Cozinhar batata no microondas: Quanto tempo? Como fazer?

No artigo de hoje eu vou te contar como cozinhar batata no microondas de forma rápida e muito fácil. 

Aqui eu também vou te passar dicas para realizar esse processo de forma segura e bem prática. Não deixe de conferir!

Dá para cozinhar batata no microondas?


cozinhar batata no microondas

Você pode sim cozinhar batata no microondas. Inclusive, esse método é bem mais rápido do que cozinhar ela em uma panela no fogão e o melhor: você economiza gás de cozinha!

O microondas pode ser usado para cozinhar diversos tipos de legumes, entre eles todos os tipos de batata. 

Lembre-se que o ideal é que você cozinhe em poucas quantidades. Assim não vai demorar muito tempo para deixar o legume macio. 

Como cozinhar batata no microondas?


Agora que você já sabe que dá sim para cozinhar batata no microondas, vamos aprender como fazer isso da forma certa? 

A primeira coisa que você precisa fazer é lavar muito bem essas batatas. Em seguida, com a ajuda de um garfo ou uma faca com ponta, faça furos em volta do legume. 

Isso é necessário para evitar que ela exploda dentro do microondas. 

Depois disso, envolva a batata em uma folha de papel toalha e leve ao microondas.

Qual o tempo necessário para cozinhar batata no microondas?


O tempo ideal para você deixá-la macia, vai depender do tamanho da batata que você pretende cozinhar e da quantidade que será levada para o microondas. 

Como eu te disse anteriormente, quanto maior for a quantidade, mais tempo será necessário para amolecer. 

No geral, vai precisar de pelo menos 3 minutos para cada lado. Mas é importante que você realize um teste antes de servir. Faça um furo bem no centro da batata com um palito de dente ou uma faca e se entrar facilmente, é porque já chegou no o ponto. 

Como cozinhar batata doce no microondas?


cozinhar batata doce no microondas

Como eu te falei lá no início, qualquer variação de batata pode ser cozida no microondas, sendo assim, isso vale também para a batata doce. 

O processo de cozimento é praticamente o mesmo da batata normal. 

Primeiro você vai precisar realizar furos em volta da batata doce e em seguida vai precisar envolver ela em 2 folhas de papel toalha úmidas.

Essa é a única diferença na hora de cozinhar a batata doce. As folhas precisam estar úmidas para ajudar no cozimento do legume e também para ajudar a chegar no ponto de forma mais rápida, já que ela é muito maior e muito mais dura que a batata comum. 

Descubra como conservar batata cozida


Se você preparou uma quantidade exagerada de batata, saiba que você pode conservá-la na geladeira para utilizar em outro momento, mas é importante saber que dessa forma, ela só vai durar em torno de no máximo 3 dias.

Na hora de armazenar, dê preferência ao uso de sacos de papel. Recipiente com tampa faz com que a batata apodreça mais rápido.

Pode congelar batata cozida?


A verdade é que a batata cozida inteira ou em pedaços, não pode ser levada para o congelador. 

O processo de congelamento faz com que a textura do legume seja alterada, ficando completamente desagradável. 

A melhor forma de congelar esse tipo de legume é preparando um purê. Desse jeito é possível manter ele apto para consumo por mais tempo, sem perder sua textura original. 

Leia também: Precisa cozinhar batata antes de assar?

Aproveite essas dicas!


Agora que você já sabe que pode sim cozinhar batata no microondas, não perca mais tempo. Comece a aplicar aí na sua casa essas dicas que eu acabei de te passar que eu tenho certeza que vai dar tudo certo. 

Ah, e por favor, não esquece de voltar aqui para me contar se tudo funcionou direito com você, tá bom? Eu vou adorar saber!

Eu espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e que aqui você tenha encontrado o que estava procurando.

Te agradeço pela sua companhia e atenção.

Boa sorte e até a próxima!