Cupim é qual parte do boi? Veja como fazer

Se você ficou na dúvida e está se fazendo a seguinte pergunta: Cupim é qual parte do boi? Então não deixe de acompanhar esse artigo até o final. 

Aqui eu vou te contar a localização exata e também te ensinar diversas receitas para você preparar essa carne aí na sua casa para a sua família.

Descubra qual parte do boi é o cupim


Cupim é qual parte do boi

Essa é uma carne muito consumida aqui no Brasil, mas não é todo mundo que sabe a localização dela no animal. 

Para encontrar o cupim será necessário localizar aquela lombada que tem na parte de cima do pescoço, na nuca. Isso mesmo! O cupim está na parte dianteira do boi, na região também conhecida como patela. Essa é uma região muito conhecida por conta do seu teor de gordura e sabor da carne.

É verdade que o cupim é uma carne dura?


Esse é uma informação que se instalou em torno dessa carne mas que não passa de um mito. 

Por ser um corte que possui um excesso de gordura, é importante utilizar técnicas de cozimento diferenciadas para alcançar o ponto ideal da carne. 

A verdade é que o excesso de gordura que fica entre as fibras da carne adiciona ainda mais sabor e suculência quando preparada em fogo baixo e com os temperos certos.  

Como escolher cupim?


A primeira dica que eu preciso te passar é em relação ao estabelecimento que você vai comprar essa carne. Encontre um de sua confiança e que venda carne de boa qualidade, dessa maneira, na hora de escolher o cupim não será tão difícil. 

Busque sempre por uma carne com uma boa quantidade de gordura entre as fibras e observe também a coloração. Ela deve ser vermelho-brilhante e a sua textura deve ser firme ao toque.

Conheça essas receitas!


É claro que eu não ia embora sem antes te apresentar algumas formas de preparar esse corte incrível. 

Uma das grandes vantagens dessa carne é que é ela pode ser preparada na panela de pressão, na grelha, no forno, na brasa e até mesmo defumado. Para te inspirar ainda mais eu vou te apresentar algumas sugestões de receitas com cupim para você experimentar aí na sua casa. Acompanhe!

1 – Cupim recheado com queijo na churrasqueira

 

2 – Cupim na panela de pressão com batatas

 

3 – Cupim na airfryer

4 – Cupim ao molho madeira

 

5 – Cupim com manteiga no forno

 

O que servir de acompanhamento?


A verdade é que o acompanhamento vai depender principalmente de como você vai preparar esse cupim, mas eu acredito que independente do método escolhido existem diversas opções de ingredientes que dá para usar como acompanhamento para cupim.

Os mais usados são as batatas assadas, mandioca cozida, arroz branco, farofa, legumes grelhados e saladas frescas, mas use a sua criatividade para preparar pratos incríveis.

Saiba como adicionar mais sabor a essa carne


Como fazer cupim no forno

Como eu já mencionei, o tempero é importante para deixar sua carne mais saborosa, para isso adicione ingredientes como alho, cebola, ervas, pimenta do reino ou o tempo que você já tem costume de usar aí na sua casa. 

E se você quiser agregar ainda mais sabor nesse cupim, adicione o tempero, lambuze todo o cupim com azeite ou manteiga, cubra e deixe na geladeira de um dia para o outro.  

Esse será o tempo necessário para a carne absorver todo o sabor dos temperos que você adicionou. Você vai amar o resultado!

Leia também: Quantos minutos assar carne na airfryer?

Não perca mais tempo!


Agora toda vez que alguém te fizer a seguinte pergunta: cupim é qual parte do boi? Você já sabe o que responder.

Aproveite essas dicas que eu te passei e comece a preparar. O cupim é uma carne que além de atenção, pede paciência pois ela demora para ficar pronta, então se adiante!

Ah, caso você escolha uma dessas receitas para experimentar aí na sua casa, não esqueça  de me dizer qual foi aqui nos comentários. Eu vou amar saber!

Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais inspirado. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!