Como consertar doce de leite talhado? Descubra o que fazer

No artigo de hoje eu vou te contar se tem como consertar doce de leite talhado e também vou te dar dicas importantes para você evitar que isso aconteça novamente. 

Além disso, vou te ensinar como aproveitar esse acidente para preparar uma receita de um doce muito conhecido e adorado em todo o Brasil. Confira!

Descubra se tem como consertar doce de leite talhado


como consertar doce de leite talhado

Quando dizemos que alguma receita talhou, significa que o açúcar ou a gordura se separou do restante dos ingredientes e coagulou. Quando isso acontece, geralmente não tem o que ser feito. 

Se isso aconteceu com você em uma tentativa de preparar um doce de leite caseiro, eu acredito que a melhor opção é iniciar novamente a receita do zero. 

A boa notícia é que existe uma técnica muito usada pelos mais velhos aqui no Brasil que evita esse tipo de transtorno. Esse método consiste em colocar um pires virado para baixo no fundo da panela que você vai preparar o doce de leite. 

Isso vai fazer com que o creme ferva devagar pelo tempo necessário, sem grandes bolhas e sem transbordar. Ficando mais cremoso e com uma textura lisa. 

Utilize um leite de qualidade!


Se você pretende ter um doce de leite com a textura perfeita e um sabor incrível, é importante investir na qualidade do leite que você vai utilizar. 

Por ser o principal ingrediente da receita, é ele quem vai oferecer sabor e cremosidade ao seu doce.

Também é importante saber que os leites mais frescos são mais fáceis de talhar. Já os industrializados oferecem uma estabilidade maior ao creme, tornando mais difícil de acontecer esse tipo de acidente. 

Faça seu doce de leite em uma panela com fundo grosso!


Eu tenho certeza que essa você vai me agradecer por te passar essa dica. A temperatura alta é um dos principais motivos que faz o leite talhar. 

As moléculas de açúcar e gordura, quando ultrapassam uma certa temperatura, coagulam e modificam completamente a textura do creme. 

Por isso não esqueça de usar uma panela com fundo grosso para cozinhar seu doce em uma temperatura uniforme. Isso também pode evitar que seu doce queime. 

Ah, e não precisa ficar mexendo o tempo todo. Mexa pelo menos de 4 em 4 minutos, sempre misturando bem o fundo da panela. 

O que fazer com o doce de leite talhado?


como consertar doce de leite

Você sabia que o doce de leite talhado é a famosa ambrosia? Isso mesmo! A receita original utiliza outros ingredientes, mas o resultado do doce de leite talhado não tem muita diferença. 

A verdade é que até prefiro quando essa sobremesa é feita dessa forma acidental. Na minha opinião ela fica um pouco mais leve e mais saborosa. 

Essa mesma sobremesa é conhecida em alguns lugares do Brasil como “espera marido”, por conta do tempo gasto para preparar ela. 

Logo abaixo eu vou deixar a receita original de ambrosia caseira. Confira!

Receita de ambrosia caseira


Ingredientes:

  • 1 L de leite
  • 500 gr de açúcar
  • Canela a gosto
  • 1 pau de canela
  • 5 ovos batidos
  • Raspas de 1 limão

Modo de preparo:

  • Em uma panela com fundo grosso adicione o leite e a canela em pau.
  • Leve ao fogo e mexa até ferver. Em seguida adicione o açúcar e misture bem até dissolver completamente os grãos. 
  • Depois é só adicionar os ovos batidos e as raspas do limão. 
  • Se quiser, você também pode adicionar algumas gotas de suco de limão. 
  • Mexa bem até cozinhar e formar a textura característica da receita. 
  • Continue mexendo até a calda reduzir bastante e em seguida transfira para uma travessa ou guarde em potes de vidro com tampa. 

Leia também: Como saber se o leite estragou?

Coloque essas dicas em prática!


Depois dessas dicas que acabei de te passar eu tenho certeza que você já sabe como consertar doce de leite talhado.

Como você aprendeu aqui, o doce feito com o resultado do leite talhado é muito popular aqui no Brasil e se você ainda não experimentou, está perdendo tempo. 

Ah, se for possível, volta aqui para me contar se essas dicas te ajudaram, tá certo? Eu vou adorar saber!

Eu espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira. 

Obrigada pela sua companhia e até a próxima!