Como conservar molho de tomate caseiro?

Você está querendo saber como conservar molho de tomate caseiro? Então não deixe de acompanhar esse artigo que preparei especialmente para te ensinar uma técnica infalível que vai te ajudar a conservar seu molho por muito mais tempo. 

Além disso, eu também vou te passar algumas informações importantes que vão te ajudar a preparar o melhor molho de tomate caseiro da sua vida. Confira!

Descubra como conservar molho de tomate caseiro


Como conservar molho de tomate caseiro

Esse é um dos molhos mais usados em todo o mundo por ser super versátil e muito fácil de preparar. 

Muitos se enganam achando que sua origem é na Itália. O molho de tomate foi criado por um chef da corte espanhola e sua base original é feita com tomate, cebola e azeite de oliva. 

Se você tem costume de usar ele com frequência, eu te aconselho a preparar esse molho de forma caseira e em grande quantidade. Assim você pode congelar e usar ele quando você quiser. 

Para isso você vai precisar de um recipiente de vidro, de preferência com tampa de metal e  que vede bem. 

Em seguida deixe o molho esfriar completamente e leve ao congelador.

Por quanto tempo pode deixar o molho de tomate caseiro no congelador?


Acredito que esse seja o método mais indicado para conservar um molho de tomate por mais tempo. 

Caso ele seja armazenado de acordo com as condições ideais, você pode mantê-lo no congelador pronto para uso por até 3 meses. 

Aplique o método de pasteurização


Se você estudou um pouco sobre métodos de conservação, você provavelmente encontrou esse termo em alguma parte do seu estudo. 

A pasteurização consiste em uma técnica que utiliza o aquecimento dos recipientes e também do alimento para eliminar qualquer tipo de bactéria ou micro-organismos que possam estragar a sua receita. 

A primeira coisa que você precisa fazer é colocar uma boa quantidade de água para ferver em uma panela funda. Em seguida mergulhe todos os recipientes que você pretende e deixe de molho na água fervente por pelo menos 5 minutos. 

Depois desse tempo, retire os frascos com a ajudar de uma pinça e deixe descansar em um pano de prato limpo. Faça o mesmo processo com as tampas. 

Quando finalizar eles secarem completamente, encha os potes com o molho ainda quente e aperte bem a tampa. 

Em seguida, devolva os fracos para a água fervente e deixe lá por pelo menos 5 minutos. Isso vai fazer com que todo o ar seja interno seja eliminado, criando assim um vácuo que vai ajudar a conservar ainda mais o seu molho. 

Depois é só esperar o frasco esfriar completamente e levar todos para o congelador. 

Qual o melhor tomate para fazer molho caseiro?


Como você já deve saber, existem diversos tipos de tomates disponíveis no mercado, mas como sempre existe um que é o mais indicado para cada tipo de receita. 

No caso do molho de tomate, o ideal é que você utilize o tipo de tomate italiano. Sua aparência é um pouco mais alongada e ele possui uma pequena quantidade de sementes.

Além disso, ele é mais indicado pois contém mais polpa e isso deixa o seu molho bem mais suculento. 

Conheça essa receita de molho de tomate caseiro


Como conservar molho de tomate

Abaixo eu vou te apresentar uma receita de molho de tomate caseiro que não vai te decepcionar. 

Esse preparo rende cerca de 1,5 kg de molho caseiro que pode ser usado em uma infinidade de receitas. Não deixe de experimentar!

Ingredientes:

  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho
  • 1,5 kg de tomate bem maduro
  • 2 colheres de açúcar 
  • Sal a gosto 
  • Tempero a gosto

Modo de preparo:

  • A primeira coisa que você precisa fazer é higienizar todos os tomates que você vai usar;
  • Em seguida corte-os em pequenos pedaços e leve para a panela de pressão junto com a cebola, o alho, o açúcar, o sal e os temperos; 
  • Leve ao fogo médio por no máximo 20 minutos depois de pegar pressão; 
  • Depois transfira todo o conteúdo para um liquidificador e bata até formar um creme;
  • Peneire esse creme e devolva para uma panela;
  • Leve ao fogo médio para reduzir até alcançar a textura desejada.

Leia também: Molho para acompanhar tender

Experimente essa receita de molho caseiro


Eu tenho certeza que agora que você já sabe como conservar molho de tomate caseiro, ficou mais fácil ter ele sempre disponível no seu congelador, não é mesmo?

Então não perca mais tempo. Aproveite que você acabou de conhecer essa receita incrível e experimente ela aí na sua casa. Eu tenho certeza que você vai adorar!

Espero que essas informações tenham esclarecido todas as suas dúvidas. Preciso te agradecer pela sua companhia até aqui e claro, pela sua atenção. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!