em um outro local, saiba que você tem a opção de alugar um espaço ou até mesmo reservar uma área de algum restaurante de sua preferência. 

Inclusive, isso é tão comum de acontecer que boa parte dos restaurantes já possuem um pacote fechado para esse tipo de evento. 

Entre em contato com os estabelecimentos aí da sua cidade, explique a sua necessidade e busque informações como valores, estacionamento, horário de encerramento ou qualquer outra dúvida que você possa ter. 

Como preparar um jantar de aniversário em família


Para fazer um jantar perfeito você tem 3 opções: você mesmo cozinhar o que será servido, contratar alguém para cozinhar toda comida por você ou encomendar em algum restaurante da sua região. 

Se você está buscando ter um dia tranquilo e sem muita correria, eu aconselho você a descartar a primeira ideia. Para você mesma cozinhar o cardápio da noite é necessário, além de prática na cozinha, bastante tempo e dedicação.

Eu posso te garantir que no dia do jantar tempo é algo que vai faltar e tenho certeza que sua dedicação será cobrada em outras tarefas importantes. 

Por isso, eu indico que você solicite a ajuda de alguém ou de alguma empresa ou restaurante especializado nesse serviço. O ideal é que você já conheça o tempero da pessoa ou do local que você vai realizar a encomenda, dessa forma você não terá surpresas desagradáveis. 

Conheça essas opções de comidas


É claro que o cardápio da noite vai depender principalmente de quanto você tem de dinheiro para investir nesse jantar, mas é importante que você se atente a servir refeições leves e que ao mesmo tempo deixem seus convidados satisfeitos. 

 Abaixo eu vou te apresentar algumas opções que eu tenho certeza que vão te deixar com água na boca. Confira:

1. Lasanha

jantar de aniversário

Caso você esteja buscando por um prato que todo mundo gosta e que seja econômico, acredito que a lasanha seja a melhor opção para o seu jantar. 

Existem diversas opções de recheios e o mais indicado é que você ofereça mais de um sabor. Se você escolher servir apenas um sabor, eu tenho certeza que vai chegar alguém de última hora que vai te dizer que não gosta ou não pode comer a lasanha que você preparou por infinitos motivos. Sendo assim, esteja preparado e evite esse tipo de situação. 

2. Risoto

O risoto é um prato que apesar de não ser tão popular, ele é fácil de preparar e também é uma opção relativamente econômica. 

Assim como a lasanha, ele também oferece diversas possibilidades de sabores e entre eles alguns que ficam super em conta. 

3. Peixe grelhado 

Independente do tipo de peixe que você pretende servir, essa é uma opção leve e que é muito provável de agradar seus convidados. 

Um dos mais usados é o salmão, mas no mercado ou em peixarias você pode encontrar uma grande variedade de peixes com valores e sabores diferentes. Faça uma pesquisa para escolher aquele que mais combina com os acompanhamentos que você pretende servir.

E por falar em acompanhamentos, as carnes brancas combinam muito bem com purês, saladas cruas ou cozidas, farofa e arroz. Inclusive você pode combinar o risoto com algum tipo de peixe grelhado que fica uma delícia. Experimente!

4. Macarronada ao molho de sua preferência 

Ainda pensando em economizar, é claro que eu não poderia deixar de mencionar essa sugestão. 

Acredito que entre essas que eu acabei de te passar, a macarronada é uma das mais baratas e simples de preparar. Inclusive, aqui no blog tem um artigo que te apresentar algumas opções de macarrão para jantar. Confira também! 

O grande diferencial desse prato é o molho que é servido junto com o macarrão. Nessa hora você deve escolher o molho de acordo com o seu gosto e sempre ofereça mais de uma opção. 

E não esqueça de deixar queijo parmesão ralado disponível para seus convidados. 

Leia também: Pratos quentes para jantar

Faça a sua escolha!


Acredito que esse artigo pode te ajudar bastante na hora de organizar seu jantar de aniversário em família. Então não perca mais tempo, aproveite essas dicas que eu acabei de te passar e comece a tomar as decisões necessárias para que esse jantar aconteça da melhor forma. 

Eu espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira ou que ao menos tenha te inspirado um pouco mais. 

Te agradeço pela sua companhia até e te desejo boa sorte. 

Até a próxima!