Quanto tempo para cozinhar brócolis?

Ficou na dúvida sobre quanto tempo para cozinhar brócolis? Então não deixe de conferir esse artigo que preparei para tirar todas as dúvidas sobre esse assunto. 

Existem diversas formas de cozinhar esse tipo de legume e eu já vou logo te dizendo que dependendo da forma que você escolher, não é necessário mais de 5 minutos para alcançar a textura ideal, mas fique tranquilo que vou te passar todas as informações logo abaixo. 

É possível cozinhar brócolis no microondas?


quanto tempo para cozinhar brócolis

Provavelmente você já se perguntou se pode cozinhar brócolis no microondas e eu te garanto que sim! 

É super possível e prático, mas o ideal é que você corte em pedaços pequenos para facilitar o cozimento e utilize um recipiente que possa ir para o microondas. 

Você vai precisar adicionar um pouco de água, não é necessário mais de 3 colheres e não esqueça de adicionar também o sal a gosto. Em seguida, passe um plástico filme para vedar o recipiente e evite que o vapor não escape.

Nesse caso, é necessário em torno de 5 minutos para que o brócolis fique macio dessa forma. 

Quanto tempo para cozinhar brócolis no vapor


Essa é a melhor forma para cozinhar brócolis, pois desse jeito é mantido toda a vitamina C que se encontra no legume, assim como todos os nutrientes. 

A panela ideal que te permite cozinhar brócolis no vapor é aquelas específicas para a função, mas você pode adaptar e utilizar um cuscuzeiro ou até mesmo um escorredor de alumínio por cima de uma panela com água. 

O tempo exato para deixar o legume bem macio é de cerca de 20 minutos, mas eu aconselho você a ir testando com um garfo. Quando alcançar a textura da sua preferência você já pode retirar do fogo e preparar a sua receita. 

Use a panela de pressão


A panela de pressão pode ser utilizada naqueles momentos que você não tem muito tempo para investir preparando a comida, mas saiba que dessa forma é normal que boa parte dos nutrientes sejam retirados do brócolis nesse processo. 

Mas se mesmo assim você quiser cozinhar brócolis na panela de pressão, basta cortar ele em pedaços não muito pequenos e acrescentar água até cobrir e adicionar um pouco de sal. 

Assim que a panela pegar pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhar por pelo menos 10 minutos. Depois desligue o fogo e deixe que o ar saia sozinho. 

Aí é só escorrer e utilizar o legume normalmente. Quanto a água do cozimento você não precisa descartar. Ela é rica em vitaminas e nutrientes e você pode aproveitar para fazer um caldo de legumes ou até mesmo utilizá-lo na hora de cozinhar um arroz. 

Asse o brócolis no forno


como conservar brócolis

Para assar esse legume no forno é necessário colocá-lo em uma travessa e cobrir com papel alumínio. 

O papel alumínio é usado para que o calor seja preservado e o cozimento aconteça de uma forma uniforme. 

Além disso, dessa forma é possível que o brócolis se mantenha úmido e com todos nutrientes e vitaminas. 

Você pode aproveitar e adicionar alguns temperos para adicionar sabor ao seu preparo. Os mais utilizados são o alho, sal, parmesão, azeite e ervas finas. 

Adicione bicarbonato de sódio


Essa é uma dica bem conhecida na hora de cozinhar esse tipo de legume, é adicionar um pouco de bicarbonato de sódio na água. 

Ele vai fazer com que o brócolis mantenha sua cor verde mais viva e com um bom aspecto no final do cozimento.

Essa dica vale não só para o brócolis, mas também para legumes como couve-flor e 

hortaliças que possuem coloração verde escuro. 

Leia também: Como conservar brócolis

Experimente essas dicas agora mesmo!


Agora que já te expliquei quanto tempo para cozinhar brócolis, não perca mais tempo. Eu tenho certeza que com essas dicas que acabei de te passar vai ficar muito mais fácil escolher qual a melhor forma de preparar esse legume delicioso.

Outra dica que não posso deixar de te passar, já que eu sou contra o desperdício de qualquer alimento, é que você não descarte os talos e as folhas do brócolis. Eles são super nutritivos e podem agregar muitos sabores em outros pratos, então separe todos eles e congele caso não pense em utilizar no mesmo dia. 

Eu espero que essas informações tenham te ajudado a esclarecer suas dúvidas. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!