Como fazer batata rústica na airfryer?

Você quer aprender como fazer batata rústica na airfryer? Então eu acredito que esse artigo foi feito especialmente para você. 

Por aqui eu vou te ensinar como preparar essa delícia aí na sua casa e também vou esclarecer algumas dúvidas que vão te ajudar muito. Acompanhe!

Descubra como fazer batata rústica na airfryer


Como fazer batata rústica na airfryer

Se você nunca experimentou uma batata rústica, saiba que você está perdendo tempo. Essa é uma das milhares de alternativas de preparar esse ingrediente e para facilitar ainda mais a sua vida, dá para fazer isso de maneira prática utilizando a sua airfryer. 

O aparelho proporciona uma cocção rápida e oferece um resultado surpreendente e saudável, já que não necessita adicionar nenhum tipo de gordura durante o preparo. 

Abaixo eu vou te apresentar o passo a passo para você preparar essa delícia aí na sua casa. Confira:

Ingredientes:

  • Batatas (quantidade conforme a necessidade);
  • Azeite de oliva;
  • Sal;
  • Pimenta-do-reino a gosto;
  • Ervas frescas a gosto.

Modo de preparo:

  • A primeira coisa que você precisa fazer é lavar as batatas com bastante atenção pois elas são feitas com a casca; 
  • Logo depois seque bem e corte em palitos uniformes; 
  • Enquanto isso, pré aqueça a airfryer em 180ºC por pelo menos 5 minutos;
  • Em uma tigela, misture os palitos de batata com uma boa quantidade de azeite de oliva, adicione sal, pimenta-do-reino e qualquer outro tempero de sua preferência;
  • Mexa bem para garantir que os temperos cubram todas as batatas e espalhe essa batata formando uma única camada no cesto da airfryer, garantindo que elas não estejam muito próximas; 
  • Cozinhe até alcançar a textura desejada, agitando a cesta na metade do tempo para garantir que as batatas cozinhem de maneira uniforme;
  • No final do processo, polvilhe batatas rústicas com ervas frescas, como alecrim ou tomilho, para adicionar aroma e sabor;
  • Em seguida sirva as batatas ainda quentes.

Quanto tempo para fazer batatas rústicas na airfryer?


A verdade é que o tempo de preparo pode variar dependendo do modelo da sua airfryer e também do tamanho dos palitos de batata. 

Mas de acordo com as pesquisas que eu realizei, em média leva aproximadamente 15 a 20 minutos para fazer batata rústica na airfryer. 

É importante que durante todo o processo você acompanhe as batatas para evitar que elas passem do ponto. 

Qual a temperatura ideal?


A temperatura ideal para fazer batata rústica na airfryer é em torno de 180°C. Esta temperatura permite um cozimento eficiente, resultando em batatas douradas por fora e macias por dentro.

Lembre-se da importância de pré-aquecer a airfryer antes de colocar as batatas. Assim o cozimento se inicia já no primeiro momento. 

O que usar de tempero para batata rústica?


Primeiro você precisa saber que o tempero das batatas rústicas pode ser personalizado de acordo com suas preferências, mas como eu mencionei acima, alguns temperos já são bem conhecidos por combinarem muito com esse preparo. Esse é o caso da pimenta do reino, do azeite e das ervas frescas.

Abaixo eu vou deixar algumas outras sugestões interessantes para você experimentar aí na sua casa. Não deixe de conferir!

Como fazer batata rústica

  • Alho em pó: Se você também é fã de alho, saiba que essa é uma mistura que não tem erro. O alho em pó proporciona um sabor diferenciado nessa receita. Vale a pena experimentar!
  • Páprica: Caso você também goste de um toque defumado, não esqueça de adicionar um pouco de páprica nas suas batatas. Além do sabor, ela também adiciona uma cor incrível. 
  • Alecrim e tomilho: Eu já mencionei que as ervas frescas são ingredientes bastante usados para adicionar sabor e aroma nessa receita, mas você sabe quais são as mais usadas? Com certeza é o alecrim e o tomilho. Experimente!
  • Queijo parmesão ralado: Você também pode adicionar queijo parmesão ralado nas batatas nos últimos minutos de cozimento para um toque salgado.
  • Pimenta caiena: Se assim como eu, você gosta de um toque picante a mais, não deixe de experimentar a pimenta caiena nesse tempero. 

Leia também: Cozinhar batata-doce no microondas

Aproveite essas dicas!


Agora que você já sabe como fazer batata rústica na airfryer, o que está faltando para você preparar essa delícia aí na sua casa? Não perca tempo e aproveite todas essas dicas que eu trouxe para você. Elas vão te ajudar a preparar essa receita incrível para toda a sua família. 

Ah, não esquece de voltar aqui para me contar como foi reproduzir essa receita aí na sua casa e também para me dizer qual nota você daria para ela. Eu vou amar saber!

Antes de ir embora, preciso te agradecer pela sua companhia e atenção de sempre. Eu realmente espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e sigo sempre torcendo para que você saia daqui ainda mais inspirado e com todas as suas dúvidas esclarecidas. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!